25/10/2020

ESPECIAL: O que eles pensam sobre pandemia?

Saiba o que os candidatos pensam e propõe para pandemia em Artur Nogueira

Da redação

Visando mostrar as propostas sobre diversas áreas da administração pública, o Portal Nogueirense divulga hoje mais uma edição da série especial que apresenta propostas dos candidatos à prefeitura de Artur Nogueira. O material é um guia de apoio para o eleitor conhecer melhor candidatos e suas propostas para os assuntos mais importantes da cidade.

As edições são publicadas aos sábados e domingos, sempre como matéria principal do dia, até 14 de novembro. Nesta sexta edição, os candidatos discorrem sobre pandemia. O texto segue a regra de não exceder mil caracteres com espaço. A informação é enviada pelo candidato.

A ordem das resposta foi definida em sorteio com a presença dos assessores dos candidatos e será alterada a cada edição. Acompanhe!

O que eles pensam sobre pandemia? 

Manter as atividades do Comitê ao -Enfrentamento a COVID-19; manter a publicidade sobre prevenção e boletim diário, através de redes sociais e site da prefeitura; continuar com a desinfecção das vias públicas e unidades de saúde; dar continuidade com o Centro de Apoio e Triagem – COVID-19, com funcionamento 24 hs; Pronto Socorro Municipal, com atendimento 24 hs e retaguarda hospitalar; Fortalecimento das campanhas de vacinação nacional, com opção drive thruu; Capacitação de profissionais de saúde e outras secretarias da administração,  com orientações da correta desinfecção de higiene pessoal, objetos e superfícies tocadas com frequência, e utilização de EPI´s; Retomada dos agendamentos de forma gradual junto ao Centro de Especialidades Médicas – CEM, Fisioterapia e Odontologia; Outras ações de rotina e afins nos termos dos Protocolos Vigentes do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado – Plano São Paulo.

Quem de nós poderia imaginar nos primeiros dias de 2020 que o mundo teria que enfrentar uma PANDEMIA DE COVID-19? Infelizmente, já são muitas famílias que perderam PAIS, MÃES, FILHOS, AVÓS, COMPANHEIROS DE TODA UMA VIDA. Perdemos também uma parte importante da nossa história, pois estamos falando das pessoas que contribuíram com a construção desse país, pessoas que moldaram o nosso caráter, pessoas com as quais compartilhamos tantos momentos, conquistas, alegrias, dificuldades e que certamente iremos recordar por toda a vida. O mundo PÓS-PANDEMIA ainda é muito incerto, tendo em vista que uma crise econômica sem precedentes colocou as principais nações do mundo em alerta. O grande desafio que nos aguarda requer pessoas preparadas e sérias no trato com os recursos públicos. Neste sentido, consideramos “MARQUINHOS DA CULTURA” o gestor mais preparado para comandar Artur Nogueira nesse momento de reconstrução, pois já mostrou a sua capacidade como Secretário de Cultura e Secretário de Educ. (texto excedeu o limite de mil caracteres)

Um vírus não pode, em hipótese alguma, tirar nossa liberdade. Por isso, a prioridade será cuidar do bem estar da população. Vamos continuar respeitando a vida, evitando que as pessoas percam seus empregos e passem necessidade ou tenham de se expor e contraiam o vírus. É por isso que o comércio em geral e a indústria, que são a base da nossa economia, devem continuar funcionando, sempre com respeito a todos os cuidados sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento social, para não sobrecarregar a área da saúde. Para quem, eventualmente, contrair o COVID-19, vamos garantir haja leitos e cuidados adequados e que os postos de saúde estejam devidamente abastecidos com medicamentos. Também estaremos de olho em todas as novidades relativas às vacinas e tratamentos, para que assim que uma solução definitiva surgir, nossa cidade tenha garantia de completa imunização o mais rápido possível, para uma retomada plena de desenvolvimento.

Essa recente pandemia desmascarou a fragilidade dos mecanismos internacionais de proteção e combate às doenças altamente contagiosas, ao mesmo tempo que demonstrou a importância do nosso sistema único de saúde (SUS) no apoio aos mais necessitados. Isso nos remete à necessidade urgente de reflexão sobre o tema, até mesmo em razão da possibilidade de retorno de uma nova onda de contágio ou o surgimento de novas enfermidades. A inexistência de uma política pública nacional de enfrentamento nos fez observar as interpretações divergentes e execução de ações contraditórias entre os mais variados entes federativos (união, estados e municípios). Entendemos ser vital a criação de novas políticas públicas para repactuação das ações de combate de pandemias e o caso corrobora para a necessária e efetiva participação da sociedade civil. Nossa proposta de Governo Aberto defende também que o
investimento em novas tecnologias da informação propiciarão uma maior capacidade de resposta nestes casos.

Hoje passamos por um dilema muito grande de como será o mundo após essa pandemia. Nosso governo não se preocupa só com o depois mas também com o agora. Estamos vendo milhares de pessoas com dificuldade em conseguir um emprego, atendimento médico e até para suprir as necessidades básicas. Por isso nosso governo se compromete com a população. Criar um centro de apoio qualificado no combate ao Covid; Distribuição de cestas básicas as pessoas afetadas; Prioridade no atendimento aos idosos; Distribuição de remédio gratuito pra combate ao Covid; Apoio aos professores da rede municipal de ensino, adequação do ambiente escolar para maior segurança aos alunos.

Candidato não enviou propostas para o tema pandemia.

A pandemia nos obrigou a rever todo plano de governo e criar soluções novas para o novo normal. Os impactos foram grandes: Óbitos, internações, isolamento social, desemprego Mas também tivemos boas notícias, como o surgimento de novos negócios. E o primeiro passo neste novo cenário é fortalecer o micro e pequeno empresário, fortalecendo o comércio local e trabalhar a criação de uma identidade comercial para a cidade, atraindo investimentos e nos tornando uma cidade turística. O turismo fortalece a economia e gera oportunidades, estamos próximos a diversas rotas turísticas que já recebem turistas e recursos. Também captar e atrair empresas, aplicando realmente as leis de incentivo e oferecendo mão-de-obra qualificada por cursos técnicos e profissionalizantes. Nossa preocupação também está com a Educação e para isto um Conselho será formado e analisaremos a retomada das aulas. A saúde também receberá atenção especial e ficou claro que necessitamos da instalação de uma UPA.


Esse foi um ano muito duro para todos nós. A pandemia do novo coronavírus mudou completamente a nossa rotina. A forma como convivemos com as pessoas, como trabalhamos e fazemos coisas simples, como sair de casa para ir ao mercado. Será preciso criar estruturas adequadas para lidar com tudo isso. Garantir protocolos de higiene nas escolas, trabalhar fortemente campanhas de conscientização e prevenção para a sociedade e o comércio e resgatar as oportunidades de emprego e de renda, tão prejudicadas por conta da doença. Precisaremos, portanto, promover as adaptações e melhorias necessárias para conduzir as políticas públicas nos mais diferentes setores com normalidade até que tenhamos acesso à vacina.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.