27/04/2013

ENTREVISTA: Marilda Zanchetta Pulz, secretária de Educação fala sobre problemas, ações e projetos

“Ser professor é uma tarefa difícil, já que além de transmitir conhecimentos, temos que ser um pouco mãe, psicólogo, amigo, médico…” (Marilda Zanchetta Pulz) ……………………. Alex Bússulo Sempre costumo ouvir perguntas que questionam qual a profissão mais importante que existe. Sem desmerecer nenhuma, fico imaginando o que seria do médico, do advogado, do jornalista […]

 Marilda
“Ser professor é uma tarefa difícil, já que além de transmitir conhecimentos, temos que ser um pouco mãe, psicólogo, amigo, médico…” (Marilda Zanchetta Pulz)

…………………….

Alex Bússulo

Sempre costumo ouvir perguntas que questionam qual a profissão mais importante que existe. Sem desmerecer nenhuma, fico imaginando o que seria do médico, do advogado, do jornalista se não fosse o professor.

Se não fosse ele eu não poderia escrever esta entrevista e você não iria conseguir ler nenhuma destas palavras. Foi o professor que nos ensinou a ler, escrever, a somar. Mesmo não sendo de sua obrigação, nos ensinou a ter um comportamento melhor e a respeitar nossos colegas.

A Educação tem o poder de mudar a vida de uma pessoa. Ela transforma sonhos em realidade, pobreza em riqueza e projetos em ações. Um assunto tão importante como este merece um dia especial para ser comemorado. Foi pensando nisso que a Unesco instituiu a data de 28 de abril como o Dia Mundial da Educação, um momento para refletirmos a qualidade, as responsabilidades, os problemas e as propostas para a Educação de nossos estudantes.

Com esse objetivo entrevistamos nesta semana a secretária Municipal de Educação de Artur Nogueira. Marilda Zanchetta Pulz nasceu em Conchal, mas se mudou para o município ‘Berço da Amizade’ há 21 anos.

Formada em Educação Artística e Gestão Pedagógica e de Pessoas, foi professora do Ensino Fundamental Ciclo I no início da carreira, onde lecionava nas escolas rurais. Em 1996, assumiu a coordenação pedagógica da Escola Estadual Profª Magdalena Sanseverino Grosso, no Jardim Planalto. Em julho de 2012 se aposentou. No início deste ano foi convidada pelo prefeito Celso Capato para comandar uma das mais complexas secretarias do município.

Hoje, Artur Nogueira conta com 19 unidades escolares municipais entre EMEI, EMEF e Creches, com aproximadamente cinco mil alunos. Para fazer o sistema funcionar, Marilda lidera 46 gestores, 253 professores, 115 Educadoras Infantis, 257 Funcionários, além de 25 professores de Educação Especial. Confira a entrevista:

A senhora está a frente da Secretaria de Educação há quase cinco meses. Como avalia a Educação Pública Municipal de Artur Nogueira? Neste curto período tive a oportunidade de conhecer a rede e verificar o andamento das escolas municipais. Estou tendo o cuidado de montar uma boa equipe de trabalho, pois quero trabalhar para que haja melhoria na qualidade de ensino. Me preocupa a realidade de ver alunos chegando ao 6º ano com dificuldades para ler, escrever e fazer contas de matemática.

Equipe

O que pode ser feito para melhorar esse cenário? Estamos fazendo os diagnósticos necessários, verificando as dificuldades em cada Unidade Escolar, já que a realidade das escolas são diferentes, cada bairro tem sua peculiaridade. Assim com a implantação da apostila da editora OPET ganhamos um aliado para o atendimento personalizado nas escolas, dando suporte necessário e visando o aprendizado do aluno. Não posso deixar de mencionar que este apostilado está contemplando a rede municipal, inclusive a creche, pois sabemos da importância dos estímulos educacionais nesta faixa etária.

A diretora do CMEB Monteiro Lobato (Escola Modelo), Simone Strassa Miranda, encaminhou um documento para a senhora registrando alguns problemas na infraestrutura desta unidade escolar. Segundo a diretora, o prédio possui pontos com infiltrações e portas que estão colocando em risco a integridade física dos alunos. Qual medida foi tomada para resolver este problema? Acredito que todos já estão sabendo do ocorrido nesta escola ao qual chamaram de “modelo”, mas modelo de quê? Pois em menos de um ano temos problemas sérios em sua estrutura. Ao assumir a direção nesta Unidade Escolar, a professora Simone foi orientada pela Secretaria a ficar alerta em relação aos problemas estruturais do prédio. Quando o documento enviado pela diretora chegou a Secretaria, de imediato acionamos o Departamento de Engenharia da Prefeitura para uma avaliação, que constatou o problema no banheiro e determinou a interdição. A Prefeitura já está acionando a construtora responsável para que tome as providências cabíveis.

Escola modelo

Esta mesma escola possui uma piscina semiolímpica que até o momento não foi utilizada. Quais são os projetos para este espaço? Como já disse, primeiro precisamos sanar os problemas na infraestrutura para depois pensarmos em algum projeto para o local.

O que está sendo planejado para conceder transporte gratuito para os alunos que estudam fora de Artur Nogueira? Já iniciamos um levantamento junto às empresas que fazem o transporte dos alunos, precisamos quantificar a demanda, suas rotas e horários. Com este levantamento temos uma estimativa de rotas e horários, para a Prefeitura fazer um levantamento de custo, já que este recurso não pode sair da verba da educação.

