20/03/2018

Ex-piloto austríaco de automobilismo visita Artur Nogueira

Já aposentado e fora das pistas, Dietmar Beinhauer conta como foi correr em grandes circuitos, entre eles, 24h de Interlagos, Taça Centauro e Rally Paris Dakkar

Diego Faria

Um dos pilotos de automobilismo que fizeram história em circuitos do Brasil e, também fora do país, esteve em Artur Nogueira e cedeu uma entrevista ao Portal Nogueirense com exclusividade. Dietmar Beinhauer, ou Alemão, competiu em provas nacionais e internacionais importantes, como as 24h de Interlagos, em São Paulo e, o Rally Paris Dakar. Hoje, já aposentado e longe das pistas, ele avalia a atuação no esporte e como a tecnologia tem colaborado para a evolução das motos e dos pilotos.

Dietmar Beinhauer em uma das provas disputas em Interlagos (SP)

A estadia do ex-piloto na cidade aconteceu para ele visitar a loja de moto peças de um conhecido. Atualmente, Beinhauer está com 75 anos. Nascido na Áustria, Viena, ele chegou ao Brasil em 1948, residindo em Morro do Alto (SP) e, posteriormente, São Paulo, capital. Formado em Engenharia Mecânica na Alemanha, trabalhou como funcionário da BMW desde 1976, na unidade de Munique. Ele exerceu a profissão no segmento de especialização de motos até se aposentar pela respeitada montadora mundial.

Beinhauer ao lado do colega Valter, proprietário da Valmotos

Alemão começou a se interessar por automobilismo desde pequeno, sendo iniciado no esporte ainda com 18 anos em corridas pequenas, na categoria de 600cc. “Primeiro tudo começa com uma bicicleta, depois a gente pega uma moto pequena, até chegar à potência de mais de 100 hp”, lembra Beinhauer.

Desde então, atuou em prêmios no Brasil, como as 24h de Interlagos, uma prova de longa duração com o revezamento de pilotos a cada duas horas. Nas edições deste campeonato, ele alcançou as posições de 1º, 2º e 3º lugar.

Ao centro do pódium, Dietmar Beinhauer (à direita) ao lado do parceiro de prova, Guy Tilkens (à esquerda), com quem alcançou o 1º lugar na 24h de Interlagos em 1976

Troféu conquistado nas 24h de Interlagos, em 1976

O piloto atuou no esporte de forma profissional da década de 60 à meados dos anos 90, ao lado de outros competidores com quem manteve grande amizade, entre eles, o piloto Guy Tilkens, dupla de Beinhauer nas 24h de Interlagos de 1976. Nessa ocasião, os ambos os pilotos da BMW garantiram o 1º lugar, fazendo história na prova com o tempo recorde de volta em 1 minuto e 43 segundos e o total de 376 voltas.

“Eram 24 horas de corrida com dois pilotos apenas. Cada um dirigia por duas horas seguidas. Era cansativo, no final não dava nem para segurar uma garrafa de água nas mãos. Passávamos por um preparo físico e psicológico intenso para suportar a corrida. Hoje se faz o percurso com três pilotos, na minha época era com apenas dois”, explica.

Destaque de Dietmar Beinhauer na imprensa

A Taça Centauro e as 500 Milhas Brasil foram outras duas conceituadas provas que Dietmar Beinhauer correu em solo brasileiro, sendo realizadas em Interlagos. Outro importante circuito que o austríaco participou foi o Rally Paris Dakar, quando o percurso passou pela África, na década de 80. Ele participou deste evento por oito vezes, chegando ao pódium em quatro edições da categoria 1000cc.

“É uma sensação difícil de explicar, só quem está em cima de uma moto, em alta velocidade, pode entender. É preciso ter respeito tanto pela moto, quanto pela física. Toda essa potência é transmitida pelo pneu, que está com a superfície de poucos centímetros em contato com o solo. Em todo esse tempo, eu sofri apenas um acidente, em Interlagos”, reflete.

Fora das pistas, Dietmar Beinhauer reside atualmente em Munique com esposa, com quem é casado desde 1972. Para finalizar a entrevista, ele afirma que, diante deste esporte tão perigoso – mas adorado -, é preciso ter muita paciência para adquirir experiência. Conselho que Beinhauer deixa para aqueles que admiram o automobilismo e buscam se tornar pilotos um dia.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.