20/01/2021

Estado coloca Artur Nogueira em alerta devido à Covid-19

Município enfrenta problemas com a taxa de ocupação de leitos para pacientes da doença

Da redação

O governo do Estado  colocou Artur Nogueira e outros 42 municípios paulistas, independentemente da classificação de suas regiões, em alerta porque estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%. A recomendação é que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares

Na Regional de Saúde de Campinas, além de Artur Nogueira, estão em alerta Amparo, Paulínia, Valinhos e Itatiba.

Procurada pelo Portal Nogueirense, a prefeitura de Artur Nogueira disse, por meio de nota, que atualmente a cidade conta com oito leitos destinados aos pacientes com Covid-19 e que seis estão ocupados. Também destacou que a secretaria de saúde vem trabalhando para combater a doença.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Saúde tem trabalhado para que a cidade não fique desamparada quanto aos leitos da covid-19. Atualmente temos oito leitos destinados aos pacientes infectados pela doença. Desses, seis estão ocupados e dois livres. Caso todos os leitos estejam ocupados – e se o paciente estiver em estado grave -, o município recorre ao Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde), e o enfermo é encaminhado para um dos hospitais de referência da região. 

Vale ressaltar que a secretaria trabalha de forma intensa logo nos primeiros sinais da doença. Para tanto, uma equipe de profissionais da saúde está à disposição da população em uma tenda, onde é feita a detecção do novo coronavírus por meio de testes.

“Nós temos a tenda onde fazemos a consulta. Quando o paciente apresenta os sintomas da doença nós fazemos o teste rápido e, se ele for positivo, já fazemos o exame que vai para o Instituto Adolfo Lutz. Esse exame leva de 10 a 14 dias para ficar pronto, mas a pessoa já entra em quarentena”, explicou a secretária de Saúde do município, Vilma Sia.

As primeiras doses da vacina devem chegar ainda essa semana na cidade e a secretaria tem preparado os pontos de vacinação  para que toda a população seja imunizada. Lembrando que a aplicação, bem como as etapas, ocorrerão conforme orientação do Estado. Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da saúde e idosos”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.