29/06/2014

Futuros guardas participam de curso preparatório em Artur Nogueira

Com objetivo de preparar os 8 profissionais que atuarão no município, os futuros guardas terão acesso a informações básicas de diversas áreas

Rafaela Martins

A Guarda Municipal de Artur Nogueira está realizando um curso preparatório para 7 futuros guardas e uma guarda feminina. Ao todo serão 4 meses e meio de aulas onde serão ministradas em teorias e práticas sobre ética profissional, defesa pessoal, primeiros socorros, entre outros assuntos. Os alunos deverão atuar na Guarda a partir de setembro.

Segundo o comandante da GM de Artur Nogueira, Hélio José dos Santos, o curso é essencial para a preparação de guardas qualificados. “Pelo segundo ano consecutivo estamos montando a academia de formação para Guardas Municipais. Por ter uma grande repercussão, nós resolvemos realizar o curso nesse ano também. Com isso conseguimos treinar muito bem nosso efetivo. Tenho muito a agradecer aos ótimos profissionais que estão ministrando o curso”, explica o comandante.

Com o objetivo de preparar os profissionais que atuarão no município, eles terão acesso a informações básicas de diversas áreas. As atividades teóricas acontecerão nos primeiros meses e no ultimo os guardas participarão de aulas práticas daquilo que foi ensinado no decorrer do curso.

As matérias dadas aos guardas são: Funções e atribuições das Guardas Municipais; A gestão integrada da segurança pública; Espaço público, Guarda Municipal e comunidade; Estrutura e conjuntura para a prática da cidadania; Violência e segurança pública; Movimentos sociais; Atividades sócio pedagógicas da Guarda Municipal de caráter preventivo; O uso legal e progressivo da força da arma de fogo e defesa pessoal; Emprego de equipamentos Letais e não letais; Comunicação e Gerenciamento da informação, relações e condições de trabalho das Guardas Municipais; Relação Jurídica no Trabalho; e Comunicação e gerenciamento da informação.

 O curso é realizado durante o dia, das 8 às 17 horas. Entendendo a importância das aulas, um dos alunos, Fernando Fáveri, acredita na utilidade do curso. “Eu vejo o quanto tem preparado o pessoal. Para mim é muito bom poder aprender além daquilo que é vivido no dia a dia profissional. Ter uma grande noção em todos os aspectos, como por exemplo saber caracterizar o espaço público, analisar as diversas culturas que está presente no dia a dia e como agir diante delas. É essencial”, conta Fáveri.

O sociólogo, Luiz Rossi, um dos professores do curso, explica o porquê de aprender a teoria. “Ir além da práatica é muito importante. No meu caso estou ensinando sobre ciências sociais. Conhecer a sociedade que está inserido é essencial. Cada comunidade tem características diferenciadas. Por isso ter outra visão, conhecer a sociedade e as culturas inseridas. De uma forma geral, não adianta aprender lei sem que a ética e o conhecimento esteja presente”, fala Rossi.

IMG_97473


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.