19/10/2017

Falta de iluminação transforma PSF de Artur Nogueira em ponto de drogas

Com lâmpadas queimadas, arredores do PSF Jardim do Lago são tomados pelo breu à noite e atraem usuários de drogas

Alysson Huf

Com lâmpadas queimadas e até um poste de luz derrubado por causa de uma tempestade há cerca de 15 dias, o Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim do Lago se tornou um lugar preocupante para a vizinhança à noite. Tomado pelo breu, o local tem atraído usuários de drogas, segundo munícipes.

Localizado na Rua Luis Rosseti, o posto atende centenas de moradores todas as semanas e é um dos pontos de vacinação da cidade. Mas isso durante o dia. Depois que o sol se põe, o local se torna diferente. Os arredores do PSF estão com diversas lâmpadas queimadas – e até uma pequena academia da terceira idade, que fica logo ao lado, se perde em meio a escuridão do período noturno.

Isso tem alarmado os moradores das cercanias, como o motorista carreteiro Marcos André. “O local fica muito perigoso à noite, sendo usado por pessoas para consumo de drogas”, comenta. Segundo ele, o ponto é tranquilo enquanto o dia está claro, e até a academia da terceira idade é bastante utilizada.

Já a nogueirense Leila Câmara destaca que o lugar possui uma ampla e agradável área verde, mas que não pode ser devidamente aproveitada por causa da falta de iluminação noturna e do uso inconveniente de algumas pessoas. “Ali na academia da terceira idade, eu não deixo meu filho ir, pois é de frente para um boteco que funciona até tarde. o pessoal do bar sai e urina nessa área verde atrás do PSF, até dormem no gramado”, relata.

Segundo ela, o espaço é usado por crianças aos finais de semana para lazer. Porém não é sempre que Leila permite que o filho vá jogar bola com os amigos no local. “É nojento”, lamenta a munícipe se referindo ao uso inadequado do local por consumidores do bar.

À noite, conta Leila, a área não recebe iluminação. “Aquele poste tombou há quinze dias, durante um temporal. Mas também não sei dizer se as luzes estavam funcionando antes da queda”, afirma. “E os dois postes que estão nos fundos do PSF, mesmo que funcionem não são o suficiente, porque perto do muro não tem iluminação nenhuma”.

O problema, no entanto, é antigo. De acordo com a moradora, desde que o PSF foi inaugurado não há iluminação suficiente nos arredores dele. “Precisa de uns dois ou três holofotes aqui para o pessoal parar de usar droga à noite”, sugere. Ela também afirma que as ruas têm muito movimento de meninas à noite, que vão e voltam da escola. Com o espaço escuro, Leila teme pela segurança das estudantes.

Autoridades

Ao Portal Nogueirense, a Prefeitura de Artur Nogueira afirmou que a responsabilidade pela resolução do problema é do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab). “A Prefeitura entrou em contato com o Consab, empresa responsável pela iluminação pública do município, para solucionar o problema, e nos foi gerada a ordem de serviço nº 37963 e um prazo de 48h para que a iluminação seja reestabelecida no local”, afirmou nesta quarta-feira (18) o Executivo por meio da Assessoria de Comunicação.

Apesar de a iluminação ser responsabilidade do consórcio, o Poder Executivo diz que se coloca à disposição para ajudar os nogueirenses sempre que possível. O Consab, por sua vez, confirmou a informação da Prefeitura e assegurou que a ordem de serviço será cumprida em até 48 horas – ou seja, o local deverá estar iluminado até sexta-feira (20) à noite.

“O Consab esclarece que monitora permanentemente os parques de iluminação pública das cidades consorciadas e que realiza serviços rotineiros de manutenção desses equipamentos”, declarou o consórcio em nota. “Informa, ainda, que dispõe de canais de atendimento gratuitos via internet e telefone para que moradores possam informar eventuais defeitos e cobrar, a qualquer momento, reparos em pontos públicos de iluminação”, acrescentou.

Para que isso aconteça, é preciso que a pessoa tenha em mãos o número de referência do poste. “Esse número está afixado em cada uma das 7.726 luminárias da cidade”, afirmou o Consab.

Segundo o órgão, para abertura de chamados, os moradores podem entrar em contato com o CONSAB via telefone pelo 0800 770 5676 ou pelo site www.consabambiental.com.br.

Leia também

Furto de energia elétrica aumenta 82% em Artur Nogueira

Câmara de Artur Nogueira autoriza utilização da Escola da Ponte de Tábua pelo Consab

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.