09/06/2010

Fatec Mogi Mirim Arthur de Azevedo completa Jubileu de Estanho

Conheça um pouca da história do local

Informe publicitário

A Fatec de Mogi Mirim Arthur de Azevedo completou dez anos de existência na última terça-feira (6) e comemorou seu Jubileu de Estanho com uma cerimônia solene realizada no Centro Cultural “Prof. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, em Mogi Mirim.

Na cerimônia, a mesa diretiva foi composta por: Prof. Dr. André Luis Ferrari de Moura Giraldi – Diretor da Fatec Mogi Mirim; Profª Dra. Haidée Siqueira Santos, Diretora da Fatec Campinas representando o Comitê Regional de Diretores e o Centro Paula Souza; Sr. Vinícius Marchesi – Presidente do CREA São Paulo; Profª Flávia Rossi – Secretária de Educação, representando o Exmo. Sr. Prefeito de Mogi Mirim Eng. Carlos Nelson Bueno; Sr. Marcos Antonio Dias, Secretário de Cultura e Turismo de Mogi Mirim, representando o Exmo. Sr. Deputado Estadual José Antonio Barros Munhoz.

Prestigiaram o evento alguns vereadores do município, representantes de várias instituições de Mogi Mirim e região como: Diretoria Regional de Ensino, Baumer, Eaton, Marangoni, Cloroetil, Sicred, OAB, PUC Campinas, CBPOL, CREA Mogi Guaçu, Etec Mogi Mirim, Fatecs de Itapira e Campinas, Polícia Militar, entre outras.

Os alunos, professores e funcionários da Fatec Mogi Mirim também compareceram ao evento.

fatec-1497012651

Historia da Fatec Mogi Mirim

Pelo Decreto no. 51.878, de 06 de junho de 2007, criou-se a Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, como uma unidade de ensino Tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, administração do governo José Serra.

A partir do Convênio de Cooperação Técnico-Educacional celebrado entre o município de Mogi Mirim e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nas pessoas do prefeito Senhor Carlos Nelson Bueno e da Diretora Superintendente, professora Laura M. J. Laganá, em 28 de junho de 2007, foi firmado o contrato entre as partes, governo estadual e municipal, objetivando o desenvolvimento e a expansão da educação profissional gratuita por meio de cursos de nível superior tecnológico, fomentando a pesquisa e a prestação de serviços à comunidade de Mogi Mirim e seu entorno.

Os primeiros cursos em nível de ensino superior oferecidos pela FATEC Mogi Mirim foram os de Graduação de Tecnologia em Projetos Mecânicos, e Mecânica de Precisão. Os cursos ficaram distribuídos nos períodos da manhã e noite, Projetos Mecânicos, e no período da tarde, Mecânica de Precisão. O primeiro dia de aula ocorreu em 10 de setembro de 2007, em salas de aula gentilmente emprestadas pela ETEC de Mogi Mirim “Pedro Ferreira Alves”. Em julho de 2009, a Fatec de Mogi Mirim passou a ocupar instalações provisórias nas dependências da antiga Fundação Casa até a conclusão do atual Campus, que se deu  no dia 19 de março de 2010.

No primeiro semestre de 2010, iniciou-se mais um curso de Graduação, o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no período da noite e, no semestre seguinte foi ampliado também para o período da manhã. Com a faculdade em pleno funcionamento mais dois cursos de Graduação iniciaram sua implantação no segundo semestre de 2016: Mecatrônica Industrial, funcionando do 1º ao 4º semestres no período da tarde e o 5º e 6º semestres funcionarão no período da noite e Gestão Empresarial na modalidade Ensino à distância.

Todos os cursos oferecidos pela Unidade passam periodicamente por avaliação do CEE – Conselho Estadual de Educação para o Processo de Reconhecimento de Curso. As disciplinas são ministradas em salas de aulas e com o intuito de enriquecer os conteúdos ministrados, os alunos participam de aulas práticas nos diversos laboratórios existentes, participam de palestras no auditório e também de atividades externas, como visitas técnicas em diversas empresas da região.

