29/12/2012

ESPECIAL ENTREVISTAS: 12 nogueirenses que marcaram 2012

Confira as pessoas mais influentes do ano em Artur Nogueira

Alex Bússulo

Às vezes o que marca e torna um município conhecido são as belezas naturais, como cachoeiras, praias ou fazendas. Às vezes é a história, com museus, casarões e arquitetura colonial. Existem também aqueles municípios que ficam marcados por lendas e situações inusitadas, como a cidade de Varginha – MG, que supostamente teria sido visitada por extraterrestres.

Se você pudesse resumir e encontrar uma palavra que definisse o município de Artur Nogueira, o que você diria? Esta cidade não possui belezas naturais, museus, muito menos ficou marcada por supostos ET’s.

A resposta para esta pergunta não é tão complicada quanto aparenta. A maior beleza e o que coloca Artur Nogueira em destaque são seus próprios moradores. Isso mesmo! São os nogueirenses que fazem o município ser conhecido e reconhecido como ‘Berço da Amizade’.

Políticos, professores, esportistas, artistas, voluntários, ambientalistas, religiosos, músicos, ativistas, entre muitos outros, marcam todos os dias as páginas eletrônicas do Portal Nogueirense.

Não foi fácil fazer da lista a seguir. Para elaborá-la foi considerada a relevância em que a pessoa teve em diferentes áreas durante 2012. Apenas um nome em cada setor foi homenageado, com bases em publicações e relatórios divulgados pelo Google Analytics, que analisa quantas visualizações diárias uma reportagem atingiu.

Em cada área, você confere a seguir, quem mais foi destaque neste ano. Confira:

O candidato que conquistou os nogueirenses

Em outubro, as urnas comprovaram a vitória de Celso Capato (PSD) com exatos nove mil votos. Com a proposta de que o município quer e merece mais, este nogueirense é a esperança de muitos nogueirenses de dar uma nova cara para Artur Nogueira. “Coloquei um objetivo na vida e trabalhei para atingir esse objetivo. Fui três vezes prefeito de Holambra e vou ser prefeito pela quarta vez, agora em Artur Nogueira, o que era um sonho pessoal. Daqui para frente eu quero atingir uma outra meta que é trabalhar bastante pela cidade e ser o melhor prefeito da história de Artur Nogueira”, afirma Capato.

 

A educadora nogueirense que ganhou o Brasil

A diretora da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Francisco Cardona, Débora Sacilotto, foi premiada como Gestora do Ano durante a cerimônia do 15º Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. O evento foi realizado em outubro em São Paulo. Débora foi contemplada com a premiação após fazer a inscrição do projeto ‘Minha escola, Minha vida’, que trabalha o senso crítico de alunos e professores, através de assembleias escolares. “Artur Nogueira tem professores maravilhosos. Pensamos no aluno como alguém que será o futuro do país. Um reconhecimento como este eleva o nome e o ensino da cidade”, afirma a educadora.

 

O atleta nogueirense que representou o Brasil no maior evento esportivo do mundo

O nogueirense Luiz Alberto de Araújo representou o Brasil nas Olimpíadas, realizadas no mês de julho em Londres, Inglaterra. Na modalidade do decatlo, que reúne dez esportes, o atleta fez bonito e conquistou o primeiro lugar nos 400 metros. Para ir para os Jogos Olímpicos, Luiz teve que vencer o Troféu Brasil, realizado no Ibirapuera, em São Paulo, superando o índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo. “Levo o nome de Artur Nogueira para onde eu vou. Sempre falo de onde eu venho. Tenho muito orgulho em ser nogueirense”, afirma o atleta.

 

A artista que movimentou Artur Nogueira

Idealizadora do Movimento Cultural Brincantti, Elaine Queiroz ministrou desde janeiro o curso de teatro no Centro Cultural Tom Jobim. O público conferiu o resultado das oficinas neste mês de dezembro, durante as apresentações dos espetáculos Revolução das Mulheres e Máscaras. A nogueirense também se destacou com a produção dos espetáculos Setes, La Identidad, além de dirigir ‘A quem nos levará a estrela?’ e apoiar vários outros eventos culturais. “Ser artista em Artur Nogueira não é fácil, não há muita perspectiva, mas quando amamos o que fazemos, quando persistimos no nosso objetivo, tem um Ser lá em cima que nos ajuda para alcança-los e aí vemos o quanto é bom viver”, afirma Elaine.

 

A mãe que foi reconhecida em outro continente

Em dezembro, a Vó Nair recebeu uma grande surpresa. Um casal australiano, acompanhado pelos dois filhos, visitou e fez várias doações a Instituição Evangélica Filadélfia de Artur Nogueira (Iefan). Entre as doações, estavam brinquedos, roupas e um cheque de R$ 2.100. Em setembro, Vó Nair completou 15 anos à frente da Iefan, uma instituição que criou para cuidar de crianças carentes em Artur Nogueira. “Percebo que Deus está abrindo as portas para o nosso trabalho. Este ano passamos por várias dificuldades, mas conseguimos superá-las com ajuda de verdadeiros anjos”, afirma a nogueirense.

