20/09/2017

Escorpiões assustam moradores de Artur Nogueira

Vigilância Sanitária publicou dicas para evitar problemas com os animais peçonhentos

Da redação

Moradores de Artur Nogueira têm se manifestado nas redes sociais a respeito do aparecimento de escorpiões dentro de suas residências. Os animais peçonhentos costumam aparecer com mais frequência em épocas de calor, e a Vigilância Sanitária (Visa) do município publicou uma série de dicas na terça-feira (19) para que se evitem maiores problemas com os bichos, que integram a classe dos aracnídeos.

A dona de casa Meiriele Souza, por exemplo, encontrou um escorpião na sala de casa na manhã desta terça (19). Ela havia acabado de abrir a cortina da janela e se sentara no sofá. Instantes depois, a filha, de 11 anos, viu o animal subindo pela parede atrás da mãe. Quando percebeu o perigo, Meiriele chamou o marido para matar o bicho e dar fim ao problema. “Mas ele não chegou a morrer. Daí jogamos ele no álcool”, conta.

Essa foi a primeira vez em 15 anos que a moradora do Bairro São Bento encontrou um escorpião em casa. Mas não foi a única.

Juliana Rosanelli reside no Bairro São João dos Pinheiros (Casinhas) e achou um dentro do quarto, junto com o filho, de apenas 5 anos. “Eu ia colocar uma sacola de lingerie no canto, pois sou revendedora. Daí me deparei com aquele bicho. Tomei um sustão”, afirma. Segundo ela, um vizinho pegou o escorpião, matou, jogou no vaso sanitário e deu descarga.

A moradora afirma que seu quintal é cimentado e que, talvez, o animal tenha vindo de alguns tijolos que guarda. Ela também comenta que há muito mato nos arredores do bairro, o que pode propiciar o aparecimento dos escorpiões, mas que muitos moradores do local juntam entulho nos quintais. “Penso que eles podem ter vindo daí [dos entulho], mas não sei, né”, pondera.

Visa

Após contato do Portal Nogueirense, a Prefeitura de Artur Nogueira publicou na página oficial do Facebook um alerta da Visa a respeito da incidência de escorpiões. Segundo a nota, os casos são mínimos no município e a população pode ajudar a zerar esse tipo de situação. Confira a publicação:

“Em períodos mais quentes do ano os escorpiões costumam aparecer com mais frequência. Esses invertebrados possuem hábitos noturnos, ou seja, costumam sair a noite em busca de alimento, como moscas, cupins, grilos e baratas. Então é importante manter a casa limpa e livre desses chamariscos. O animal venenoso costuma habitar locais escuros como fendas, buracos, entre tijolos e no meio de entulhos. Em 2015 foram registrados 11 casos no Município, já em 2016 três casos, e em 2017 apenas um.

Existem algumas medidas e cuidados que podem zerar os casos em Artur Nogueira. A primeira delas é a denúncia de áreas com entulhos, terrenos baldios e lotes sujos. A prefeitura possui um sistema de ouvidoria que atende a população das 8h às 12h e das 13h às 17h, onde pode ser realizada a denúncia desses locais que podem abrigar os escorpiões. O contato pode ser feito por meio do telefone 3827-9710 ou por meio do aplicativo Ouvidoria Artur Nogueira, que está disponível para celulares com sistema Android.

Medidas de prevenção e primeiros socorros

Segundo a Vigilância Sanitária em Saúde (VISA) de Artur Nogueira, para que não haja incidência de escorpiões em sua residência, o melhor é prevenir e não deixar “esconderijos” para o animal, como caixa, pilhas de telhas, entulhos, tijolos e madeiras. Outra dica importante para não atrair o animal venenoso, é tampar ralos, sifões, não deixar a pia com louças e panelas sem lavar para não atrair o alimento preferido deles: a barata.

A maioria das vezes os sintomas são inchaço, vermelhidão e dor no local da picada. Em caso de picada de escorpião os primeiros socorros são:

Lavar o local da picada com água e sabão;

Manter o local da picada voltado para cima;

Não cortar, furar, ou apertar o local da picada;

Beber bastante água;

Ir o mais rápido possível ao Pronto Socorro ou ligar no 192.

Qualquer dúvida, entre em contato com o setor de Vigilância em Saúde por meio do telefone 3827-3846.”

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.