23/10/2020

Escassez da represa que abastece Artur Nogueira gera falta na distribuição de água

Saean afirma que faz “acompanhamento hídrico com o objetivo de tomar as medidas necessárias para minimizar o problema”

Da redação

O nível de água na Represa Cotrins, em Artur Nogueira, está com sua capacidade de armazenamento em escassez. O período de estiagem na região tem gerado a baixa no reabastecimento da represa, com isso, o município tem enfrentado problemas na distribuição de água. Moradores estão tendo dificuldade para o uso básico do recurso, como por exemplo, tomar banho.

Internautas têm publicado fotos e vídeos em redes sociais mostrando a situação da represa, utilizada como uma das principais fontes de abastecimento de água da cidade nogueirense. Essa realidade no município já tem refletido na distribuição de água em diversos bairros do município, é o caso do Jardim Planalto, Jardim Amaro, entre outros.

Junior Leite, que reside no Jardim Planalto II, relata que na casa dele a distribuição de água tem oscilado há cerca de um mês, mas devido ao agravo na falta de distribuição, desde essa quinta-feira (22) não há mais água na caixa.

“Intermitente já vem há quase um mês, mas agora estamos sem nada desde ontem. A caixa já esvaziou, não temos nada de água na torneira. O jeito foi buscar alguns galões na bica”, afirma.

O munícipe espera uma ação da Prefeitura e do Saean para conter o problema, que devido à falta de chuva na região, tende a se agravar. “Como a Prefeitura nem o Saean se prepararam para isso, não tem o que fazer com a falta de água nos reservatórios da cidade. Mas a obrigação desses órgãos agora é abastecer a população. Tirem dos cofres públicos para comprar caminhão pipa, nem que venha lá do Rio Jaguari. A população não pode ficar sem água. É questão humanitária abastecer a população o mais rápido possível”, acrescentou.

Já o morador do Jardim Amaro, Fernando Rolfsen de Souza, pontua que a falta de água na casa em que ele reside tem se agravado desde a noite de quarta-feira (21). O munícipe tem enfrentado a falta de água para as necessidades mais básicas, como por exemplo, tomar banho.

“Estamos buscando água na bica para tomar banho. Gostaria que Prefeitura e a empresa de abastecimento de água [Saean] informem o motivo da falta de água para a população, e se for por causa da estiagem, que façam o racionamento e fiscalizem mantendo a população informada”, espera ele.

Em 2014, Artur Nogueira enfrentou um de seus piores momentos com relação à distribuição de água, resultando ema verdadeira crise hídrica, onde a Represa Cotrins estava praticamente seca. Durante o período, a falta de água fez com que o município realizasse um rodízio de 12 por 24 horas, afetando diretamente a rotina dos nogueirenses.

Represa do Cotrins em outubro de 2014

Na tentativa de frear a crise hídrica de 2014, alguns nogueirenses criaram em casa sistemas para reutilizar a água da chuva e também da máquina de lavar roupas. Frente ao problema, um trabalho de desassoreamento da Represa Cotrins foi feito. Na ocasião, foram retirados 40 mil metros cúbicos de sedimentos, quantidade autorizada pelo Departamento de Águas e Energia (DAE).

A falta de chuvas na região tem feito o problema do abastecimento de água se repetir na cidade nesse ano de 2020. Além do fator da falta de água à população, o período de estiagem também gera outros problemas, como por exemplo, resultados negativos na saúde dos munícipes. Complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são alguns exemplos.

Saean

O Portal Nogueirense solicitou um posicionamento do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) em relação ao problema no abastecimento de água na cidade. Em resposta, o setor declarou que “o nível da Represa Cotrins está abaixo do ideal. Por esse motivo já foi ativado sete novos poços e o oitavo já está sendo feito. O Saean reforça que está fazendo o acompanhamento hídrico com o objetivo de tomar as medidas necessárias para minimizar o problema. O Saean reforça que nesse momento complicado precisa da colaboração da população com o uso consciente de água, evitando qualquer tipo de desperdício”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.