10/08/2013

ENTREVISTA: Pastor Lucas fecha contrato com importante gravadora gospel do país

Pastor Lucas“Meu propósito é unir a Música com o meu Pastorado” (Pastor Lucas)

…………………………..

Alex Bússulo

Ele descobriu o dom pela música muito cedo. Com a missão de levar a mensagem de Jesus Cristo a população, o nogueirense Marcos Lucas Valentim da Silva fechou no último mês um grande contrato com uma das maiores gravadoras gospels do Brasil, a MK Music.

Hoje, aos 28 anos de idade, Pastor Lucas, como é conhecido, já coleciona canções famosas, interpretadas por grandes nomes, tais como Regis Danese, Willian Nascimento, entre outros. Com o contrato assinado, o nogueirense também terá músicas no novo álbum da cantora Aline Barros.

Nascido em Santa Vitória, em Minas Gerais, Pastor Lucas se mudou para Artur Nogueira em 1995 com a família. Pai do Samuel e do Gabriel, é casado há dez anos com Thaisa Rahmé. Além de cantor e compositor, ele também é um dos fundadores da Comunidade Evangélica Vida no Altar, em Artur Nogueira.

Na entrevista desta semana, Pastor Lucas fala sobre o importante contrato assinado e a missão de levar a mensagem de Jesus Cristo. Confira:

Como foi que você conseguiu fechar contrato com a MK Music? Na verdade, foi algo muito de Deus, eu nunca enviei nenhuma proposta para a MK pleiteando ser um de seus “artistas” (não gosto muito desta nomenclatura). Enviei uma composição para a Aline Barros com a minha voz gravada nela e, no dia seguinte, recebi uma ligação da MK me convidando para fazer parte de seu cast, Uau! Fiquei impactado, não imaginava que Deus teria algo tão especial pra mim!

Como será este trabalho? Estamos decidindo repertório e logo estarei no estúdio gravando as canções que o Senhor tem me dado. Ainda não tem uma data definida. Estou muito ansioso para ver tudo isso rolando por aí! Além de continuar compondo, em 2014 será lançado em todo o Brasil o meu primeiro CD.

Como você avalia o papel da MK Music no meio evangélico? A MK é a maior gravadora gospel do Brasil! Por intermédio dela que tivemos o privilégio de ouvir vozes como de: Cassiane, Aline Barros, Kleber Lucas, PG, Oficina G3, Fernanda Brum, Eyshila, Voices, Bruna Carla, 4 por 1, Rayssa e Ravel, Ministério Apascentar, Regis Danese, entre outros. A grande maioria dos adoradores já passou por lá… Agora lá vou “euzinho” ficar no meio desse povo todo [risos].

Pastor Lucas

Como iniciou a sua carreira de músico e ministro do evangelho? Eu acho que foi no ventre de minha mãe! Eu estava desenganado pela Medicina, quando minha mãe, Joana Darque, entrou em uma igreja evangélica e o pastor naquela noite revelou tudo o que se passava comigo no ventre e com ela. Ele profetizou que eu não morreria e que seria um ministro nessa nação. Acho que vale a pena enfatizar que Deus é fiel e cumpre suas promessas. A maioria das pessoas erram em amar mais a promessa do que aquele que prometeu e por isso ficam andando em círculos enquanto a promessa está no centro da vontade de Deus! Voltando a pergunta, eu nasci na Igreja Assembleia de Deus e sempre tive envolvimento com a pregação do evangelho e com o louvor. Aos meus 15 anos conheci meu atual pastor, Mauricio Rahmé, fui morar na Igreja e ser um obreiro sem remuneração. Desde então temos caminhado juntos. Hoje sou pastor e fundador, junto com o Pr. Mauricio Rahmé, da Comunidade Evangélica Vida no Altar.

