26/09/2018

GCY lista cinco passos para alcançar uma vida financeira saudável

Saiba como alcançar seus grandes sonhos, sem abrir mão dos desejos do presente

Informe publicitário

Neste mês, comemoramos 196 anos de independência do Brasil. Independência é algo que todos buscam, principalmente quando se trata do âmbito financeiro. Porém, para alcançá-la, é necessário primeiramente ter uma vida financeira saudável e equilibrada. Pensando nisso, a GCY Contabilidade listou cinco passos para você começar a sua jornada em busca de uma vida economicamente equilibrada. Está na hora de levantar as mãos bem alto e se livrar de vez das dívidas e apertos!

Dica 1: faça uma faxina
A primeira coisa que precisa fazer para alcançar o equilíbrio financeiro é fazer uma faxina na sua conta bancária. Dê uma olhada nos seus três últimos extratos e faça um balanço dos gastos que você mais consumiu. É provável que se assuste ao calcular quanto dinheiro gastou em lanches ou coisas que nem queria tanto assim, mas comprou pelo impulso. Se você for autônomo, faça as somas das receitas dos últimos três meses e divida por três, então você terá a média de gastos mensais. Tire todas as dívidas do tapete e se programe para quitá-las o mais rápido possível.

Dica 2: conheça a fórmula 50-15-35
Conhece a fórmula “50-15-35”? Se você é leigo em finanças, essa é uma das primeiras lições que precisa aprender: 50% do salário deve ser para gastos básicos, 15% para prioridades e 35% para outros gastos (aqueles que você pode viver sem, mas que te trazem prazer, que nem os lanches da primeira dica). Saber o destino de cada parte do salário ajuda a ter disciplina na hora de gastar e quanto mais você for firme nesta fórmula, mais chances terá de alcançar o equilíbrio financeiro.

Dica 3: pare o que está fazendo, respire fundo e mãos na calculadora
Muitas pessoas ficam assustadas quando olham para o extrato da conta e percebem que não têm nada lá. Pior ainda é quando lembram que possuem algumas dívidas para quitar. Nessas horas, surge a tentação de fazer empréstimos para tampar os buracos e, quando conseguem, se acomodam e só voltam a se preocupar quando olham novamente para o extrato.
Se você se identificou com alguma das situações descritas acima e não faz ideia de como sair desse ciclo vicioso, pare agora o que está fazendo, respire e fundo e mãos na calculadora. Entender para onde e quanto do seu dinheiro vai, é imprescindível para obter o equilíbrio financeiro. Junte todos os recibos e notas fiscais que estiverem espalhados pela casa, e faça uma planilha. Ela pode ser manual ou automática, como as planilhas do Excel. É provável, mais uma vez, que fique pasmo (a) ao perceber o quanto de dinheiro vai embora com coisas que você nem havia planejado.

 Dica 4: você tem um pássaro na mão ou dois voando?
Já ouviu aquela frase: mais vale um pássaro na mão, que dois voando? Geralmente ela é utilizada para motivar as pessoas a aceitarem coisas mais seguras. Quando se trata de finanças, muitos vivem enganados: têm apenas um pássaro na mão, mas fazem dívidas olhando para os dois, que estão voando. Em outras palavras, você sabia que muitos brasileiros superestimam o salário em 8%? Ao pensar na renda, a maioria se lembra do salário bruto e não tem ideia de quanto é descontado de imposto e encargos todos os meses. Calcule quanto é descontado em taxas de conta corrente, cartões de créditos, seguros e INSS e leve em consideração apenas o que chega às suas mãos, quando você vai receber no banco. Isso te ajudará a não gastar aquilo que você não tem.

Dica 5: estabeleça metas
Quem vai à academia sempre tem um motivo claro: ou é para perder peso, ou é para ganhar massa, ou ainda para ter mais saúde. Quando alguém sabe o que quer, todo esforço vale a pena. Não é diferente quando se trata de finanças. Se você leu esta matéria até aqui, é porque tem o desejo de obter o equilíbrio financeiro. Casas, carros, e viagens têm um preço e é preciso planejamento para conseguir todos eles. A boa notícia é que você não precisa abrir mão dos prazeres e desejos do presente. Quando tiver metas estabelecidas, economizar ficará mais fácil. Pendure suas metas na porta da geladeira e, a cada vez que deixar de comer um lanche no fim de semana, lembre-se de que estará mais próximo dos seus sonhos.

A GCY Contabilidade está localizada na Avenida XV de Novembro, 349, Centro de Artur Nogueira. Tel: (19) 3877-1339. Em Engenheiro Coelho a empresa fica na Rua Minas Gerais, 306, Sala 6 – Jardim Brasil. Tel: (19) 3857-7690.
Para mais informações sobre os serviços que a GCY oferece acesse o site www.gcycontabil.com.br.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.