02/05/2011

Famílias protestam contra atraso da Promoção Social

Falta da nutrição enteral reúne manifestantes em setor de Artur Nogueira

Riane Barbosa

As famílias de crianças com necessidades especiais, dependentes de alimentação com dieta enteral, se uniram em frente à Promoção Social de Artur Nogueira na última sexta-feira (29), fazendo uma manifestação devido ao atraso da entrega dos suplementos.

Segundo as famílias o atraso é constante. “Todo mês é a mesma dificuldade e ninguém assume a culpa do atraso. A promoção nos manda para o setor de finanças e depois no setor de compras e assim ficamos indo pra lá e pra cá, sempre. O atraso chega ser de até quinze dias. E nossos filhos precisando se alimentar”, desabafa Rita Pralon, mãe de uma das crianças.

A irmã de Marcela Diniz, que sofreu um acidente há três anos, passa pelo mesmo problema. “O mês passado eu tinha recebido cinco latas a menos e até hoje não recebi o restante e nem a deste mês. A minha irmã é dependente, sem ter outra opção de comer”, lamenta Gisele Diniz.

A nutrição enteral é um alimento aprovado pelo Ministério da Saúde para substituir a alimentação oral em casos de pacientes com necessidades especiais. É uma combinação controlada de nutrientes específicos para as pessoas com dificuldades.

Cada família precisa adquirir até vinte unidades por mês, para a alimentação adequada do paciente. Sendo assim muitas saindo caro, com o suplemento que pode custar até R$30 cada. Isso impede a compra para algumas famílias da cidade. No entanto a Prefeitura Municipal oferece auxílio a essas famílias através da Promoção Social.

Diante do problema do atraso, as famílias procuram saber de quem é a responsabilidade. “Resolvemos nos reunir aqui na frente da promoção para termos um retorno de quando será feita essa distribuição. Todos precisam ficar cientes do que está acontecendo e que esses se sensibilizem com a nossa causa, é questão de vida”, comenta Rita.

Em resposta a manifestação, a Promoção Social afirma que devido ao pedido de uma das empresas no Processo Licitatório, houve atraso na compra do material, embora a prefeitura continue fornecendo junto a Promoção Social os suplementos, os casos mais específicos e urgentes estão sendo analisados e solucionados pelas Assistentes Sociais.

Ainda segundo a Promoção, a prefeitura já providenciou junto ao setor de compras, aquisição em regime de urgência para que a população não seja prejudicada pelo atraso do processo licitatório.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.