 

O homem que luta pelos direitos dos animais

Desde o ano passado, o sociólogo Carlos Caressato está à frente da Rede de Proteção Animal Ambiental (RPAA), entidade sem fins lucrativos que cuida e luta pelos direitos dos animais de Artur Nogueira. A rede já conseguiu a castração gratuita de centenas de animais, além de promover campanhas de doações de cães e gatos abandonados. Em outubro, a RPAA foi reconhecida como Utilidade Pública pela Câmara Municipal. “A Rede nasceu da necessidade de transformar o individual em coletivo. Já existiam no município várias pessoas que cuidavam de animais de rua. Só que eram ações isoladas”, afirma Caressato.

 

Depois de 13 anos, o padre se despede de Artur Nogueira

Durante a procissão de Corpus Christi, o Padre Eder concentrou mais de 800 fieis em Artur Nogueira. Com o objetivo de divulgar a Jornada Mundial da Juventude, o padre promoveu a caminhada “Bote Fé na Vida”, que também levou centenas de nogueirenses às ruas e que promete repetir o sucesso no último domingo de 2012. O padre também idealizou a campanha ‘Nossa Matriz de Forro Novo’. Após treze anos à frente da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a Diocese de Limeira anunciou a transferência de Padre Eder para Araras. ““Acolhi a solicitação da minha transferência com serenidade. Com todos os meus limites e misérias, posso dizer com certeza, que saio de Artur Nogueira muito melhor do que quando aqui cheguei”, afirma o padre”.

 

O idoso que brigou pela segurança de Artur Nogueira

Até meados do último semestre deste ano, o senhor Renato Mancinelli esteve à frente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Artur Nogueira – cargo que assumiu com muito comprometimento e seriedade. Mesmo idoso, Renato representou Artur Nogueira em vários ciclos de debates sobre Segurança Pública e sugeriu melhorias para os prédios da PM, GM e Delegacia. “As pessoas deveriam aproveitar a vida sendo útil para a comunidade. Se cada um resolvesse descruzar os braços e fizesse pelo menos alguma coisa de melhor nosso mundo seria outro”, afirma Renato.

 

A mulher que representou a beleza nogueirense em São Paulo

A nogueirense e estudante de Jornalismo, Wanessa Pamplona, passou a coroa neste ano, finalizando o reinado de Miss Artur Nogueira. Mas antes disso soube representar muito bem o município. Em agosto, ficou entre as 15 mais belas do concurso Miss São Paulo 2012. Sempre dedicada e persistente, Wanessa também ajudou o produtor Paulinho Munhoz em vários outros desfiles, como Miss Mirim, Garota Mares do Sul, entre outros. “Para mim foi uma grande honra representar Artur Nogueira. Me sinto com o dever cumprido. Feliz com tudo o que aconteceu. Viveria tudo de novo se fosse possível”, afirma Wanessa.

 

O presidente de associação de bairros que lutou pelo asfalto e criou um jornal comunitário

O nogueirense Advigues Santana é um exemplo de cidadão. À frente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Carolina (AMAJC), Santana lutou por vários melhorias no bairro, tais como o tão sonhado e esperado asfalto. Também promoveu sabatinas com os candidatos a prefeito de Artur Nogueira. Santana também lançou neste ano o Jornal do Bairro, que traz mensalmente as principais notícias do Jardim Carolina e de outros bairros. “Uma associação tem grande importância, pois representa a voz e as angústias de um povo, de uma comunidade. Se não nos unirmos ficamos fracos e nossos problemas ficam difíceis de serem resolvidos”, afirma Santana.

 

O homem que ensinou música para mais de mil nogueirenses

Ricardo Michelino é o responsável pela Corporação Musical 24 de Junho há mais de uma década. Amante da música, já tocou com Sandy e Júnior, Toquinho, entre outros artistas famosos. Está à frente do Projeto Retreta, que em dois anos de fundação já atendeu mais de 700 alunos nogueirenses. O projeto incentiva o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino. “A intenção deste projeto é descentralizar o ensino da música aqui na cidade. As aulas são gratuitas, a única coisa que pedimos em troca é o compromisso com a Corporação e a participação dos grupos que nela existem”, afirma o maestro.

 

 O homossexual que idealizou a 1ª Semana do Orgulho LGBT em Artur Nogueira

Após muitas polêmicas, o nogueirense e professor de inglês Raoni Zopolato idealizou a 1º Semana do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) de Artur Nogueira. Ao todo foram quatro dias de atividades, realizadas em julho, com programação variada indo de palestras a shows de Drag Queens. O encontro aconteceu em julho e contou com palestras, apresentações artísticas, além de um espetáculo teatral. “Por ser o primeiro evento de LGBT organizado na cidade, achei que superou muito mais minhas expectativas”, comenta Zopolato.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.