22/10/2011

FINADOS: Cemitério espera receber 15 mil pessoas

Visitação de Finados acontece das 7h às 17h em Artur Nogueira

História

A primeira pessoa a ser sepultada no Cemitério Municipal de Artur Nogueira, segundo o livro de cadastros, foi Francisca Bueno de Jesus, de 72 anos de idade, no dia 19 de julho de 1919, há 92 anos.

De lá para cá, a administração do Cemitério acredita que mais de 12 mil sepultamentos foram realizados no local.

Dia de Finados

A missa em homenagem às famílias e à memória dos finados aconteceu na manhã de hoje, quarta-feira, 2, na capela do Cemitério Municipal de Artur Nogueira.

A limpeza dos túmulos foi permitida até ontem, terça-feira, para que hoje o dia seja apenas para homenagem e lembrança aos falecidos.

Devido às chuvas, é recomendado que os visitantes tomem cuidado com vasilhames que possam acumular água. “Orientamos que as pessoas furem os vasos das plantas para que não haja proliferação do mosquito da dengue”, afirma Darci Ferreira, responsável pela administração do Cemitério de Artur Nogueira.

A data

O dia dos mortos na prática da Igreja Católica surgiu como um tipo de ligação suplementar entre os vivos e os mortos. Desde o século I, os cristãos já visitavam os mortos em seus túmulos para rezar pelos que haviam morrido como mártir. Por isso, a tradição religiosa datou o dia 1º de Novembro como Dia de Todos os Santos, aqueles que morreram em estado de graça, com seus pecados perdoados, e o dia seguinte, dois de novembro, ficou datado como o dia em que se fariam súplicas àqueles que precisariam de ajuda para serem aceitos no céu.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.