29/09/2020

Falta de água gera transtorno a moradores de Artur Nogueira

Em algumas localidades, falta de água ocorre desde a última sexta-feira (25)

Da redação

Moradores de diferentes bairros de Artur Nogueira reclamam da falta de água no município. Em algumas localidades, o problema se estende desde a última sexta-feira (25), gerando muito incômodo e transtorno aos munícipes. O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), por meio da Prefeitura, respondeu que credita a falta de água no município à estiagem dos últimos meses.

Entre alguns dos bairros que estão apresentando falta de água aos moradores estão o Jardim Amaro, Jardim de Faveri, Jardim Conservani, Egydio Tagliari, Jardim Martilelli. entre outros.

Maria Rosa Terra, que reside no Jardim Conservani, relata que o problema da falta de água é algo que tem persistido no referido bairro. Até mesmo cozinhar tem sido uma tarefa complicada devido à falta de água no bairro. Ela tem buscado água em bicas e armazenado em baldes e tanque de lavar roupas.

“O Conservani está sem água há cinco dias. Não temos água nem para o banho. Ano passado fizemos abaixo assinado, paguei um caminhão de água, mas este ano não vou fazer mais, pois pagamos caro. Sempre essa situação nesse bairro. Tivemos que buscamos água na bica para cozinhar”, reclama.

Outro munícipe que mora no bairro Conservani, mas que terá a identidade preservada nesta matéria, também tem passado pelo mesmo problema de falta de água. Ele pontua que em tempo de pandemia, em que é preciso redobrar os cuidados com a higiene pessoal sendo a água fundamental para isso, a falta do recurso tem causado muito transtorno.

“Estou sem água desde sexta-feira (25). Normalmente a água oscila o dia inteiro, mas dessa vez, não chega nenhuma gota para reabastecer o reservatório. No meio da pandemia, onde é para a gente aumentar a higiene, não conseguimos nem lavar as mãos”, lamenta.

João Pedro Muniz Barbosa reside no Jardim Amaro. Assim como os demais munícipes citados, entre outros da cidade, ele também tem enfrentado o problema de falta de água na cidade. João Pedro relata que a falta de água é um problema recorrente na região que ele mora. O morador conta que a distribuição de água tem retornado em períodos específicos e por pouco tempo, voltando a faltar em seguida. Ele tem acordado de madrugada para garantir um pouco de água para serviços da casa, por exemplo.

“Desde sexta-feira (25) está sem água. Acordei às 5h para reservar um pouco de água e lavar roupa. A água retorna em períodos esporádicos durante a noite, por cerca de 20 a 30 minutos, e acaba novamente. Aqui temos um histórico de falta de água, porém, na última semana tem se agravado muito”, afirma.

Luciane Suzuki, que administra um pet shop no Jardim Amaro, precisou usar a criatividade para poder continuar a atender no local. Na casa dela, que fica do outro lado da rua em que está situado o estabelecimento, a água chega em pouca quantidade para encher a caixa d’água.

Ela fez então uma ligação com uma mangueira para levar a água ao pet shop, mesmo assim, a quantidade de água tem sido pouco. Devido à falta de água, a comerciante teve que dispensar boa parte da clientela que buscava o serviço de banho para os animais de estimação, o que tem causado prejuízo para ela.

“Foi a solução que encontrei, desde sábado (26) está faltando água”, pontua.

O problema de falta de água também se reflete em outras regiões do município. Atos de consumo como lavar quintais e calçadas, demora no banho e torneiras abertas desnecessariamente devem ser evitados pelos moradores.

Saean

O Portal Nogueirense entrou em contato com o Saean por meio da Prefeitura para questionar a falta de água em bairros do município. Em nota o setor respondeu que, “como já é de conhecimento dos munícipes, nossa região está passando por uma estiagem anormal para esse período. A falta de chuva deixou os reservatórios de água extremamente baixos e, com isso, o Saean precisa reduzir a captação para que a água não se esgote totalmente. A falta de chuva faz com que a vasão de água esteja 70 mil litros por hora abaixo do que é considerado normal”.

A nota também cita que, “o Saean está ativando alguns poços. Dois deles, no Sacilotto, já foram ativados, aumentando a vasão. Também no Sacilotto, um outro poço será ativado, atendendo os bairros Palmeiras, Ypês e bairros vizinhos. Por causa das ligações dos poços no Itamaraty, Saciloto e Jardim Carolina, que acontecem nesta terça (29) e quarta (30), poderá haver intermitência no abastecimento. O Saean está empenhado, desde o início do ano, com a criação de novos poços. Em julho a autarquia iniciou a perfuração de cinco novos poços. Todas essas obras e readequações têm por objetivo zelar pelo abastecimento de água em nosso município. Os longos períodos de estiagem complicaram ainda mais a situação, por isso o Saean, além de trabalhar para garantir mais água através dos poços, pede que a população colabore com o uso consciente de água”, finaliza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.