09/05/2022

Festival de Hip Hop lota Réplica da Estação em Artur Nogueira

Evento promoveu batalhas de rap, breaking dance, shows de Rap, participações de Djs, além de sorteios

Da redação

O Festival de Hip Hop lotou a Réplica da Estação, em Artur Nogueira, no último sábado (07). Organizado pelo Coletivo PerifArte e com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, o evento reuniu centenas de pessoas da cidade e da região, entre ouvintes e artistas.

Quem compareceu pode prestigiar batalhas de rap, breaking dance, shows de Rap, participações de Djs, além de concorrer a sorteios. Para o coletivo, o Festival estimulou a criação e produção cultural de rappers solos e grupos de rap locais, fomentando a modalidade e divulgando os trabalhos dos artistas da cidade.

“Foi muito importante para o coletivo e para Artur Nogueira celebrar um evento como esse após anos difíceis de pandemia. Todo mundo ficou extasiado e feliz com o resultado do evento, já que foi um dos maiores que a gente já fez. Veio gente de fora e muita gente da cidade também. Nosso agradecimentos à Prefeitura por apoiar a nossa arte”, destacou um dos fundadores do coletivo, Vinicius dos Anjos.

O secretário Renato Carlini destacou a importância de oferecer espaço para a diversidade e para os artistas locais se apresentarem. “Temos um grande papel na preservação e difusão cultural, e este festival ajudou a cumprir esta tarefa, estimulando novos artistas a continuarem na modalidade e se aperfeiçoarem. Estamos a disposição para apoiar e ajudar no que for necessário”, salientou.

O festival fez parte da contrapartida dos artistas que foram beneficiados com recursos da Lei Aldir Blanc, a qual foi sancionada pelo Governo Federal em virtude do estado de calamidade pública proveniente da pandemia de Covid-19. A legislação amparava o setor artístico e cultural com recursos e repasses de valores da União.

SOBRE O PERIFARTE

Quando um grupo de amigos se reúne em torno de uma paixão, já podemos supor que vem coisa boa. Mas quando essa reunião ainda é pautada pela propagação de inspiração para os jovens, aí sim fica sensacional.

Foi o que aconteceu quando Tio Vi (Vinicius dos Anjos), Tom (Everton Souza da Silva) e KS (Carlos César Assis Santos), todos jovens da cidade de Artur Nogueira, tiveram a ideia de juntar um amor em comum – o hip hop – e levar um pouco desta cultura a outros jovens da região. Surgiu assim, há cinco anos, o coletivo PerifArte, com o objetivo de disseminar a cultura hip hop através de eventos e exposições, envolvendo os jovens da periferia e levando entretenimento, lazer e arte até eles.

O hip hop é um movimento cultural surgido nos EUA na década de 1970, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos. Essa organização espontânea de uma conversa intercultural de jovens marginalizados logo demonstrou ser capaz de articular diferentes expressões culturais desta juventude, como o rap, o grafite e o break. O movimento chegou ao Brasil na década de 1980.

Em Artur Nogueira, o coletivo PerifArte já realizou uma série de atividades ao longo de sua existência, com uma pausa inevitável durante a pandemia. Agora, com a retomada dos eventos presenciais, o desejo dos três amigos é amplificar a atuação do coletivo.

A proposta dos eventos realizados pelo PerifArte tem a mesma pegada intercultural do hip hop, mesclando diversas nuances da arte urbana como a dança (break), a arte gráfica (grafite), performance (DJs) e música (rap). Através destas manifestações culturais, oferecidas gratuitamente em vários locais da cidade, o coletivo busca levar entretenimento de qualidade aos jovens, ao mesmo tempo em que procura fortalecer uma cultura e, com ela, empoderar e criar novas perspectivas.

Fotos: Prefeitura de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.