18/05/2021

Estiagem preocupa Saean

Autarquia tem desenvolvido algumas ações a fim de evitar uma possível falta de água ocasionada pela estiagem

Wagner Luan

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) está realizando um diagnóstico sobre a situação hídrica do munícipio com o objetivo de traçar projetos de melhorias para os próximos 20 anos.

Com o início do período de estiagem, surge a preocupação da população com a possível falta de água de determinados bairros que sofrem com esse problema na cidade.

O Saean está desenvolvendo ações para o período de estiagem. “A autarquia tem desenvolvido algumas ações a fim de evitar uma possível falta de água ocasionada pela estiagem. Assim, o Saean iniciou nesta semana a Campanha de Estiagem, denominada “Economizar é fácil, ficar sem é difícil”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o consumo consciente e alertar a população nogueirense sobre os riscos de falta de água, em virtude das chuvas abaixo da média”, indicou.

A administração informou que vem sendo feito um diagnosticado para saber a situação hídrica da cidade. “Vale lembrar que está sendo realizado um diagnóstico da situação hídrica de Artur Nogueira com o objetivo de traçar projetos de melhorias para os próximos 20 anos”, destacou a prefeitura.

“Neste ano, foi anunciada também a busca de recursos para a construção de uma nova represa no Poquinha, promessa de campanha da administração do Saean em conjunto com a Prefeitura. A autarquia também revela que já procura verbas para a construção de um reservatório de água no município”, completou a administração municipal.

Campanha do Saean para a estiagem

A presidente e superintendente do Saean Gabriela Montoya pontuou a necessidade da população ter ciência de que cada gota importa. “Vivemos em uma região desértica e não possuímos muitos recursos. Precisamos conscientizar a população de que a falta água pode ser evitada com simples atos”, afirma. E pontua: “as ações preventivas tendem a evitar que os reservatórios não entrem em estado de emergência, evitando o racionamento e outras consequências decorrentes da estiagem. “Uma pequena atitude diária nossa faz toda a diferença na preservação dos recursos hídricos e, também, na conta de água”, frisa.

Por fim, a administração disse que está sendo feito um trabalho de caça-vazamentos na cidade e que há falta de água apenas em virtude de manutenções. “Está em andamento uma ação de “caça aos vazamentos” nas redes de água da cidade para conter as perdas do recurso hídrico. Hoje, apenas há falta de água no município por conta de alguma manutenção, não sendo algo recorrente”, concluiu a gestão.

Confira algumas dicas para economizar água:

– Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa;
– Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado;
– Feche a torneira ao escovar os dentes;
– Opte por vassoura e balde para lavar o quintal;
– Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol;
– Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem;
– Regule as válvulas de descarga;
– Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.

Confira uma entrevista com a presidente do Saean

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.