09/11/2015

Escola Severino Tagliari representará Artur Nogueira em Desafio de Matemática regional

Após vencer fase municipal, alunos da Escola Severino Tagliari concorrerão com outras sete escolas da região.

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Severino Tagliari, em Artur Nogueira, foram destaque na etapa municipal do Desafio de Matemática, ocorrido em outubro, e promovido anualmente pela Diretoria de Ensino de Limeira. Os estudantes concorreram com outras cinco escolas do município e garantiram a participação na fase regional, que deve ser realizada em dezembro, com a participação de mais sete escolas de diferentes cidades da região.

A primeira edição do Desafio de Matemática ocorreu em 2013, com a participação de aproximadamente 6 mil alunos das turmas do 6º ano. Nos anos seguintes o projeto foi ampliado e passou a abranger as turmas do 7º ano em 2014, com 13 mil participantes. Já em 2015 o Desafio conta com a participação do 8º ano, com 21 mil alunos inscritos. Os concorrentes são os estudantes atendidos pela Diretoria de Ensino de Limeira. Para a edição de 2016 também está prevista a participação de alunos do 9º ano.

A primeira fase do desafio foi a de preparação dos alunos, ocorrida entre abril e junho, após as escolas receberem as apostilas disponibilizadas pela Diretoria de Ensino. Entre os exercícios compostos pelo material oferecido estão a resolução de problemas matemáticos, cálculos, enigmas, jogos de memória, quebra-cabeças, exercícios voltados à compras e o stop, atividade preferida dos alunos, com ações matemáticas a serem resolvidas em um determinado tempo estipulado. As atividades, feitas em grupos e também de maneira individual, foram aplicadas pelos professores durante as aulas de matemática uma vez na semana. Nesta fase foram formados grupos em cada sala entre as turmas de 6º ano, que compõem o primeiro nível, e de 7º e 8º ano, compostos pelo segundo nível.

Posteriormente, em agosto e setembro, ocorreu a segunda fase do desafio, em uma competição interna ocorrida nas próprias escolas e que envolveu um grupo de cada nível com destaque na primeira fase.

A terceira fase foi a municipal, ocorrida em outubro e realizada entre as demais escolas participantes no município. No primeiro nível, composto por alunos do 6º ano, a Escola Severino Tagliari ficou em primeiro lugar com 2.775 pontos, em segundo ficou a Escola José Aparecido Munhoz com 2.650 pontos. A Escola Magdalena Sanseverino Grosso conquistou o terceiro lugar com 2.600 na pontuação, a Escola José Amaro Rodrigues obteve 2.550 pontos e permaneceu em quarto lugar, A Escola João Gazolli (Carolina) teve 2.250 pontos e ficou em quinto lugar, e por fim, a Escola Armando Falconi alcançou 1.600 pontos no sexto lugar.

Turma nível I

No segundo nível, formado por alunos do 7º e 8º ano, a Escola Severino Tagliari também ficou em primeiro lugar com a marca de 2.575 pontos. A Escola Magdalena Sanseverino Grosso ficou na segunda colocação, com 1.900 pontos. A Escola José Amaro Rodrigues marcou 1.775 pontos no terceiro lugar, o Aparecido Munhoz marcou 1.725 pontos no quarto lugar, os alunos da Escola João Gazolli marcaram 1.600 pontos no quinto lugar, e o Falconi ficou em sexto lugar, com 1.117 pontos.
Turma nível II

A quarta fase do Desafio de Matemática acontece em dezembro à nível regional, com a participação de oito escolas, divididas entre Limeira, Rio Claro, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Cordeirópolis, Iracemápolis, Ibiúna e Artur Nogueira. Haverá um aluno de cada unidade escolar representando o nível I ( 6º ano) e nível II (7º e 8º ano) na competição. De acordo com Diretoria de Ensino de Limeira, as escolas de Santa Gertrudes deverão participar do projeto no ano que vem, com os alunos do 9º ano, após o desafio ser mais uma vez ampliado.

Segundo Carlos Eduardo Fontana, um dos coordenadores do projeto Desafio de Matemática, os principais objetivos do desafio é elevar o nível de aprendizagem dos alunos, mostrar o lado prazeroso da matemática e estimular professores e estudantes. “Nos últimos dois anos o projeto tem ganhado congratulações das câmaras municipais da região e foi destaque em um workshop promovido pela Secretaria de Estado da Educação, realizado na capital. Sem contar os resultados positivos que refletem na questão educacional e familiar dos alunos”, afirma.

De acordo com Fontana, as turmas que têm mostrado os melhores resultados no aprendizado em matemática dentro das escolas, são aquelas que participam do Desafio de Matemática. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), prova de nível nacional realizada há 10 anos de forma independente do Desafio de Matemática, foram conquistadas pela Diretoria de Limeira 21 medalhas, onde 80% das premiações entregues durante a olimpíada foram conquistadas pelos participantes envolvidos no desafio.

Os três candidatos vencedores da fase regional deverão receber medalhas, troféus, certificados e prêmios, que são jogos interativos que acompanham o objetivo didático do projeto, como o Banco Imobiliário, War e Batalha Naval. Os demais participantes deverão receber medalhas e certificados de participação.

Ainda de acordo com Fontana, vale ressaltar que o Desafio de Matemática é uma campanha por adesão, sem haver a obrigatoriedade de participação, porém, 96% das unidades escolares optam por participar. As unidades escolares que não conseguem concluir a fase de preparação dos alunos são automaticamente eliminadas.

Lúcia Helena dos Reis Ribeiro, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Severino Tagliari, considera que o resultado da terceira fase do Desafio ofereceu reflexos positivos na rotina dos alunos e professores. “Para nós foi muito importante este resultado, pois são em ocasiões assim que podemos ver que o trabalho desenvolvido com tanto afinco está surtindo efeito. Agora estamos todos torcendo para a fase regional”, declara.

A etapa regional está prevista para ocorrer entre os dias oito e dez de dezembro, com local ainda a ser definido em reunião entre a Diretoria de Ensino de Limeira e os representantes das escolas participantes.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.