Evento marca 17 anos da Academia Nogueirense de Letras 17 anos da ANL
Na ocasião foram homenageadas diversas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural da cidade e da região
Da redação
A Academia Nogueirense de Letras (ANL), completou 17 anos de sua fundação e realizou uma sessão solene na réplica da estação, em Artur Nogueira. Na ocasião foram outorgados títulos honoríficos aos membros e a personalidades da cidade e da região.
O Dr. Agostinho Tofoli Tavolaro, uma das maiores autoridades jurídica tributária do Brasil prestigiou o evento e foi homenageado com a comenda “Machado de Assis” da Literatura Nacional. Dr. Agostinho é membro da Academia Campinense de Letras da qual foi presidente por dez anos. Com ele estava o Dr. Luno Volpato, também membro da ACL que recebeu a devida homenagem também.
A Dra. Simone Portela, da Academia Limeirense de Letras também presente, foi homenageada.
O Dr. João Augusto Cardoso, da Academia Limeirense de Letras, foi homenageado com O título honoris causa de Doutor em Direito Processual Civil, o mesmo outorgado ao Dr. Ozias de Lima Ferreira, de Artur Nogueira.
O professor Geso Franco de Oliveira, diretor da casa da memória de Artur Nogueira foi contemplado com o título de “Embaixador Cultura Mundial da Paz”.
A secretária municipal de Cultura, professora Ieda Campos Ribeiro recebeu o diploma de “Gratidão” e a Comenda “Machado de Assis” da Literatura Nacional, mesmo títulos oferecidos ao Professor Fernando Alves da Silva da secretaria municipal da cultura.
A diretora da biblioteca municipal, bibliotecária Sueli Guidotti foi contemplada com a comenda “Machado de Assis” da Literatura Nacional.
A empresária e escritora Fátima de Oliveira recebeu o título de “Embaixadora Cultural Mundial da Paz” pelo empenho nessa área através das ondas do rádio.
O jornalista Wagner Luan foi homenageado com o título honoris causa de “Doutor em Jornalismo” pelo excelente trabalho que desenvolve no jornalismo Nogueirense e regional.
A escritora homenageada do ano é a professora Sueli Tagliari Queiroz que recebeu o diploma com a comenda acadêmica láurea “Qualidade Ouro” uma linda medalha referente ao título e a comenda “Machado de Assis” da literatura Nacional.
Todos os membros da Academia Nogueirense de Letras – Comandante Adolfo Queiroz, Engenheiro Santos José Gonçalves, Escritor Nelson Matsunaga, Professor Geraldo Eysink, Engenheiro Francisco de Assis Borges, Jornalista José Maria de Lima, Escritor Edson Luiz de Oliveira, Dr. Camilo Martins, Professora Magali Sia Malagó, Escritora Maria Barreto, Escritora Célia Fromberg, Poeta Dalva Lange Benvenuto, poeta Irene Almeida, Dr. Edison Fávero, Professor Aquino Machado, jornalista Marilei Barbosa, todos foram devidamente homenageados com a comenda “Machado de Assis” da Literatura Nacional.
Teve ainda uma palestra proferida pela médica Dra. Valéria Meira com o tema “Envelhecer e Ainda Ser”. A ANL concedeu a palestrante o diploma de “Gratidão” e lhe outorgou o título de “Embaixadora Cultural Mundial da Paz”.
Houve ainda a apresentação de poesia da poeta Dalva Benvenuto, pela filha Célia e música apresentada pelo professor Aquino.
Histórico
A Academia Nogueirense de Letras foi fundada no dia 25 de julho de 2007 e reconhecida de utilidade pública municipal em 2009. Desde sua fundação tem atuado na cultura e na literatura das cidades que fazem parte do seu corpo acadêmico: Holambra, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Conchal e na sua cidade sede, Artur Nogueira, bem como em toda região e mesmo no estado de São Paulo, desenvolvendo projetos na área do incentivo à escrita e a leitura.
“Não lutamos para sermos notados, vistos, lutamos por um mundo em que as ações sejam vistas e levadas em conta e possamos ter a condição de deixar um legado de conteúdo necessário a vivência feliz das próximas gerações e da humanidade, sempre desfraldando a bandeira da justiça e da paz social entre os povos.”
A missão é árdua temos que ser mais que humanos, sem ser o super da ficção, mas com os sentidos de aço para, organizando as ações, avançar em um mundo em que os valores estão invertidos em vários aspectos da vida nos deixando frustrados nesse remar contra a correnteza.
É cansativo, exaustivo, mas, a luta é pra não deixar essa importantíssima instituição, academia de letras, ser extinta em um mundo tão carente de conhecimento que só vem através da educação e cultura, leitura e escrita. Não temos um local próprio pra funcionar, como tantas outras entidades na cidade tem. Não temos subvenção, como outras tem. E não é falta de solicitar não. Entra administração e sai e nunc a conseguimos é nada até hoje, nesses 17 anos. Fazer como, desenvolver projetos como? É complicado.
Precisamos deixar o nosso nome na galeria dos benfeitores da humanidade e deixar nosso legado ás próximas gerações e pra humanidade, não por pura vaidade ou inflação do ego, mas, mesmo á custa do sangue e mesmo da própria vida mostrar que é possível lutar pela felicidade dos homens e por um viver amenizado pelo conhecimento, posto que através dele é que podemos escolher entre o bem e o mal, sabendo que cada escolha tem uma consequência, se escolhermos o bem colhemos coisas boas, mas, se escolhemos mal certamente colheremos as desgraças dessa vida.
É necessário pois esvaziar-se de todas as vaidades e abraçar os objetivos mais precípuos e focar no que realmente importa, um mundo melhor e mais suave para se viver.” – Disse o poeta, escritor Dr. Camilo Martins, presidente e fundador da ANL”.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.