10/08/2018

Ex-vereadores temem aumento de conta de água após venda do Saean

Melinho, Lapa e Edson Croife discursaram e se posicionaram contra a venda da autarquia

Da redação

Três ex-vereadores nogueirenses estiveram presentes na audiência pública que discutiu a concessão do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). Melinho, Lapa e Edson Croife discursaram e se posicionaram contra a venda da autarquia. As falas dos antigos representantes da Câmara Municipal sinalizaram temor com relação ao aumento da conta de água, o empobrecimento da cidade e o descaso com a administração da autarquia.

Reinaldo Amélio Tagliari foi vereador constituinte nos anos de 89 e 90, sendo presidente da Comissão da Ordem Social durante a elaboração da Lei Orgânica. Conhecido como Melinho, ele acredita que a concessão ou privatização do Saean é um empobrecimento para o município. “Empresas virão para Artur Nogueira, terão seu lucro e a conta de água ficará mais alta para atender aos créditos das instituições privadas”, comentou.

O três vezes presidente da Casa de Leis acredita que “privatização abre possibilidade para o início de corrupção”, por isso, foi veementemente contrário à medida. Melinho foi tema recente de matéria no Portal Nogueirense, já que curiosamente adesivou o carro dele em protesto à privatização do Saean.

Já Edson Luiz de Oliveira (Edson Croife) – presidente do Legislativo nos anos de 1991 e 1992 – foi o segundo dos três a tomar a palavra. “No início do mandato do Ivan, ele disse que o Saean não seria mexido. Tempos depois, diz que vai vender a autarquia. […] Desde que houve interesse em vender o Saean, o serviço passou a ser ineficiente. Eles estão demitindo funcionários qualificados, tornando a autarquia fraca para conseguir vendê-la”, manifestou Croife.

O último ex-parlamentar a tomar a palavra foi Celso Campos do Amaral Lapa que afirmou ter conversado com diversas pessoas, as quais unanimemente foram contrárias a privatização do Saean. Lapa destacou que apenas cinco vereadores em exercício compareceram à audiência. “Gostaria de parabenizar os vereadores atuais que estão presentes aqui e criticar os que não estão. Pois esse é o momento em que todos deveriam estar aqui”, comentou.

Ele lembra que era vereador na época da criação do Saean. “Nesse período visitamos inúmeras cidade e tivemos a preocupação de trazer o melhor serviço. Antes disso, a água de Artur Nogueira era tema de campanha eleitoral, havia problema no sistema. Mas, a partir da criação do Saean, resolveu-se grande parte da situação”, comemorou.

Lapa teme que uma má administração do Saean possa culminar na concessão. “Tivemos o cuidado, na época, para a escolha do presidente da autarquia, tanto que o responsável ficou durante a gestão de Luiz de Faveri, dois mandatos de Marcelo Capelini e Celso Capato”, detalhou, explicando que a seleção foi feita pelo chefe do Executivo, contudo, com auxílio de admoestações parlamentares.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no Núcleo Administrativo Municipal, teve duração de pouco mais de três horas e reuniu cerca de 100 pessoas, entre representantes do Poder Executivo, Legislativo, órgãos competentes e população.

Leia mais

Lucas Sia ironiza privatização do Saean e é aplaudido durante audiência

Apenas 1/3 dos vereadores participaram de audiência sobre concessão do Saean

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.