19/09/2017

Filhotes de lobo-guará são encontrados em Artur Nogueira

De acordo com representante do ICMBio e “Corredor das Onças”, animais passaram por análises junto à especialistas e devem ser reinseridos à natureza em breve

Da redação

A Polícia Municipal de Artur Nogueira (unidade ambiental) foi acionada na manhã desta segunda-feira (18), após a moradora de uma propriedade rural do município localizar supostos filhotes de lobos-guará em um sítio. Integrantes de uma entidade de conservação ambiental também estiveram no local e recolheram os animais para serem cuidados e, em breve, reinseridos à natureza.

Segundo informações da Polícia Municipal, a base da corporação recebeu um chamado à um sítio, localizado nas imediações do bairro Quilombo, onde a munícipe teria encontrado os filhotes. Os agentes então se deslocaram com uma viatura à propriedade.

Fotos: Polícia Ambiental

No local, eles foram levados ao ponto onde os referidos animais estavam, em um montante de madeiras. Ao todo eram quatro filhotes, sendo dois machos e duas fêmeas de pelagem preta, com aproximadamente um mês de vida.

Os animais foram avistados na propriedade sozinhos. “Possivelmente se trata de lobos-guará, mas eles seriam submetidos a exames para a confirmação”, relatou um dos agentes municipais que atendeu à ocorrência.

Posteriormente à localização dos filhotes, integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do “Corredor das Onças” – que integra Artur Nogueira e Cosmópolis (SP) – também foram comunicados e estiveram na propriedade. Para que os animais não corressem o risco de serem capturados por predadores, os integrantes das instituições de preservação os recolheram e os levaram ao Zoológico Municipal de Paulínia (SP), onde devem passar por exames para ajudar a detectar a espécie dos mamíferos.

Conforme informou a analista ambiental do ICMBio e responsável pelo “Corredor das Onças”, Márcia Rodrigues, mediante análises feitas junto à especialistas, a principal evidência é que os filhotes realmente sejam de lobos- guará. “Apresentamos os animais para vários especialistas, acreditamos que sejam sim da espécie. Os filhotes estavam com muita fome e haviam permanecido no local há mais de 12 horas, tempo recomendado para que a mãe os localizassem”, explica.

Ainda de acordo com Márcia, existe a possibilidade desses animais terem migrado da toca em que estavam por decorrência de queimadas que ocorreram próximo ao local da localização dos filhotes.

A analista ambiental reitera ainda que haverá a amamentação dos animais pelo tempo necessário e, após passarem uma espécie de “treinamento de caça”, eles serão reinseridos à natureza.

Confira o vídeo: 

Leia também: 

Incêndio em área rural de Artur Nogueira mobiliza unidades de segurança

‘Corredor das Onças’ começa a ser implantado em mata de Artur Nogueira

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.