05/06/2019

Faveri faz novo apelo por medidas que impedem privatização do Saean

Saiba mais sobre a concessão da autarquia

Da redação

A privatização do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) foi citada novamente durante uma plenária dos vereadores nogueirenses. Rodrigo de Faveri (PTB) fez um novo apelo por medidas que impedem a concessão da autarquia. De acordo com o parlamentar, há duas maneira de vetar a privatização: através de uma iniciativa popular e/ou da mudança da Lei Orgânica do município.

Cinco edis já sinalizaram que irão lutar em defesa do Serviço de Água e Esgoto do município. São eles: Adalberto Di Lábio (PSDB), Davi da Rádio (DEM), Lucas Sia (PSD), Rodrigo de Fáveri (PTB) e Zé Pedro Paes (PSD).

Diante da discussão sobre a concessão ou não do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), um morador decidiu dar início a coleta de assinaturas, a partir de agosto de 2018, que possibilitará a apresentação de uma proposta de Iniciativa Popular. O pedido, junto à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, visa à revogação da Lei Complementar nº 585/2014 que autoriza o Poder Executivo a delegar a exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e dá outras providências.

Faveri (PTB) parabenizou a continuação do trabalho de coleta de assinaturas. “Estão faltando poucas assinaturas. Um apelo eu faço juntamente com esses representantes da iniciativa popular. Vamos impedir essa privatização”, defendeu.

O petebista salientou que a Casa de Leis nogueirense tem o poder de tirar da mão do prefeito Ivan Vicensotti (PSB) a capacidade de privatizar o Saean. Para tanto são necessários sete votos para mudar a Lei Orgânica do município. Apesar disso, Faveri (PTB) levanta outra possibilidade caso o número de adeptos não atinja a meta.

“Se não houver as sete assinaturas, nós vamos para a rua junto com os que aderiram à iniciativa popular. Vamos pegar assinatura um a um. E essa será a primeira iniciativa popular na história de Artur Nogueira. Tudo isso para mostrar que o Saean, conforme documentação, tem saúde financeira e condição não só para ficar em pé como para dar apoio à prefeitura”.

Apesar de não apoiar a concessão atual, Rodrigo de Faveri (PTB) não se posicionou contrário a um processo de privatização futuro, mas fez ressalvas. “Se um dia lá no futuro o Saean precisar de uma privatização, a gente faz de uma maneira séria. Coloca o assunto na Câmara, chama o povo para opinar, vamos ser transparentes. Coisas públicas devem ser transparentes”, exclamou. O parlamentar finalizou a fala dizendo que “o povo tem que entender se essa concessão é boa ou não”.

Leia mais

Pressão popular para evitar privatização do Saean atinge 50% das assinaturas

Moradores se organizam para evitar privatização do Saean

Possível privatização do Saean gera críticas e dúvidas em vereadores

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.