07/11/2014

Falta de água muda rotina no comércio em Artur Nogueira

Comerciantes têm criado medidas para sobrevier a crise hídrica que se acentuou nesta semana

Com a falta de água que tem dificultado a vida dos nogueirenses, os comerciantes do município estão mudando a rotina. Além de economizar água, alguns restaurantes, lanchonetes e salões de beleza tem criado iniciativas para dar continuidade ao trabalho. Em algumas regiões da cidade a falta de água já completa uma semana.

Uma boa saída nestes dias de crise, é utilizar pratos e copos de plástico, os famosos ‘descartáveis’, como está fazendo o proprietário do Restaurante Verona. “Como gastamos muito para lavar os pratos e copos, estamos usando esses utensílios descartáveis. Ainda bem que os nossos clientes entendem o porquê da medida”, conta Alvaro Caetano.

IMG_7381

Por precisarem de água para a limpeza do ambiente e de louças, higienização de alimentos e na produção de alimentos, os comércios também tem criado mecanismos para suprir essa necessidade. As funcionárias do Coreto Café utilizam a água que cai do ar condicionado para fazer a limpeza diária. “Além disso estamos pegando água de poço e aí colocamos uma torneirinha no galão que possibilita lavarmos a louça”, conta.

IMG_7398IMG_7401

Cabeleireira há cinco anos, Bruna Carvalho fala aflita que nunca tinha visto isso. “O meu trabalho depende muito da água. Quando faço uma tintura, um corte, uma química, ou simplesmente uma lavagem, eu preciso de água”. Bruna ainda comenta que isso tem afetado diretamente o trabalho. “Tivemos que diminuir o número de clientes que atendemos no dia”.

Devido à falta de água a maioria dos estabelecimentos tem lacrado os banheiros. A medida foi tomada para que a higiene seja mantida ao máximo, já que em alguns comércios não há um pingo de água na torneira. Mas, segundo os comerciantes, esse fator não tem afetado a clientela.

Além de pegar água em bicas e poços, os comerciantes estão comprando. “Como não estamos tendo outra saída, compramos galões de 20 litros para o uso. Consumimos cerca de 20 galões por dia”, explica o proprietário do Verona.

IMG_7395

A expectativa é que a água volte o mais rápido possível. “Estamos à espera de água, pois uma hora até mesmo as bicas e poços se acabarão”, explica Bruna. O jeito é economizar e esperar a vinda da chuva. “Agora temos que rezar para que venha logo”.

IMG_7406


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.