29/06/2012

ESPORTE: Lutador nogueirense retorna de campeonato mundial

Adilson Moreira ficou classificado entre os oito melhores do mundo

Quézia Amorim

O lutador nogueirense, Adilson Brito Moreira, retornou na última quinta-feira (28), do Japão, onde participou do IV Campeonato Mundial de Karatê Kyokushinkaikan. O atleta se classificou até as oitavas de final do campeonato.

Moreira embarcou no dia 17 deste mês para a cidade de Isesaki, província de Gumma no Japão, onde foi realizado o campeonato dos dias 22 a 24.

A competição foi organizada pela Confederação Mundial de Karatê Kyokushinkaikan, que disponibilizou premiação até o 5º colocado. Participaram do campeonato 128 atletas, dois brasileiros, dentre eles, Adilson.

A viagem

Ao todo foram 29 horas de viagem, sem contar com a parada no México, onde o avião fez conexão e ficou parado por algumas horas antes ir ao destino final.

Além de ter realizado um de seus maiores sonhos, de ter conhecido o Japão, o atleta teve a oportunidade de representar o Brasil e mesmo não tendo vencido a competição, comenta que está contente. “Mesmo eu não tendo ganhado o título de mundial, tenho a consciência de que foi muito difícil ter chegado aonde cheguei. Fico satisfeito pelo fato de ter representado meu país através de Artur Nogueira”, afirma Moreira, que ainda diz ter ficado impressionado com a disciplina e beleza do Japão.

O atleta afirma que uma de suas maiores dificuldades foi a adaptação com a alimentação no outro país. “Meu maior adversário foi a comida. Lá eu comi alguns tipos de peixes crus ou fermentados com temperos diferentes e macarrão típico do país. A sorte foi que no segundo dia conseguimos encontrar uma unidade do Mac Donald’s, aí paramos por lá”, afirma Moreira.

Uma das coisas que mais chamou a atenção do atleta foi a disciplina. “O povo de lá é muito disciplinado e centrado em todos os sentidos, é bonito de ver. De lá eu trago essa disciplina para aplicar nas minhas aulas”, conclui o lutador.

Devido à falta de estrutura e preparo no país, a viagem de Moreira foi custeada com ajuda de amigos e pessoas relacionadas que apoiaram o atleta.

O atleta

Adilson Moreira, de 32 anos de idade, possui o título de cinco campeonatos brasileiros, quatro de campeonatos paulistas, além de diversos outros títulos que conquistou em campeonatos regionais.

Atualmente o lutador desenvolve trabalho voluntário na Casa do Caminho e dá aulas na academia RN Sport, em Artur Nogueira. Além destas atividades, Moreira está participando de treinos de Artes Marciais Mistas (MMA) há um ano e pretende participar de, no mínimo, dois campeonatos até o final do ano, além de dar aula da modalidade para crianças do município.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.