Atualmente a Fatec Mogi Mirim conta com 1018 alunos, 17 funcionários e 56 professores, sendo 24% doutores, 50% mestres, 25% especialistas. O local conta também com uma infraestrutura que consiste em: 11 salas de aula; cinco laboratórios de informática, instrumentação e automação industrial, sistemas hidráulicos e pneumáticos, ensaio de materiais, química, controle de processos, física, eletrônica, elétrica, metrologia, fabricação mecânica; biblioteca, auditório; secretaria acadêmica; duas salas de Coordenação de curso; direção; setor administrativo; cantina; ginásio de esportes; campo de futebol; amplo estacionamento e outras dependências de utilidade diária.

Nesses anos todos a Fatec de Mogi Mirim “Arthur de Azevedo” realizou diversos eventos de grande sucesso e destaque, entre eles: Fatec de Portas Abertas que já está em sua 8ª edição, Descida de Ladeira em sua 5ª edição e duas edições do Simpósio Regional de Iniciação Científica.

O local participou também de vários eventos, onde seus alunos tiveram a oportunidade de apresentar projetos de Iniciação Científica ou Trabalhos de Graduação, angariando muito sucesso, reconhecimento e também prêmios, como na FETEPS, onde conseguiu a 1ª colocação em duas ocasiões: na 4ª edição – 2010 com o Projeto “Construção e Aplicação de mesa cirúrgica hospitalar automatizada para obesos” e na 8ª edição – 2014 – “Projeto, Construção e Aplicação de Mão Biônica”. Também no INOVA que em 2013 participou com a apresentação do projeto “ESCANER E IMPRESSORA 3D PARA PROTOTIPAGEM DE PRÓTESES ORTOPÉDICAS E ESTÉTICAS”, obtendo a classificação em 3º lugar entre os melhores Modelos de Negócios. Este mesmo projeto participou da 7ª edição da FETEPS (2013) e foi classificado em 2º lugar em sua área do conhecimento. Em 2016 participou apresentando o Projeto: “PRÓTESE DE PERNA ANTROPOMÓRFICA MICROCONTROLADA”, estando entre as 19 equipes finalistas para a etapa “MELHOR DO MELHORES”, angariando o 3º lugar com esse projeto. Este mesmo projeto participou da 10ª edição da FETEPS onde se destacou e foi indicado para a participação no INOVA.

Assinou em 2013 um Acordo De Cooperação Mútua Técnico-Educacional Internacional entre o CEETEPS, através da Fatec de Mogi Mirim “Arthur de Azevedo” e a  Universidade de Rostock – Cátedra de Gestão de Resíduos e Fluxo de Materiais, da Alemanha, com o objetivo de desenvolver, manter e aprofundar projetos de pesquisa em conjunto, por meio de troca e de transferência tecnológica e também pelo intercâmbio de material bibliográfico e didático de interesse de ambas as instituições, que resultem no avanço científico-acadêmico.

Em 2015 foi assinado um Protocolo de Intenções a Cooperação entre o CEETEPS, também através da Fatec de Mogi Mirim “Arthur de Azevedo”, e a JOLIET JUNIOR COLLEGE, de Illinois, EUA, com o objetivo de realização de programas de visitas de alunos, professores e pesquisadores. O Programa incluiu por parte do CEETEPS, aulas de português para os alunos da Joliet Junior College, bem como a realização de eventos e atividades culturais promovendo a interação entre os alunos das duas instituições. Do mesmo modo a Joliet Junior College oferecerá programa semelhante para alunos, professores e pesquisadores brasileiros. Está sendo programada pela Fatec de Mogi Mirim “Arthur de Azevedo” uma visita à Unidade da Joliet Junior College, em Illinois, EUA para outubro de 2017.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.