31/05/2014

ENTREVISTA: Martin Feldenheimer, gerente da ZinkPower, fala sobre a instalação da indústria em Artur Nogueira

Quem passar pelo KM 149 da Rodovia Zeferino Vaz em Artur Nogueira, sentido à Cosmópolis, poderá observar uma gigantesca obra em andamento. É a ZinkPower, uma empresa de origem austríaca que está se instalando no município

capa 3 
“Vamos investir cerca de R$ 45 milhões de reais na fábrica em Artur Nogueira” (Martin Feldenheimer) 

……………………………………

Alex Bússulo

Especializada em tratamento anticorrosivo via galvanização à fogo, a ZinkPower deve inaugurar a fábrica no próximo ano e empregar cerca de 120 funcionários.

A unidade em Artur Nogueira será a 37ª Planta de Galvanização do Grupo Kopf no mundo e a primeira do Brasil, com um investimento previsto de quarenta e cinco milhões de reais no projeto.

Na entrevista desta semana conversamos com Martin Ingo Feldenheimer, gerente geral da fábrica. Formado em Administração de Empresas, com Especialização em Mercadologia e Marketing para Negócios Internacionais, ele já trabalhou no Departamento Comercial do Consulado da Áustria no Brasil. Em 2010 fez as primeiras pesquisas de Mercado para o Grupo Kopf no intuito de viabilizar uma unidade ZinkPower no Brasil. Em setembro de 2011 foi convidado a coordenar o projeto localmente. Confira a entrevista:

Como está a construção da ZinkPower em Artur Nogueira? Alex, a construção da fábrica está indo muito bem e dentro do cronograma previsto. Para a agricultura e manutenção dos mananciais este verão deixou a desejar, mas a falta de chuvas contribuiu para o bom andamento das obras, principalmente no período que nos dedicamos às fundações. Praticamente não perdemos dia de serviço em função das chuvas – o que contribuiu para o bom desenvolvimento das obras. Nos últimos dias foi iniciada a montagem das estruturas metálicas e agora a obra já se mostra visível a todos que passam pelo KM 149 da Rodovia SP 332 (Zeferino Vaz).

2

Quando ela começará a funcionar? Pretendemos entrar em operação comercial no primeiro trimestre de 2015. Esperamos, em dezembro deste ano, estar com tudo pronto e iniciar testes, ajustes e treinamento dos funcionários, para com o processo, e nosso sistema de operação. Para que isso aconteça, também precisamos contar com um bom desempenho e comprometimento do poder público e das concessionárias. O fornecimento de energia elétrica, abastecimento de água e ligação de esgoto serão os desafios a serem concluídos para que possamos manter e concretizar nossos cronogramas. Esperamos poder fazer nossa inauguração mais tardar junto com o aniversário do município em 2015, mas estamos trabalhando duro para antecipar esta data.

Qual será o tamanho desta fábrica? Estamos construindo 7.800m2 de área operacional. Nossa capacidade será superior a 3.000 Toneladas/Mês de Aço Galvanizado. É um projeto moderno que prevê um alto nível de sustentabilidade e economia energética. O prédio tem muita luz natural e assim podemos economizar energia elétrica com iluminação. O projeto prevê captação de águas pluviais que estaremos armazenando em uma cisterna, e que será utilizada para descarga sanitária, limpeza e irrigação dos jardins. Assim estaremos contribuindo também para redução de consumo de água potável e tratada. Temos, e tratamos o conceito de sustentabilidade com muita seriedade, e desta forma teremos como honrar nosso mote de “Galvanização por Imersão a quente Verde” (Green-Dip-Galvanizing), aonde pensamos e atuamos de forma extremamente ecológica em todos os processos.

Qual é o investimento? Estaremos investindo um total de quinze milhões de euros, o que corresponde aproximadamente a quarenta e cinco milhões de reais no projeto.

5

Por que vocês escolheram Artur Nogueira para montar esta fábrica? A escolha por Artur Nogueira foi um processo longo. Iniciamos em 2010 com uma pesquisa de mercado que apontou que deveríamos nos estabelecer na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Com o auxílio da Agência de desenvolvimento estadual INVEST São Paulo conseguimos acesso aos municípios e pudemos apresentar o projeto em diversas cidades. Conhecemos os municípios, os planos de incentivos, a oferta de mão de obra, a ligação viária, bem como infraestrutura existente. Mapeamos nossos potenciais clientes e daí começamos e verificar a disponibilidade de áreas para nossa implantação. No total analisamos 18 possibilidades e municípios na RMC e após um ano de muito trabalho de muitas reuniões, acabamos por optar por Artur Nogueira, que apresentou a melhor pontuação em nossa matriz decisória e no preenchimento dos critérios mais expressivos.

De onde é a ZinkPower? A ZinkPower e o Grupo Kopf tiveram sua origem na Alemanha. Acabamos de completar 40 anos de existência. Hoje estamos presentes em mais de 10 países e empregamos mais de 2.000 funcionários diretamente em nossas plantas de Galvanização por Imersão a quente. A unidade da ZinkPower São Paulo Ltda. está ligada a nossa maior planta que se encontra na Áustria, daí a nossa vinculação com este Pais da Europa. Somos uma empresa de origem austríaca.

A fábrica de Artur Nogueira será a 37ª Planta de Galvanização do Grupo Kopf no mundo e a primeira do Brasil. Qual é o objetivo esperado com esta unidade? Existe uma grande demanda por tratamento anticorrosivo de aço e metal através da Galvanização por imersão a quente, também conhecida como Galvanização a Fogo, no Brasil. A perda pela corrosão é muito grande no Brasil, e há falta de oferta de serviços de recobrimento através da Galvanização por imersão a quente. Este cenário fez com que fosse realizado o investimento no Brasil. Estamos investindo na maior cuba de Galvanização no Brasil e esperamos poder estar em pouco tempo entre as maiores Galvanizadoras por imersão a quente no Brasil. Queremos nos desenvolver absorvendo parte do crescimento da demanda por serviços de Galvanização por imersão a quente do mercado brasileiro e esperamos poder em curto tempo chegar a meta de 2.000 Toneladas/Mês.

