06/01/2022

Farmácias de Artur Nogueira registram aumento na procura por remédios para sintomas de gripe

Aumento dos casos de Covid e da influenza tem feito muita gente procurar remédios nas farmácia

Remédios para sintomas gripais tem tido muita procura. Foto: Wagner Luan

Da redação

Com o aumento nos casos de Covid-19, e a crescente procura de pacientes com sintomas de gripe aos serviços de saúde, as farmácias de Artur Nogueira têm registrado aumento na procura por remédios para o combate aos sintomas gripais, muitos deles vendidos sem prescrição médica.

Remédios como analgésicos , pastilhas para garganta e xaropes expectorantes estão entre os mais procurados pelos moradores. Muitos medicamentos já estão em falta nas farmácias.

Ricardo Duzzi, farmacêutico de uma farmácia no centro de Artur Nogueira, constatou esse aumento. “Há mais ou menos duas semanas essa procura aumentou muito. As pessoas vão até o Pronto Socorro ou nos postinhos de saúde e constatam que está tendo muita gente, elas nem entram no hospital, já vem direto aqui[farmácia] procurar ajuda. Na maioria das vezes, vem sem receita, porque não conseguiram passar no médico”, nota ele.

Ricardo Duzzi alerta sobre os perigos da alto medicação. Foto/Wagner Luan

De acordo com ele, os remédios mais procurados são os antigripais, xaropes expectorantes, antifebris e analgésicos, a maioria que não precisa de prescrição médica. Mas ele alerta para os perigos da alta medicação.  “Hoje, com o aumento dos casos de covid e também da gripe, a recomendação é que a pessoa procure realmente atendimento médico, por que lá eles farão a seleção dos sintomas e poderão prescrever os medicamentos necessários para cada caso. Evite a alta medicação”, adverte o farmacêutico.

Outra farmácia, também no centro de Artur Nogueira, também constatou aumento na procura por medicamentos para combater a gripe nos últimos dias. A atendente disse que alguns medicamentos infantis já estão em falta.

Em todos os casos, os profissionais afirmam que já há falta de alguns medicamentos no mercado. “Nós já fizemos pedidos, mas os laboratórios dizem que não tem previsão de entrega, porque a demanda está muito grande”, conta o gerente de uma farmácia da cidade.

Foto: Wagner Luan

Artur Nogueira, assim como muitas cidades brasileiras tem enfrentado aumento nos casos de Covid e de pacientes com sintomas gripais, o que tem levado pressão ao serviço de saúde da cidade.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.