31/10/2013

Fórum sobre petróleo e gás atrai mais de 100 empresários em Artur Nogueira

O 1º Fórum ‘Prepare sua empresa para novos negócios – seja um fornecedor da cadeia Petrobras’, realizado na quarta-feira (30), em Artur Nogueira, atraiu 130 empresários do município que lotaram o plenário da Câmara Municipal. O evento que percorrerá sete cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) visa apresentar o Programa da Cadeia Produtiva do […]

IMG_6431

O 1º Fórum ‘Prepare sua empresa para novos negócios – seja um fornecedor da cadeia Petrobras’, realizado na quarta-feira (30), em Artur Nogueira, atraiu 130 empresários do município que lotaram o plenário da Câmara Municipal. O evento que percorrerá sete cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) visa apresentar o Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, fruto de convênio entre o Sebrae-SP e Petrobras/Replan, para preparar micro e pequenas empresas para o fornecimento de produtos e serviços demandados pelo setor.

Distante apenas 20 quilômetros da Refinaria de Paulínia, o município de Artur Nogueira possui importante vantagem logística pela proximidade com a Replan. A proposta do programa é capacitar os empresários para o fornecimento de produtos e serviços no setor de gás, petróleo e energia, dentro das exigências e requisitos da Petrobras, seja diretamente com a Replan ou indiretamente para empresas de grande porte que já atendem a Petrobras na região.

Participaram do Fórum o secretário de Administração, Vladimir Causo, representado o prefeito; o presidente da Câmara, Silvio Conservani; o presidente da Associação Comercial, Amadeu Carlos Baffi; o coordenador do programa na Refinaria de Paulínia, Gilmar Pires; o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante; e a coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Soraia Domingues.

Na abertura do evento, o secretário de Administração reforçou o apoio da Prefeitura ao programa e às ações do Sebrae-SP na região para o desenvolvimento do município. “É uma importante iniciativa para os pequenos negócios dentro do mercado interno de Artur Nogueira para se tornar um mercado mais competitivo”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, destacou a importância do projeto para a região e para os pequenos negócios do município. “Esse projeto tem como objetivo fomentar a possibilidade dos pequenos negócios participarem de uma cadeia tão importante para a economia brasileira. As micro e pequenas empresas representam 99% do universo empresarial, representam praticamente 60% da mão de obra formal e 25% do PIB brasileiro. É uma oportunidade única para as pequenas empresas de fornecer direta ou indiretamente para Petrobras”.

IMG_6428

Gilmar Pires, um dos coordenadores do programa na Replan, apresentou o cenário de negócios da Refinaria, a maior da América Latina, e responsável por 22% do abastecimento do mercado nacional. Segundo ele, a Refinaria de Paulínia tem atualmente 147 contratos na área de serviços que envolvem segmento como alimentação limpeza predial, manutenção de áreas verdes, manutenção industrial e predial, obras de pequeno e médio porte e transporte. Em média, são feitos 90 contratos ao ano. Na área de compras são mais de 3.000 pedidos por ano, sendo que as paradas de unidades da Refinaria para manutenção geram muitas oportunidades de negócios.

“Existe uma grande oportunidade aqui do nosso lado, quem quiser crescer, tem que sonhar, pensar um pouco diferente. Tem muitos micro e pequenos empresários bons na região, mas a oportunidade está aqui, não podemos deixar que empresas de fora venham aqui tirar a nossa oportunidade. A sustentabilidade traz esse princípio, se tem oportunidade no município, tem que ser absorvido pela comunidade local o do entorno”, afirmou Gilmar.

O gestor do projeto no Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas, Davi Paunovic, explicou o funcionamento do programa e destacou a importância do comprometimento dos empresários que querem aderir e as atividades que serão realizadas ao longo dos 20 meses de duração.

O programa prevê diagnósticos de gestão, capacitação de empresas, desenvolvimento de novas tecnologias, inovação, rodadas de negócios, participação em feiras e eventos, consultorias, entre outras, e atenderá micro e pequenas empresas de várias áreas, entre elas metal mecânica, química, eletroeletrônico, construção e montagem, engenharia, manutenção industrial, pintura, refrigeração, tecnologia da informação e comunicação, segurança, limpeza, entre outros.

IMG_6420


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.