Gasto de água em Artur Nogueira atinge quase o dobro do recomendado
Nogueirense gasta 200 litros por dia; ideal seria 110 litros/dia, segundo OMS
Da redação
Essencial para a sobrevivência do ser humano, a água é lembrada no dia 22 de março de maneira especial. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água coloca em discussão a necessidade de se conscientizar a respeito deste recurso natural. Hoje, o consumo de água por habitante de Artur Nogueira é de 200 litros por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor ideal por pessoa seria 110 litros/dia. Sendo assim, o gasto de água dos nogueirenses atinge quase o dobro do recomendado.
O diretor do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) João Santarosa, no entanto, diz – com base em dados trabalhados como parâmetros na bacia PCJ – que o consumo da cidade não ultrapassou o limite. “Deduzindo os vazamentos e os gastos públicos que não são hidrometrados, dá um consumo de 200 litros dia por habitante. Este valor é considerado o teto máximo pela OMS”, explica.
Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que há em Artur Nogueira 51 mil habitantes. Ao multiplicar esse número pelo consumo de água per capita é possível estimar o gasto total da cidade no valor de 10,2 milhões de litros de água por dia. Santarosa afirma que o Saean deve lançar uma iniciativa de economia de água. “Estamos preparando um folder para ser distribuído junto com a conta de água para conscientizar a população dos benefícios da economia e a preocupação com o uso racional da água”, diz.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há água suficiente no mundo para atender a demanda de toda a população. No entanto, o consumo cresceu duas vezes mais que a população nas últimas décadas, e as reservas de água devem encolher 40% até 2030. Além disso, a organização estima que 2,7 bilhões de pessoas (45% da população mundial) devem ficar sem água até 2025. Apesar disso, a situação pode ser administrada se houver uma mudança radical no uso, compartilhamento e gerenciamento do recurso natural.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.