26/07/2024

Escola Estadual de Artur Nogueira terá mais ofertas de cursos técnicos em 2025

E.E José Aparecido Munhoz já oferece os cursos de Logística e Administração e vai oferecer Agronegócio

Da redação

A Escola Estadual José Aparecido Munhoz, no bairro Conservani, em Artur Nogueira, terá mais uma opção de itinerário de ensino técnico para o ano de 2025. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP), o colégio foi escolhido, após os alunos manifestarem interesse em cursos técnicos em uma pesquisa feita pela pasta.

Segundo a direção da escola, o colégio já oferece os cursos técnicos de Logística e Administração e  partir do anos que vem, também será oferecido o curso de Agronegócio. O curso foi escolhido depois de uma pesquisa feita junto aos estudantes.

Os curso técnico são oferecidos para alunos do ensino médio da escola.

Aumento da oferta

A partir de uma pesquisa com as unidades que ofertam o Ensino Médio na rede pública, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai ampliar das atuais 1.393 para 1.911 escolas estaduais que ofertam o itinerário de ensino técnico para o ano de 2025. Neste ano, 71,9 mil alunos estão matriculados nesse modelo e o número pode crescer para 170 mil matriculados no próximo ano.

Na região de Campinas, são 10,1 mil alunos matriculados em 214 escolas em 2024. O número deve subir para 24,5 mil vagas em 318 escolas no próximo ano. Na região administrativa, 79 municípios oferecerão ensino técnico em 2025.

As 170 mil matrículas previstas para o próximo ano letivo contemplam os estudantes que estarão na 2ª e 3ª série do Ensino Médio, período dedicado aos aprofundamentos previstos no Novo Ensino Médio.

A Secretaria da Educação ampliará, ainda, o número de cidades que terão a oferta de ensino técnico na rede — das atuais 349 para uma perspectiva de estar em 463 municípios, um aumento de 32,6%. Em 2022, o técnico era oferecido a alunos de 161 cidades paulistas.

Para o próximo ano, serão ofertados os mesmos nove cursos da grade da Educação (administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas), além das turmas com aulas nos centros do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) — em nova parceria da Educação para o próximo ano.

Nas escolas estaduais, as aulas são ministradas por professores contratados pela Seduc-SP e em alguns casos por professores do Centro Paula Souza, nas cidades onde há Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), ou da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), escola técnica municipal de Indaiatuba que atende escolas e municípios das cidades do entorno.

Estágio para alunos do ensino técnico

A proposta da Seduc-SP visa oferecer aos estudantes complementação do ensino e da aprendizagem, e prevê o pagamento de bolsas mensais de R$ 800 a estagiários que frequentam os cursos na área de tecnologia oferecidos no itinerário formativo de Ensino Médio Técnico, de ciência de dados e desenvolvimento de sistemas. Para os demais cursos, a expectativa da Educação é um pagamento mensal de R$ 650. Para todos os estudantes selecionados, a bolsa será paga por quatro horas de jornada de atividades de estágio diárias — 20 horas semanais. A expectativa é que o programa alcance 30 mil estudantes estagiários em 2025.

A bolsa-auxílio será paga pela Educação por um período de seis meses, assim como o seguro contra acidentes pessoais dos estudantes. As empresas parceiras deverão fornecer auxílio transporte aos estudantes e dispor de profissional que atuará como supervisor do estágio, com formação ou experiência na área de conhecimento do curso técnico da Seduc-SP. Após um período de estágio de seis meses no programa estadual, os estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter seus contratos de estágio assumidos pelas empresas.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.