30/04/2022

Figueira é oficialmente patrimônio histórico de Artur Nogueira

Cerimônia de tombamento ocorreu na manhã deste sábado (30)

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Meio Ambiente, realizou a cerimônia de tombamento da árvore (figueira) histórica localizada na Avenida Belizário Neves, no Jardim Carolina. O ato simbólico aconteceu na manhã deste sábado (30), e contou com a presença de autoridades locais.

O vereador Melinho Tagliari, autor do Projeto de Lei (PL) que prevê o tombamento, quem fez uso da palavra junto da secretária de Meio Ambiente, Tamiris Artuzi, e ambos conduziram muitos agradecimentos aos envolvidos para que o tombamento acontecesse. O Prefeito da cidade, Lucas Sia, não pode comparecer por motivos de saúde. O Vice, Davi Fernandes, também justificou sua ausência por motivos de saúde na família. Vale lembrar que a cerimônia integra as celebrações dos 73 anos do município.

O objetivo do Projeto visa a proteção da árvore com mais de 60 anos de existência, que já integra o patrimônio cultural, histórico e ambiental da cidade. O PL foi apreciado pelo Executivo Municipal e sancionado pelo prefeito Lucas Sia.

Com o tombamento, a figueira em nenhuma hipótese poderá ser podada ou cortada, aleatoriamente, salvo, mediante autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após expedição de laudo próprio, para os procedimentos.

Uma placa foi colocada no local, identificando a espécie da árvore e sua referência histórica junto à comunidade.

HISTÓRIA DA ÁRVORE

Plantada em meados de 1.959, pelos moradores Alcides Amaro Rodrigos (Chino Amaro) e Oswaldir Pietrobon (Dico), a espécie vegetal ganhou vida e tornou-se uma referência paisagística e cênica do município nogueirense.

O vereador Melinho destaca que um dos objetivos do tombamento é manter longe do esquecimento todas as histórias envolvidas, respeitando os cidadãos que a plantaram. Ele salienta que a figueira é considerada também a maior e mais frondosa árvore existente na cidade.

“O tombamento leva em conta a longevidade da figueira e incluem critérios de raridade, antiguidade, beleza, valor histórico, paisagístico e ambiental, uma vez que se torna quase impossível ao passar pela avenida não visualizar a sua magnífica imponência e beleza”, defendeu o decano.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.