04/11/2018

Estudantes de Artur Nogueira prestam ENEM neste domingo

Prova será novamente aplicada em dois finais de semana

Da redação

Mais de dois mil estudantes prestam em Artur Nogueira a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo. A avaliação está marcada para os dias 4 e 11 de novembro, e os portões serão abertos a partir das 12 horas, com previsão de fechamento às 13h. Lembrando que o horário de verão começa exatamente no primeiro dia de provas do Enem 2018, ou seja, hoje, 4 de novembro.

Em todo o Estado de São Paulo, são esperados mais de um milhão e meio de pessoas o que representa cerca de 16% de todo o Brasil. Alunos das demais cidades onde não há locais de prova, foram encaminhados para municípios próximos para a realização do exame.

O professor de português e redação Paulo Munhoz explica que os alunos dele estão sendo preparados desde o início do ano. “Os terceirões há meses estão fazendo provas, simulados, cursinhos… Sempre tem aqueles que se apavoram e estudam em cima da hora. Mas agora é hora de ficar tranquilo e confiante. Nada de desespero! É preciso que os estudantes estejam cientes que eles tem uma bagagem muito grande desde o ensino fundamental e essa será a hora de usar”, afirma o docente.

Sobre a divisão da prova em dois finais de semana, o educador salienta que a medida permitirá que os estudantes realizem o exame com menos afobação. “Acho que o aluno vai fazer uma prova com menos presa. Apesar de ser um final de semana a mais de avaliação, já que eles prestam não apenas o ENEM como outros vestibulares”.

O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. Já o resultado para os treineiros sairá apenas em março de 2019. Uma novidade do exame nacional foi a antecipação dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. A partir desta edição, os candidatos de baixa renda e escolas públicas tiveram que solicitar a isenção antes das inscrições.

O ENEM foi criado em 1998 visando avaliar o desempenho dos estudantes após conclusão do educação básico. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior em instituições de ensino estaduais e federais. Atualmente, universidades brasileiras particulares adotam o exame para ingresso em seus cursos de graduação.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.