25/11/2021

Escola Estadual de Artur Nogueira realiza ações para celebrar Dia da Consciência Negra

Programação, na Escola José Amaro Rodrigues, contou com palestras educativas e um desfile

Da redação

Para celebrar e conscientizar sobre a importância do Dia da Consciência Negra, os professores da escola Estadual José Amaro Rodrigues, no centro de Artur Nogueira promoveram espaços de aprendizagens reflexivas sobre a data durante todo o mês de novembro. A proposta do projeto foi informar, sensibilizar e conscientizar sobre a luta contra o racismo, presente nas mais diversas esferas da nossa sociedade. O projeto teve sua culminância através de palestras educativas com a professora de geografia, Gabriela Silva e um desfile para exaltar a beleza afrobrasileira.

No dia 24 de novembro aconteceu primeiro Desfile Beleza Negra Amaro e teve grande recepção dos estudantes e de toda a equipe escolar. O objetivo do evento foi exaltar e celebrar a beleza afro, refletir sobre os diferentes padrões de beleza e a importância do combate ao racismo.

Segundo a professora Gabriela, “ter um dia instituído nacionalmente para estudar os desdobramentos da escravidão que ocorreu no Brasil ao longo de quase 4 séculos e do movimento eugênico, que culminou em políticas higienistas e racistas no Brasil do início do século XX, é de extrema importância”.

“O projeto foi feito para fazer os estudantes pensarem em como esse passado afeta as vidas dos brasileiros na contemporaneidade. Nós da escola tentamos cumprir nossa missão social de educadores e com história do país em disseminar informações verdadeiras e pertinentes às pautas sociais atuais, que mantenham os estudantes e as próximas gerações munidos de informação e pensamento crítico a respeito de uma das matrizes culturais brasileira que formam o Brasil, os povos africanos”, explica a professora.

A estudante Elizângela Salustiano também comentou sobre o evento: “Pra mim, foi muito importante fazer parte deste desfile, mostramos que temos coragem de enfrentar o racismo e assumir nossa cor. Muitos tem medo, receio de bater no peito e assumir o que é, por não ser considerado o “padrão” imposto pela sociedade. O que teve hoje na Escola José Amaro Rodrigues foi só o começo, vamos lutar muito mais pelo respeito, pelo que é nosso de direito, a união faz a força e tenho certeza de que isso foi um grande passo. O dia da consciência negra é importante e sempre deveria ser prestigiado. Eu amei representar essa cor que é tão linda e tão perfeita, agradeço por cada segundo”, disse ela.

Fotos: Escola Estadual Jose Amaro Rodrigues/ Com colaboração de Priscila Maio

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.