25/10/2021

GCM de Artur Nogueira fala sobre trabalho e desafios da profissão

Robson Dantas Saldanha tem 43 anos e atua há 20 na corporação

Da redação

Na última quinta-feira (21), a Guarda Municipal de Artur Nogueira, hoje chamada de Polícia Municipal comemorou 41 anos de fundação e para celebrar a data, o Portal Nogueirense conversou com um dos componentes da corporação, que falou sobre os desafios da profissão, ocorrência que mais  marcou e como é fazer parte da instituição.

Robson Dantas Saldanha tem 43 anos e atua na corporação há 20 anos. Atualmente ele faz parte da equipe de Romu da Polícia Municipal.

Saldanha ao lado dos colegas de Romu

Ele decidiu entrar na corporação após se mudar para o interior. “Entrei na corporação 2001. Resolvi entrar na Guarda Municipal quando me mudei para interior. Eu morava na capital e lá eu era militar da Força Aérea, foi quando dei baixa e vim morar no interior”, conta o agente.

Na entrevista, ele relembra a ocorrência que mais marcou nestas duas décadas. “Foi o atendimento de uma criança de aproximadamente 4 anos quando ela caiu dentro do poço. A equipe foi até o local para tentar resgatar ela, mas quando a gente pediu o apoio do resgate ela já não estava mais com vida isso marcou muito nos meus 20 anos de guarda. Foi a ocorrência mais chocante”, desabafa ele.

Para o agente, os serviços comunitários ajudam a corporação a se aproximarem da comunidade.

Questionado se já pensou em desistir da profissão, ele foi categórico. “Nunca, jamais porque eu faço aquilo que eu gosto com muito carinho e paixão para servir e protege a sociedade”, frisa o policial municipal que completou. “É um orgulho fazer parte dessa instituição”.

Por fim, ele fez um pedido para a sociedade. “Que a população se aproxime da instituição para que dessa forma, nos ajude a desempenhar um bom trabalho”, diz Saldanha.

Fundada em 1980, a Polícia Municipal de Artur Nogueira conta atualmente com 51 agentes de segurança. Em 2021, a corporação anunciou a criação do Canil Municipal, definiu quatro setores estratégicos para combater a criminalidade e investimentos no setor de inteligência para colher dados e estabelecer medidas a partir deles. Houve ainda aumento do combate aos crimes ambientais e maus tratos aos animais.

De janeiro a setembro de 2021, a Guarda Municipal atendeu um total de 6118 ocorrências.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.50


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.