21/09/2017

Exposição em Artur Nogueira homenageia primeiro circense negro do Brasil

Mostra é organizada pela companhia W.G.R. Produções Circo Teatro Biriba e Secretaria de Cultura do município

Da redação

Uma exposição itinerante sobre Benjamim de Oliveira, artista precursor do circo teatro no Brasil, está aberta gratuitamente à população de Artur Nogueira. Organizada pela companhia W.G.R. Produções Circo Teatro Biriba, com apoio da Secretaria de Cultura de Artur Nogueira, a mostra fotográfica está exposta no Centro Cultural Tom Jobim nesta quinta-feira (21) e deve passar também por escolas do município.

De acordo com Waldir Gonçalves Roque (Biriba), curador e organizador da mostra, Benjamim de Oliveira (1870-1954), filho de Malaquias com uma escrava chamada Leandra, foi o primeiro artista circense negro do país, ao qual se tem registro. O homenageado deixou a cidade em que residia, Pará de Minas (MG), aos 12 anos para se unir a uma trupe de circenses ciganos.

Posteriormente, após trabalhar com mão de obra braçal com o grupo, Benjamim se consagrou como um dos maiores influenciadores do meio artístico ligado à cultura do circo no país, e também, no mundo. “É um dos maiores nomes do circo no Brasil, embora poucos conheçam o nome de Benjamim de Oliveira. A intenção dessa exposição é divulgar e apresentar à população esse grande artista circense. Ele também foi ator, cantor, compositor e instrumentista, o primeiro negro a gravar um disco no Brasil”, explica Waldir.

O artista desempenhou números como trapezista, acrobata e palhaço na antiga Companhia de Circo Sotero e, mais tarde, atuou no Circo Spinelli. Uma das peças de picadeiro mais conhecidas de autoria de Benjamim de Oliveira foi “A Noiva do Sargento”, de 1918. Ele também interpretou a peça “Otelo”, de Willian Shakespeare (1564-1616), a “A Viúva Alegre”, de Ernst Lubitsch (1892- 1947) e obras de Franz Lehár (1870-1948).

Pessoas que estiverem presentes na exposição poderão conferir mais informações a respeito de Benjamim. Após a apresentação da mostra no Centro Cultural Tom Jobim nesta quinta-feira (21), a mostra itinerante de Benjamim de Oliveira estará na Escola Estadual Professora Magdalena Sanseverino Grosso, no Jardim Planalto, a partir de segunda-feira (25). Posteriormente, a atração também passará pela Escola Municipal Professor Amaro Rodrigues “Ninico”, no Jardim Leonor.

A entrada em ambos os locais por onde passará a mostra é gratuita.

Serviço

Mostra Fotográfica Benjamim de Oliveira
Local: Centro Cultural Tom Jobim
Data: 21 de setembro
Horário: 8 às 17 horas
Entrada gratuita

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.