1

A ZinkPower é especializada em tratamento anticorrosivo via galvanização à fogo. O que é este processo, como ele funciona? Galvanização à Fogo, ou por imersão a quente como é hoje denominada, é um processo milenar utilizado para proteger aço e metais da corrosão. O processo se consiste da imersão das peças metálicas em uma cuba aonde o Zinco se encontra na forma liquida a 400º graus. Devido a temperatura o Zinco se funde ao aço formando uma camada fina que protege o metal da corrosão, de uma forma muito eficiente e por um período muito longo. Uma peça galvanizada a fogo tem dependendo de seu uso uma durabilidade superior a 25 anos sem a necessidade de ser retrabalhada. Costumo demonstrar isso através dos postes de sinalização viária e braços de luminárias de vias públicas que são galvanizados a fogo, ficam expostos ao tempo e chuvas e nunca enferrujam ou são atacados pela corrosão.

Este não é um processo que agride o meio ambiente? Não! Infelizmente ainda temos que conviver com a falta de informação para com o processo da Galvanização por imersão a quente. A Galvanização por imersão a quente é confundida com o processo de Galvanoplastia. No processo por imersão a quente, temos todos os gases originários do processo confinados e tratados por sistemas de filtragem e reaproveitamento. Não existem emissões na atmosfera e não utilizamos água no processo. A peça de aço ou metálica é imersa em Zinco na forma líquida. Não há contaminação do meio ambiente neste processo. Além do mais como mencionei fazemos uma Galvanização Verde, aplicando altos conceitos e uma filosofia voltada à sustentabilidade. Maiores informações sobre isso podem ser obtidas em nossa página na Internet www.green-dip-galvanizing.com.

Quantos funcionários serão contratados? Estamos prevendo contratar por volta de 100 a 120 funcionários para trabalhar em dois turnos. É claro que este volume de contratações está ligado ao desenvolvimento do mercado. Temos uma atividade muito forte de emprego de mão de obra na preparação das peças e na limpeza final e acondicionamento dos materiais Galvanizados. Desta forma nossa maior necessidade vai estar na atividade de produção, aonde vamos ter muita oportunidade para auxiliares de produção. Operadores de Empilhadeira e Ponte Rolante também são funções para as quais temos demanda, assim como algumas funções especificas para as quais vamos treinar nossos funcionários a exemplo de operadores do dispositivo de revestimento. Viemos para Artur Nogueira, pois vimos que boa parte da população não encontra oportunidade por falta de qualificação profissional. Estamos na busca justamente dessas pessoas, que tenham disposição de apreender e desempenhar um trabalho na nossa linha de produção.

ZinkPower

Qual perfil de profissional que a ZinkPower busca? Buscamos formar nosso time com pessoas comprometidas. Somos uma indústria que presta serviços de recobrimento e tratamento de superfícies metálicas. Nosso sucesso está na satisfação do cliente, com atendimento rápido e de qualidade. Queremos funcionários comprometidos com o cliente, afinal todos somos clientes e buscamos o melhor atendimento. Quem tiver uma postura e compromisso voltado a satisfação do cliente será muito bem-vindo a ZinkPower e terá um futuro promissor em nosso quadro, mesmo não tendo experiência em produção e na Galvanização por imersão a quente. Para mim um bom empregado é aquele que se dedica e se compromete com o desejo e as necessidades dos nossos clientes. Precisa estar comprometido com o objetivo da empresa e disposto a aprender e trabalhar com seriedade e afinco.

O que devem fazer os interessados as vagas de emprego? Já iniciamos um contato com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Artur Nogueira, e à medida que as necessidades vão aparecendo estamos recorrendo a equipe do PAT para o preenchimento das vagas. Quero aqui deixar claro que o maior volume de contratações se dará mais no final do ano quando a fábrica estiver pronta e iniciar sua atividade na fase de testes e treinamento.

Para acompanhar a construção da fábrica, você se mudou para Artur Nogueira. O que está achando desta cidade. Quais pontos positivos e negativos poderia apontar? Minha Família foi muito bem acolhida por Artur Nogueira, o “Berço da Amizade” faz todo jus. Em pouco tempo conseguimos desenvolver um ciclo de amigos bastante grande. A cidade é muito arborizada, limpa e organizada e muito acolhedora. Nos sentimos muito bem aqui. Viemos da Capital e evidente que sentimos falta de algumas coisas por aqui, mais ligadas a uma opção gastronômica para à noite. Existem vários restaurantes, mas poucos permanecem abertos à noite para jantar. Estamos acompanhando, e de certa forma contribuindo para o desenvolvimento da cidade e acredito que logo teremos mais opções em Artur Nogueira para um jantar. Penso que logo vamos ter uma Cantina ou Restaurante de Massas, um Bistrô, Culinária Chinesa e Japonesa, uma lavanderia também faz falta, mas enquanto isso não chega já descobrimos que pode ser obtido nas cidades vizinhas. De forma geral e muito boa conseguimos suprir nossas necessidades junto ao comércio de Artur Nogueira, isso na questão pessoal bem como para as demandas da empresa. A cidade é culturalmente e esportivamente muito ativa e podemos constatar que sempre há algo acontecendo. Estamos felizes por estar aqui.

ZinkPower


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.