08/11/2020

ESPECIAL: O que eles pensam sobre meio ambiente?

Saiba o que os candidatos pensam e propõem para o meio ambiente de Artur Nogueira

Da redação

Visando mostrar as propostas sobre diversas áreas da administração pública, o Portal Nogueirense divulga hoje mais uma edição da série especial que apresenta propostas dos candidatos à prefeitura de Artur Nogueira. O material é um guia de apoio para o eleitor conhecer melhor candidatos e suas propostas para os assuntos mais importantes da cidade.

As edições são publicadas aos sábados e domingos, sempre como matéria principal do dia, até 14 de novembro. Nesta décima edição, os candidatos discorrem sobre meio ambiente. O texto segue a regra de não exceder mil caracteres com espaço. A informação é enviada pelo candidato.

A ordem das resposta foi definida em sorteio com a presença dos assessores dos candidatos e será alterada a cada edição. Acompanhe!

O que eles pensam sobre meio ambiente? 

Cabe a nós toda a zeladoria e cuidado com nosso meio ambiente, possuímos nos dias de hoje um dever e uma responsabilidade para com a qualidade de vida do nosso munícipe e todos os meios que fazem da vida de todos que estão nesta cidade uma vida ou passagem agradável e de bem estar incomparável. Podemos dizer então que em nosso município trataremos de forma igualitária a questão ambiental e agrícola tal como os demais aspectos desse plano. Entre os deveres já estabelecidos para o nosso governo sejam eles revitalizações, construções, manutenções, também temos como objetivo a conscientização e incentivos para que todos munícipes sejam também parte desse grande bem estar social que um meio ambiente saudável nos proporciona. Ampliar a consciência da população para o uso sustentável dos recursos naturais é o principal objetivo do nosso governo. – INCENTIVO A ARBORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO – PROGRAMA RECRIA – PROGRAMA DE RECICLAGEM – INCENTIVAR A COLETA SELETIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS – INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS DE COLETA SELETIVA.

Candidato não enviou propostas para o tema Cultura.

Este é um tema importante porque trata do presente e o do legado para o futuro. Estamos vivendo um caos com a água em Artur Nogueira, e muito por falta de investimento, não só em infraestrutura, mas em PRESERVAÇÃO e CAPTAÇÃO. Vamos começar preservando nossas nascentes, água não se fabrica, se cuida. Cadastrar, recuperar e plantar árvores adequadas para a preservação de todas as nascentes, fazendo-se respeitar o limite que é imposto pela Lei Federal. Aprimorar a captação. Colocar em funcionamento urgente as ETEs, despoluindo os Córregos Três Barras e Cotrins, buscando recursos a fundo perdido no Consórcio do PCJ, do qual fazemos parte, e dos Governos Federal e Estadual. Vamos combater o despejo de esgoto diretamente nos rios, lagos e represas, muitas vezes irregular. Vamos arborizar as áreas verdes e áreas de preservação permanentes de nossa cidade. Implantarei o sistema de coleta seletiva de lixo em todos os bairros da cidade e transformarei o Ecoponto em uma Cooperativa de Reciclagem.

É impossível pensarmos em gestão pública moderna e responsável sem considerarmos projetos sustentáveis e de preservação ambiental. Terminar a estação de tratamento de esgoto, é nosso compromisso. Preservar nossos recursos naturais e hídricos é administrar para esta e para as futuras gerações. Precisamos construir novos reservatórios,retomar o viveiro municipal e investir no plantio de mudas e na recuperação de nascentes e matas ciliares. Vamos trabalhar com o saneamento rural por meio da instalação de fossas biodigestoras onde há fossa negra, poluente, e fortalecer nossos serviços de coleta seletiva por meio da instalação de ecopontos e de fomento à cooperativas de reciclagem. Trabalharemos forte a conservação do solo, a arborização para ampliar áreas de sombra natural na área urbana e a manutenção de estradas rurais, com cacimbas e uso de resíduos da construção civil para dar melhores condições de tráfego ao leito.

Estimular ações que visem à promoção de práticas da educação ambiental municipal; Expandir o plantio de árvores em nossas áreas verdes e particulares, além de reflorestamento das áreas de APP do município; Assegurar o plantio e manutenção da mata ciliar recuperando e preservando as nascentes; fortalecimento das ações com a ARIE Matão (Matão da usina); instalação de novos Ecopontos no perímetro urbano; Implantação de centro de britagem de resíduos de construção civil e compostagem; Elaboração do plano de elaboração do antigo lixão; Implantação da Coleta Seletiva em toda a área urbana; Revitalização da área de descarte de podas e resíduos da construção civil da garagem municipal.

A questão ambiental em Artur Nogueira precisa ser tratada em conjunto com o tema SAEAN. Nos últimos meses a população nogueirense passou a conviver com a FALTA DE ÁGUA. A SAEAN recebeu grandes investimentos do governo federal para investir em infraestrutura, por meio do PAC. A GRANDE QUESTÃO É: COMO RESOLVER
A FALTA DE ÁGUA? Primeiramente é necessário fazer uma gestão séria dos nossos recursos hídricos. Eu estou colocando a disposição da população de Artur Nogueira os meus 8 anos de experiência a frente da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação para implantar um modelo de gestão participativa. É necessário também buscar recursos junto aos governos estadual e federal, por meio de emendas parlamentares dos Deputados, e investir na recuperação dos mananciais, além de ampliar o armazenamento de água. Sendo assim, coloco a disposição de Artur Nogueira a minha experiência de 7 anos como assessor parlamentar para buscar recursos e aplicar onde é realmente
necessário.

Para o meio ambiente nossas pautas focam no tratamento de 100% do esgoto através da finalização da ETE-Stoco e saneamento básico, além de implantar coleta de lixo seletiva, centro de compostagem para fornecer aos pequenos produtores rurais e centro de reciclagem, com o intuito, de dar mais dignidade ao trabalho dos catadores. O plantio de árvores em áreas de preservação permanente e a estruturação do plano diretor de arborização urbana também serão feitos em nossa gestão, bem como a proteção aos animais, criando a Casa de Passagem para os pets abandonados, campanhas de vacinação e vermifugação, castração, regulamentação da Lei Municipal de maus tratos e abandono, criação do fundo municipal de defesa, proteção animal e criação do departamento do bem-estar
animal e o impedimento de criação de pets para venda. A pesca gratuita e natação na Lagoa Itamaraty serão retomadas e vamos criar os centros de lazer na Lagoa Bôer e Lagoa da Fazenda Velha.

Cuidar do meio ambiente não é falar. É fazer! É preciso deixar de hipocrisia! O modelo de crescimento adotado nos últimos anos é a do inchaço! É mentira que estamos crescendo! Nossa cidade está inchando! Quebre uma perna e ela ficará o dobro do tamanho! Isso é inchaço! Crescer, até tumor maligno cresce! A cidade precisa de desenvolvimento. Isso sim é Crescimento! E se for sustentável, aí começamos a falar em cuidados com o meio ambiente! Hoje a cidade está nas mãos de pessoas que buscam o ganho próprio com o mercado imobiliário e, infelizmente, a população menos consciente acaba aceitando esse tipo de “crescimento” que visa apenas a ocupação populacional! Combater a ocupação clandestina e desordenada, investir na recuperação de mananciais e matas ciliares, na produção de água, na reservação de águas naturais e tratadas, combater o desperdício, assoreamentos e tratar o esgoto do município será um grande passo! É hora da cidade DESISTIR de governos medíocres e acreditar na MUDANÇA DE VERDADE!

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.