17/06/2019

Estudantes participam de projeto de empreendedorismo em Artur Nogueira

Projeto Pequenos Empreendedores desenvolvido por professores e alunos da Escola Francisco Cardona visa desenvolver iniciativa, compromisso, criatividade, motivação, inovação e liderança entre os discentes

Da redação

Alunos da Escola Municipal Francisco Cardona, em Artur Nogueira, estão participando durante o ano letivo de 2019 da primeira edição do projeto Pequenos Empreendedores. Através de um bazar organizado pelos próprios alunos, eles realizam vendas e compras para desenvolverem o senso de empreendedorismo e, ainda, aproveitarem a oportunidade para captarem recursos para melhorias na unidade escolar.

O projeto Pequenos Empreendedores teve início em março durante as aulas de Informática e contará com a participação de todos os alunos da unidade escolar, tendo a supervisão de professores. Iniciativa, compromisso, criatividade, motivação, inovação e liderança são alguns dos valores ensinados ao longo do projeto realizado.

Um levantamento feito pela internet, além de leituras e pesquisas, auxiliaram no desenvolvimento da atividade. Todos os itens presentes no bazar promovido pelos pequenos empreendedores foram doados ou arrecadados por eles mesmos. Um questionário de opinião, elaborado pelos alunos e professores, buscou saber a opinião dos pais dos estudantes em relação à elaboração do bazar e de como determinar os valores a serem utilizados.

As vendas serão realizadas entre os discentes e todo o valor alcançado pelo bazar, será revertido para melhorias e novas instalações aos computadores da Sala de Informática da escola. Ao todo são 18 máquinas disponibilizadas na unidade escolar.

A primeira etapa do projeto Pequenos Empreendedores foi organizado pelos alunos do 4º e 5º ano. Brinquedos e livros, com preços de R$ 1 a R$ 5, estão distribuídos para venda em prateleiras e mesas, em um ambiente que conta com “atendentes” e “operadores caixas”, tudo feito com a atuação dos alunos.

“O projeto surgiu em um momento em que as crianças queriam obter melhorias na Sala de Informática, como a instalação de novos jogos e a manutenção em alguns computadores, então, através desse desejo, começamos a traçar meios de planejamento para isso. Nosso objetivo com esta atividade não é o sucesso dos alunos no mundo dos negócios, mas sim, desenvolver neles algumas habilidades que são imprescindíveis para um empreendedor. Ter planejamento e iniciativa, ser criativo, inovar, trabalhar em equipe são pontos importantes e que estamos desenvolvendo com as crianças”, relata a professora Simone Strassa Miranda, atuante no  projeto.

A estudante Gabriele dos Santos Almeida, de 10 anos, é aluna do 5º ano da Escola Cardona. Ela aprovou a atividade e diz que o projeto vai beneficiar o aprendizado dos estudantes. “Eu estou gostando bastante do projeto, vai ajudar a escola e ainda ensinar muito a gente”, relata.

A segunda etapa do projeto Pequenos Empreendedores da Escola Francisco Cardona será realizada no próximo semestre. As atividades vão abranger os estudantes do 1º, 2º e 3º ano. Para essa nova fase da atividade, os estudantes vão desenvolver objetos criados com materiais recicláveis, como cofres, recipientes, brinquedos, entre outros.

Todo o processo da atividade está alinhado com a proposta pedagógica da escola e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Os valores de união, trabalho em equipe, planejamento e determinação estão sendo ensinados na teoria e na prática para eles (alunos). No amanhã, eles precisam ter em mente esses valores para poderem conquistar os sonhos e objetivos deles”, considera a professora Lucimar de Oliveira.

Com a efetivação da atividade, o intuito dos professores é que ela também tenha continuação nos próximos anos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.