Você já compôs músicas para cantores famosos, um deles é o Regis Danese. Como chegou a conhecer e mostrar as suas músicas para o cantor? Tudo começou no momento em que conheci um amigo muito especial, o Josué Godoi. Ele é produtor do cantor Regis Danese. Um dia ele ouviu uma de minhas composições e disse: “rapaz, essa música tem a cara do Regis, posso mandar pra ele?” eu fiquei empolgado e disse: “claro”! Apesar de ter sido a última canção a entrar no repertório, acabou se tornando a música de trabalho. Essa música estreou no Festival Promessas na Globo, em 2011, Tu Podes… “Como Bartimeu eu preciso de um milagre que só o Senhor pode fazer… o que eu não posso fazer Tu podes”.

Esta música é um de seus grandes sucessos… Ela é a mais conhecida! “Tu Podes” já ultrapassou os três milhões de acesso no YouTube e já rendeu disco de platina e disco de ouro para a Gravadora MK e para o cantor Regis Danese. A música mais especial para mim é “A Gloria é do Senhor”, novo álbum de Regis Danese, lançada em Julho de 2013 e em apenas uma semana já atingiu a casa dos 85 mil acessos no YouTube. Ela é a mais especial porque carrega uma mensagem muito poderosa de repreensão para a Igreja do Senhor.

Quais cantores já gravaram suas músicas? Regis Danese, Willian Nascimento, Dayse Houston, Elias Francys, Moises Maia, Ministério ROAD, Kelly Daiane e muitos outros.  Agora, algumas músicas vão estar no novo álbum da Aline Barros.

Qual é a importância da música dentro de um ambiente cristão e como usá-la para atrair mais pessoas? Eu creio que a Música por si só é um grande atrativo, as pessoas gostam de música, porém a Música Gospel tem algo que a faz ser diferenciada, além da mensagem que ela carrega, a essência mais poderosa da Música Gospel é a presença de Deus nela, sem isso seria só Música… Mas a presença de Deus faz com que as canções alcancem o coração das pessoas com a mensagem do Evangelho de Jesus e provoque verdadeiras mudanças na vida de quem as canta.

O Brasil se considera um país laico. Em sua opinião até onde vai o limite da religião? Você teme uma futura quebra da liberdade religiosa? São dois pontos interessantes… Quando Deus fez o Jardim do Éden para o homem desfrutar, havia ali uma árvore “laica” conhecida como “a árvore do conhecimento do bem e do mal”. Deus disse: “não coma dela, porque se você comer certamente morrerá” (Gn. 2:17). Deus, na condição de pai, alerta o seu filho sobre os perigos das escolhas, porém não o impede de escolher. O homem sempre teve o direito de escolher, seguir a Deus não é uma imposição, é uma escolha do homem, então, eu acho que um país laico é legal, está exatamente no padrão correto, as pessoas podem escolher. Sendo assim, eu tenho a liberdade de expressar meu amor por Deus assim como outra pessoa tem a liberdade de expressar o oposto, e ambos precisam se respeitar. Este é um assunto muito profundo, gostaria de uma outra oportunidade para falarmos disso. Com relação a quebra da liberdade religiosa, eu acredito o seguinte: toda lei e toda liberdade gera consequências, se alguém disser que não haverá liberdade de servir a Deus, não poderá haver liberdade para servir outras coisas e também acredito que a Igreja não é de um pastor, a Igreja é do Senhor Jesus e Ele mesmo defenderá a sua Igreja e a fé nunca vai acabar.

Pastor Lucas

De onde vem a inspiração para compor as suas músicas? Vem de minhas próprias experiências com Deus. Houve um tempo que eu só fazia músicas que falavam de dificuldades, de espera, de medo e dor, depois comecei a fazer música de vitória, conquista e bênçãos. Hoje, tenho feito músicas de alinhamento, entrega total a Cristo, intimidade e cruz. São os momentos que vamos vivendo com Deus, a medida que descubro coisas mais profundas sobre Jesus, eu escrevo para cantar!

