19/12/2018

Escola de Artur Nogueira é premiada e considerada “Guardiã das Águas”

Instituto Internacional Paper reconheceu o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edmo Wilson Cardoso

Daniela Fernandes (com informações da Asscom)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edmo Wilson Cardoso foi premiada e considerada “Guardiã das Águas”. O reconhecimento foi feito pelo Instituto Internacional Paper (IIP), o qual destacou a união e trabalho em equipe dos professores, alunos, funcionários e parceiros da unidade de ensino. Todos promoveram, ao longo de meses, ações vinculadas à conscientização da importância da preservação dos recursos hídricos de Artur Nogueira.

Após vencer uma concorrência de edital da IIP, a escola foi contemplada com uma cisterna no valor de R$ 7 mil. Durante os meses de maio a novembro, funcionários, pais, alunos e parceiros participaram de várias ações ambientais que aconteceram no bairro do Blumenau, onde a unidade está localizada.

Entre eles, controle de consumo da água, recolhimento de lixo no entorno da nascente, revitalização da praça da esquina da escola, revitalização dos jardins da escola, plantio de árvores pelo bairro, revitalização da horta na escola, oficinas de compostagem. Todas as ações e outras foram trabalhadas com alunos e com a comunidade do entorno, através de conceitos relacionados à preservação, desperdício e sustentabilidade que são os tópicos que se referem ao meio ambiente e que foram os pilares da iniciativa.

No evento de homenagem, a professora Maria Aparecida Carvalho Monteiro recebeu uma placa de reconhecimento por ter sido a proponente do projeto. A EMEF Edmo Wilson Cardoso foi honrada com uma placa de reconhecimento e agradecimento à toda equipe que realizou as atividades. O trabalho renderá a todos da escola um certificado de 360 horas por terem realizado as ações.

A educadora proponente afirmou que o projeto foi um grande presente. “O maior impacto além de toda economia e boas práticas que realizamos com o projeto será a continuidade, pois todas as ações complementares foram se desenhando ao longo do projeto e a cada problema resolvido, sempre trazendo consigo a necessidade de outras e outras ações”, confessou. Maria se aposenta neste ano e conclui os anos de serviço de maneira positiva e com a sensação de dever cumprido.

Segundo a secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, foi uma grande oportunidade fazer parte do projeto realizado pelo Instituto International Paper. “Participar do “Guardiões das Águas” foi importante para agregar conhecimentos e ações nas atividades que são desenvolvidas na escola sobre as questões socioambientais. Agradeço e parabenizo a parceria entre o Instituto e a escola”, declarou a responsável pela pasta. A secretária agradeceu ainda o esforço de cada profissional que se envolveu no projeto e, também, as parcerias feitas durante o mesmo.

Além da instalação de uma cisterna, que capta água da chuva e utiliza em descargas e na manutenção da horta, o projeto visa melhorar a vida de todos na comunidade no que diz respeito a preservação da natureza, alimentação saudável e economia de água e energia elétrica. Todos que estão em contato com o projeto assumem o compromisso de serem guardiões e propagadores de um futuro melhor e mais sustentável.

Escola municipal de Artur Nogueira vence concurso com projeto ambiental

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.