22/03/2013

Exército Brasileiro participa de operação contra dengue em Artur Nogueira

Dando continuidade a campanha ‘Artur Nogueira contra a Dengue’, promovida pela Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde (Visa), o município recebeu no sábado (23) 40 homens do Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro. O grupo contou com a presença dos agentes de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Brigada de Incêndio e focou no recolhimento de […]

Dando continuidade a campanha ‘Artur Nogueira contra a Dengue’, promovida pela Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde (Visa), o município recebeu no sábado (23) 40 homens do Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro.

O grupo contou com a presença dos agentes de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Brigada de Incêndio e focou no recolhimento de objetos que acumulem água, como pneus, barris, garrafas e vasilhames.

A ação teve início no Parque Itamaraty e vai se expandiu para o Jardim Carolina e Jardim do Lago. O chefe da instrução, subtenente Zenir Bom, afirma que esse trabalho de apoio à Saúde é realizado pelo quartel e pelos militares para a comunidade e região. “Faz parte do nosso trabalho prestarmos esses serviços em campanhas de prevenção, com orientações e ataque à focos e limpeza”, afirma o subtenente.

A campanha ‘Artur Nogueira contra a Dengue’ acontece desde janeiro, com panfletagens, palestras e mutirões realizados pelos agentes de Saúde.

Uma estatística da Secretaria de Estado de Saúde mostra que a cada três anos há um aumento nos casos confirmados de dengue: 2008 – 2 casos, 2009 – 2 casos, 2010 – 202 casos, 2011 – 47 casos, 2012 – 10 casos e, até o momento em 2013 – 150 casos confirmados em Artur Nogueira.

Além da presença da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen), que ajudou nas ações de bloqueio durante 35 dias, os agentes, diretores e funcionários da área da Saúde tiveram neste mês de março uma capacitação ministrada pela própria Sucen no Centro Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato (Escola Modelo).

A secretária Municipal de Saúde, Eunice Coelho, comenta sobre o aumento dos casos confirmados. “Alguns fatores colaboram para que os casos de dengue aumentem. Tivemos um verão atípico e também o final de verão com muitas chuvas, o que favoreceu. Outro ponto foi o descaso da administração passada e o descuido da população”, afirma Eunice.

Exército


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.