Que mensagem você procura transmitir em suas músicas? O centro de toda mensagem que canto, seja falando de momentos difíceis, ou momentos de alegria, o centro de tudo isso é Jesus Cristo. Eu acho que as mensagens em forma de Música tem o poder de influenciar uma sociedade!

O que é mais difícil: compor ou gravar as músicas? Os dois! [risos] Mas acho que compor é mais difícil, as composições são difíceis porque você tem a preocupação com a mensagem, com as rimas, com a linguagem, tem que pensar nas pessoas cantando, e adaptar tudo isso em uma melodia. Enfim, é bem complexo. Já gravar envolve talento vocal e de interpretação.

Quando ouvimos uma música no rádio, o locutor costuma anunciar que a canção é do cantor tal, mas na verdade quem escreveu a letra foi um compositor, que muitas vezes acaba ficando no anonimato. Como você vê essa questão? Não me incomodo com isso não, acho que o compositor é uma figura interessante para os interpretes, reconhecido no âmbito de gravadoras e artistas. Você já viu alguém perguntar o nome do engenheiro que projetou um carro de uma determinada marca? Mas provavelmente as montadoras de veículos sabem o nome dele! Acho que é por ai.

Pastor Lucas

Quais são os projetos no meio musical e como pastor na Comunidade Vida no Altar? Meu propósito é unir a Música com o meu Pastorado. Hoje, eu pastoreio jovens na Comunidade Vida no Altar, sempre tive como alvo revolucionar a minha geração, e com a música e o reconhecimento acredito que posso levar este propósito para um nível maior. Em minha negociação com a Gravadora MK eu frisei por muitas vezes que eu não queria que as pessoas me reconhecessem como um artista, mas sim como um pastor que canta. Eu ainda não tenho dimensão do que poderei fazer e onde vou chegar, mas o que quero, de fato, é fazer com que a minha geração conheça o Senhor Jesus, resgatar valores e mudar a concepção do que é ser jovem. Eu vejo a minha geração desprezar tudo o que é importante, eles desprezam os pais, desprezam os estudos, desprezam os valores morais, desprezam as autoridades e valorizam: carros, tênis, roupa, tecnologia, sexo, bebidas, festas e coisas desse tipo. Eu quero muito que a minha geração seja melhor que isso. É obvio que o máximo que posso fazer é gerar influência, mas as escolhas são de cada ser humano, eu fiz as minhas e cada pessoa fará a sua.

Que mensagem você deixaria para as pessoas que procuram um sentido em suas vidas? Bom, acho que essa é a parte mais difícil desta entrevista. Um dia meu pastor me disse: “nós somos o resultado das nossas escolhas”. Essa mensagem me fez entender que o que eu estou vivendo em cada fase da minha vida tem a ver com as escolhas que fiz, desde então eu tenho me dedicado a ajudar jovens em suas escolhas. Sonhos são importantes, eles são sustância para continuarmos vivendo por alguma coisa, mas os sonhos são um resultado daquilo que escolhemos, por isso, olhe para o seus sonhos e ao mesmo tempo pense se as suas escolhas estão te levando na direção dos seus sonhos. E se você já fez tantas escolhas erradas que acredita que não é mais possível viver os sonhos de Deus pra sua vida, eu posso te garantir, é possível! Eu fiz muitas escolhas erradas, fiquei muito longe do que eu queria ser, mas o amor de Deus me alcançou e eu fui conduzido de volta e hoje estou compartilhando com você o que Deus fez em minha vida. Não desista dos seus sonhos, nem despreze suas escolhas, elas farão toda a diferença em sua vida. Deus abençoe sua vida Alex, obrigado por me abrir essa janela para compartilhar tudo isso. Obrigado a todas as pessoas que diretamente ou indiretamente se envolveram em minha história, seria impossível dizer o nome de todas. Obrigado a minha esposa Thaisa e meus dois filhos Samuel e Gabriel, são meus maiores tesouros!

Fotos: Renan Bussulo

Pastor Lucas

PastorCaricatura: Tomás de Aquino


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.