Quando teremos cursos técnicos e profissionalizantes sendo oferecidos gratuitamente aos nogueirenses? Quanto aos cursos técnicos, dependemos de algumas parcerias principalmente com o Estado, mas o nosso prefeito Celso Capato já iniciou diversos contatos para verificar as possibilidades de implantação. Também estamos fazendo um levantamento junto às empresas para direcionar os cursos nas áreas das quais necessitem da mão de obra especializada. Para curto prazo, temos proposta de parcerias com a escola Montessori para implantação de cursos profissionalizantes e técnicos.

A Escola Modelo não poderia ser utilizada para este fim? Poderia sim, mas infelizmente, por falta de planejamento do governo anterior, foi utilizada para atender a demanda do Ensino Infantil e Fundamental. Mas tenho um sonho de utilizar o espaço não só para cursos técnicos, como para montar oficinas em parceria com o Esporte e a Cultura, para oferecer atividades aos alunos no contraturno de suas aulas, inclusive com reforço escolar através de jogos educativos, assim tiraríamos muitas crianças da rua, além de investirmos em várias áreas descobrindo talentos e proporcionando mais qualidade de vida para estas crianças.

Marilda

EMEF Luiz de Mello, localizada no bairro rural da Ponte de Tábua, está fechada há anos. A última administração chegou a afirmar que transformaria o local em um espaço voltado para educação ambiental e agrícola, onde alunos poderiam em horário oposto ao das aulas, ter contato com o meio ambiente. E agora? Qual o projeto para este local? O prédio foi desativado há alguns anos atrás, ouvimos dizer que haviam projetos para o local, mas não foram implantados. Seria uma boa sugestão, já que contamos com muitas propriedades agrícolas, sendo estas crianças atendidas nas nossas unidades escolares. Vamos trabalhar para realizar projetos em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura, para que isso torne realidade.

Como está a reforma da creche Maria Piva Tagliari, localizada no Itamaraty? Como todos sabem foi iniciado a reforma, mas não se deu continuidade, pois não havia nem projeto. O Governo atual já elaborou o projeto, abriu o processo licitatório e está aguardando conclusão da licitação para iniciarmos as obras.

Falando em creches, qual é a realidade das vagas no município? A fila de espera ainda é grande? Atualmente todas as crianças que procuram vagas estão sendo matriculadas nas creches. Há uma pequena lista de espera para o nível de berçário devido ao crescimento da demanda.

Artur Nogueira foi a primeira cidade do país a ter 100 % das salas de aulas equipadas com lousas digitais. Como este material está sendo utilizado nos dias de hoje? É muito importante desfrutar de inovações tecnológicas e iremos avançar cada vez mais na informatização das escolas municipais. Nosso município possui em cada sala de aula um projetor e o mesmo quando conectado em um computador, transmite sua imagem em uma tela para todos os alunos, podendo substituir o tradicional quadro verde ou lousa e giz. Este projetor é interativo, ou seja, com uma caneta própria o professor e seus alunos clicam, abrem e fecham arquivos, aplicativos, vídeos, jogos e portais educativos. Os professores, em sua grande maioria, sabem trabalhar com esta ferramenta, pois receberam um notebook e participaram de um treinamento para melhor utilização do equipamento. Preparam suas aulas no computador utilizando recursos disponíveis, levam esse material para a sala de aula, acessam internet, abrem links, vídeos, jogos, motivando e entusiasmando seus alunos, despertando maior interesse pela aula. Vale ressaltar que com o Sistema de Ensino OPET, nossos professores, pais e alunos terão acesso ao Portal Educativo e desfrutarão desse recurso tecnológico.

Marilda

O que pode ser feito para aumentar a autoestima de nossos professores? Nosso professor é visto por este Governo como alguém responsável pela formação do futuro cidadão nogueirense, por este motivo, tal importância e responsabilidade merece todo respeito, carinho e cuidado. Pretendemos não só cuidar do Plano de Carreira do Professor, como proporcionar melhores condições de trabalho e formação permanente. Temos um projeto de criação do “Núcleo de Formação de Professores” no CMEB Monteiro Lobato, onde já iniciamos a Formação para Professores Alfabetizadores (PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), porém pretendemos fazer deste local e dos profissionais que ali atuam, uma referência para nosso professor, para que o mesmo possa buscar oficinas, leitura, formação e informação.

Como a senhora define um bom professor? Para mim um bom professor deve dominar a área de conhecimento da qual se propôs a realizar, além de saber conduzir uma sala de aula, utilizando estratégias diferenciadas para atingir o seu público alvo que é o aluno. Ele também deve estabelecer uma relação de respeito e amizade com o aluno, tornando-se assim um referencial na sala de aula.

Além de ensinar a ler, escrever e fazer operações matemáticas, alguns professores acabam sendo obrigados a transmitir valores que deveriam ser passados pelos pais das crianças. O que o professor deve fazer quando a educação que vem do ‘berço’ não é suficiente? Ser professor é uma tarefa difícil, posso dizer que é uma missão, já que além de transmitir conhecimentos, temos que ser um pouco mãe, psicólogo, amigo, médico, pois muitas crianças confiam mais em seus professores do que em membros de sua família. Mas gostaria de ressaltar que encontrei no município excelentes professores que fazem um trabalho maravilhoso e pude verificar o carinho que eles tem pelas crianças, isto faz a diferença.

Fotos: Renan Bussulo

Marilda

MarildaCaricatura: Tomás de Aquino


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