22/06/2012

Formatura do Proerd reúne 400 crianças na Escola Modelo

Quézia Amorim O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou na noite da última quinta-feira (21), a entrega de certificados a 400 alunos do 5º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu às 19 horas na quadra poliesportiva da Escola Modelo, no Jardim Planalto em Artur Nogueira. […]

Quézia Amorim

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou na noite da última quinta-feira (21), a entrega de certificados a 400 alunos do 5º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu às 19 horas na quadra poliesportiva da Escola Modelo, no Jardim Planalto em Artur Nogueira.

Três Escolas Municipais do Ensino Fundamental (Emef’s) participaram da formação dos alunos: Prefeito Ederaldo Rossetti (Caic), Vereador Professor Amaro Rodrigues (Ninico), Elysiário Del’Alamo, além do Colégio Adventista Unasp de Artur Nogueira.

Os alunos receberam os certificados jurando comprometimento de conduta perante autoridades e pais presentes, além de fazer apresentações lúdicas, assim como paródias, demonstrando o aprendizado do conteúdo do curso.

Entre as autoridades presentes estavam o 1º tenente da PM Maurílio José Santana, o subtenente da PM Marcelo de Oliveira Ribeiro, o secretário Municipal de Educação Marcos Roberto Campos, o comandante da Guarda Municipal João Robles, a representante do Conselho Tutelar e EJA Adriana Sawinsky, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Artur Nogueira (Conseg) Renato Mancineli, o presidente da Câmara Municipal Silvinho Conservani e diretores, representando as respectivas escolas. A cerimônia foi conduzida pelo diretor do Colégio Unasp Artur Nogueira, professor Ivan Bueno.

O instrutor do curso, PM Clailson Vitória comentou sobre a importância do aprendizado. “Através deste curso disponibilizamos uma proximidade do nosso trabalho com as crianças, permitindo assim que muitos paradigmas sejam quebrados. Além disso, ensinamos a as crianças um aprendizado para a vida: que é ficar longe das drogas”, afirma.

O curso

O curso se trata de uma versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), criado em 1983 como o objetivo de ensinar para pais e filhos lições de prevenção contra drogas e violência.

No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992 e desde então vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar. O programa conta com três cursos para alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental.

O curso possui a duração de dois meses, com aulas semanais de uma hora cada. O programa é realizado nas próprias escolas, em dia determinado pela diretoria junto à organização e instrutor.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.