03/11/2019

Estudantes realizam prova do Enem neste domingo em Artur Nogueira

Mais de 1.600 estudantes deverão prestar a prova no município

Da redação

Mais de 1.600 estudantes deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (03), em Artur Nogueira. As provas serão aplicadas em dois dias: 03 e 10 de novembro, e os portões serão abertos a partir das 12 horas, com previsão de fechamento às 13h.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem -, 5.095.388 de candidatos estão inscritos para fazerem a prova em 2019. Esse é o menor número de participantes nos últimos anos. Desse total, 1.625 realizarão o exame em Artur Nogueira.

A estudante do segundo ano de Direito, Marta Jesus dos Santos, prestará o Enem pela terceira vez. “Antes eu fazia só como um treino para saber como estava meu ensino médio. Agora eu preciso fazer porque eu preciso do Prouni. Esse ano eu me preparei, diferente dos outros anos. Me preparei mais para a redação e coisa específicas que eu sou boa como português, história, ciências”, relatou.

A famosa redação é o que mais preocupa os estudantes. Isso porque, todos os anos o tema só é divulgado no dia da prova. Marta acredita que desta vez o assunto estará ligado a gravidez na adolescência. “Pelo o que eu percebi, o Enem segue uma cronologia de leis que são sancionados no ano, e a redação normalmente é voltada para essas leis. Esse ano foi sancionado uma lei bastante polêmica que é sobre gravidez na adolescência. Eu creio que a redação seja voltado a isso”, sugeriu.

Já os estudantes Maria Clara Santos e Diogo Pereira, ambos graduandos do terceiro ano do ensino médio, acreditam que o tema estará ligado à Saúde Mental. “Acho que será algo ligado à depressão, mal estar na mente, ansiedade…essa coisas”, apostaram.

Provas

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Veja a divisão dos dias de provas:

Primeiro dia (03/11): Os participantes terão 5h30 para responder 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma redação.

Segundo dia (10/11): Os participantes terão 5h para responder 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior.

A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção de financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

ENEM

O ENEM foi criado em 1998 visando avaliar o desempenho dos estudantes após conclusão do educação básico. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior em instituições de ensino estaduais e federais. Atualmente, universidades brasileiras particulares adotam o exame para ingresso em seus cursos de graduação.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.