02/05/2019

Escolas estaduais de Artur Nogueira terão quatro recessos escolares

A partir de 2020, alunos e professores de escolas estaduais terão quatro períodos de férias

Da redação

Uma mudança no calendário escolar da rede estadual de ensino foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na última sexta-feira (26). A partir de 2020, alunos e professores de escolas estaduais terão quatro períodos de férias. As férias de julho diminuirá e passará a ter 15 dias, haverá recesso em abril, outubro e entre dezembro e janeiro.

A principal mudança serão as férias do meio do ano. Em julho, mês onde costumava ocorrer 30 dias de férias, agora passará a ter 15 dias. Outro ponto diferente do atual foi a oficialização de duas semanas de recesso, em abril e outubro. De acordo com Doria (PSDB), a mudança não diminuiu nem aumentou, o que houve foi uma redistribuição. Ou seja, os 200 dias letivos previstos por lei continuarão. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirma que a medida beneficiará a aprendizagem dos alunos.

A dona de casa, Zulmira Nascimento, tem dois filhos matriculados na rede estadual de ensino, em Artur Nogueira. Para ela, a mudança no calendário foi vista de forma positiva. “Acho que fica bom para os alunos e para os professores, serão intervalos menores, com a oportunidade deles descansarem em diferentes períodos do ano e uma forma dos estudantes não ficarem muito tempo fora das salas de aula. Além disso, o tempo de aulas vai continuar o mesmo durante o ano”, reflete.

Atualmente, o calendário da rede estadual prevê dois períodos de férias: de dezembro a 31 de janeiro e de 28 de junho a 30 de julho. O próximo ano letivo terá início nas escolas estaduais no dia 3 de fevereiro e com o término das aulas programado para 22 de dezembro. O novo calendário completo de 2020 deverá ser publicado no segundo semestre deste ano (2019).

Calendário de escolas municipais

As redes de ensino municipal e particular também poderão aderir à mudança de calendário de aulas para otimizar o quesito de transporte escolar, por exemplo, e se adequar ao cronograma do Estado. A Prefeitura de Artur Nogueira foi solicitada a se pronunciar a respeito da possível mudança ocorrer também no calendário escolar das escolas municipais.

Através da secretaria de Educação, o Poder Executivo informou que “o calendário escolar da rede municipal de ensino é composto por 15 dias de recesso em julho, aproximadamente 10 dias de recesso em dezembro e 30 dias de férias no mês de Janeiro, garantindo os duzentos dias letivos efetivos em atividades na unidade escolar”. A secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, ressaltou que toda mudança precisa ser analisada. “Nós da secretaria de educação vamos aguardar as considerações da UNDIME e da RMC, pois o nosso município não poderá ficar fora da maioria da nossa região”.

 ……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.