28/01/2024

Estudo traça perfil das pessoas em situação de rua em Artur Nogueira

Balanço mostra que cidade tem 16 pessoas nessa situação e que a maioria está nas ruas por desemprego e problemas familiares

Da redação

Um levantamento realizado pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos, plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, revela que até julho do ano passado, Artur Nogueira contava com 16 pessoas em situação de rua. Os dados são baseados exclusivamente nas informações registradas no Cadastro Único.

O perfil completo pode acessado através deste link

O perfil indica que todos os moradores em situação de rua são do sexo masculino, com idades variando entre 20 e 69 anos. A maioria, seis deles, está na faixa etária de 40 a 49 anos. Quanto à raça/cor, oito se identificaram como pardos, seis como brancos e dois como pretos. Todos nasceram fora do município, e cinco afirmaram possuir algum tipo de deficiência.

No que se refere à escolaridade, 14 declararam ter frequentado a escola em algum momento, enquanto dois nunca frequentaram. Treze das 16 pessoas afirmaram saber ler e escrever. Todos vivem solitários nas ruas, sem a presença de familiares.

O estudo aponta que a maioria dessas pessoas está em situação de rua devido ao desemprego e a problemas familiares. Mais de 80% delas têm pouco ou nenhum contato com familiares que não vivem nas ruas.

Finalmente, o estudo revelou que 15 dessas pessoas já tiveram empregos com carteira assinada e, atualmente, a maioria delas obtém renda por meio de atividades diárias, como pedintes ou catadores de material reciclável.

Prefeitura

Em resposta, a Prefeitura afirmou, por meio de nota, que está empenhada em auxiliar essas pessoas e algumas delas já foram encaminhadas para uma comunidade que mantém parceria com o poder público. Disse ainda que faz abordagens a essas pessoas e oferece marmitas para os mesmos.

Confira a nota na íntegra:

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Comunidade Vida Melhor, acolheu 5 pessoas das ruas. Portanto, de acordo com a Secretaria, 11 desses moradores permanecem em situação de rua.

Frequentemente, a Prefeitura realiza uma série de abordagens humanizadas e solidárias, cujo principal objetivo é promover proteção social e viabilizar o processo de saída das ruas. A abordagem é marcada por diálogos cuidadosos, visando compreender as necessidades específicas de cada indivíduo assistido.

Além disso, após as abordagens, a equipe da Assistência Social distribuiu refeições (marmitas) não apenas para os moradores retirados das ruas, mas também para outros em situação de vulnerabilidade. A ação visa suprir as necessidades imediatas e estabelecer um canal de confiança para futuras intervenções.

A Prefeitura destaca o compromisso contínuo em acolher aqueles que buscam uma mudança de vida. A parceria com a Comunidade Vida Melhor e a continuidade dessas ações refletem a importância do envolvimento da sociedade civil nesse processo”.

………………………………………………………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.