Estudo coloca Artur Nogueira em situação de seca severa
Atualmente, os reservatórios de água bruta estão operando com apenas 20% da capacidade, segundo o Saean, realiza um racionamento de água na cidade
Da redação
Um estudo divulgado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mostra de Artur Nogueira está em situação de “seca severa” para a condição de falta de chuva e umidade do ar.
O Cemaden classifica as cidades em quatro categorias de seca: extrema, severa, moderada e fraca. Atualmente, mais de três mil municípios brasileiros estão em alguma classificação de seca, com 1.024 deles enfrentando níveis severos a extremos. Esta estatística representa um aumento dramático em relação ao mesmo período do ano anterior, quando apenas 45 cidades estavam nessa situação crítica.
Entre as demais cidades impactadas pela seca severa na região estão Campinas, Sumaré, Indaiatuba, Americana, Hortolândia, Mogi Guaçu, Valinhos, Paulínia, Mogi Mirim, Vinhedo, Itapira, Amparo, Monte Mor, Jaguariúna, Louveira, Artur Nogueira, Pedreira, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio de Posse, Holambra, Morungaba e Estiva Gerbi.
Resposta do Saean
O Portal Nogueirense procurou o Serviço de Água de Esgoto de Artur Nogueira (Saean), que se manifestou por meio de nota sobre o estudo.
“O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) está adotando uma série de ações emergenciais para mitigar os impactos da crise hídrica atual, que é mais severa que a de 2014. Atualmente, os reservatórios de água bruta estão operando com apenas 20% da capacidade.
Em parceria com o Departamento de Água e Energia do Estado de São Paulo (DAEE), será realizado um desassoreamento na Represa do Cotrins nos próximos dias. Técnicos do DAEE estiveram na cidade nesta quinta-feira (25) para avaliar quais máquinas serão utilizadas nessa operação.
Entre as ações emergenciais, o Saean alugou uma estação de tratamento de água temporária e está utilizando caminhões-pipa para garantir o abastecimento das áreas mais altas dos bairros. Todos os poços disponíveis foram ativados, e foi feita a limpeza e desassoreamento do leito do Cotrins, aproveitando o período de seca, o que não era possível anteriormente devido ao nível elevado da água.
Para garantir que não falte água e para manter a boa administração do recurso hídrico, a autarquia adotou um sistema de rodízio preventivo em toda a cidade. A escala foi definida de forma a garantir que a água esteja disponível nos horários em que as pessoas estão em casa, como na hora de acordar, na hora do almoço e no retorno à noite para tomar banho. A estratégia adotada envolve o fechamento e abertura do fornecimento de água para todas as áreas simultaneamente, para que nenhum bairro fique sem abastecimento. Essa medida abrange todos os bairros e condomínios da cidade.
A autarquia tem monitorado e ajustado o rodízio preventivo, com base nos resultados desses primeiros dias”.
Além disso, o Saean está realizando uma campanha de conscientização com carros de som nas ruas para informar a população sobre a gravidade da situação e as medidas que estão sendo tomadas”.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.