20/07/2013

ENTREVISTA: Maria Eduarda e Paulinho Munhoz

Miss Brasil Infantil e missólogo falam sobre a vitória no concurso nacional

Entrevista
“Temos uma Miss Brasil” (Paulinho Munhoz)

………………………………..

Alex Bússulo

A vitória de Maria Eduarda Bortolosso no Miss Brasil Infantil demonstrou que Artur Nogueira tem potencial quando o assunto é concurso de beleza. A pequena nogueirense, de apenas nove anos de idade, já coleciona vários títulos, faixas e coroas.

Mas engana-se quem pensa que ela conseguiu tudo isso sozinha. Além do apoio dos pais, Maria conta com a experiência de Paulinho Munhoz, um nogueirense que não mede esforços há mais de 20 anos na produção de concursos em Artur Nogueira.

Na entrevista especial desta semana conversamos com Maria e com Paulinho. Eles falaram sobre o concurso nacional, relembraram momentos em outros desfiles e comentaram sobre os planos.

Além de ser bonita, Maria Eduarda é extremamente simpática e comunicativa. Filha do casal Irene Maria Paes Bortolosso e Luciano Bortolosso, tem uma única irmã, a Caroline, que também adora desfilar e já ficou entre as primeiras no concurso Miss Artur Nogueira Mirim.

Maria nasceu em Limeira, mas sempre morou com a família no Jardim São Vicente, no município ‘Berço dos Talentos’, digo, da ‘Amizade’. É incrível como Artur Nogueira vem colocando diversos nogueirenses na mídia. No ramo do esporte, da educação, da criatividade, das artes, da música e, claro, da beleza.

A vida como modelo de nossa miss começou cedo. Foi na Escola Aparecida Dias dos Santos, no Jardim Laranjeiras, que ela conquistou o primeiro título, durante o mês de junho, na Festa Junina da escola. “Eu tinha pouco mais de três anos, estava na pré-escola, e fui eleita a sinhazinha da minha classe”, relembra a nogueirense.

Em 2009, durante a realização do Miss Artur Nogueira Mirim, Maria Eduarda não desfilou porque ainda não tinha idade suficiente, mas foi no concurso prestigiar e torcer pela irmã, que estava desfilando. No final do desfile recebeu um panfleto de um dos jurados, que avaliava as candidatas, sobre a realização do concurso Miss Cinderela na cidade de Limeira.

Não deu outra. Maria convenceu os pais e na outra semana fez a inscrição. Contratou o serviço de uma costureira para a confecção de um vestido de princesa e foi para a competição, conquistando o segundo lugar, sendo eleita 1ª Princesa Cinderela.

Em 2010, aos sete anos de idade, a nogueirense participou pela primeira vez do Miss Artur Nogueira, onde foi eleita Miss Simpatia.

Foi em 2012 que ela deu o primeiro passo para a vitória no concurso nacional. Na noite de uma quinta-feira, véspera do Dia de Finados, em novembro do ano passado, que Maria conquistou o título de Miss Artur Nogueira Mirim. Em um lindo desfile coordenado e apresentado por Paulinho no Clube Floresta, a nogueirense competiu ao lado de 29 outras meninas.

Maria Eduarda

Poucos sabem, mas quase a modelo não participou deste concurso. “No último dia da inscrição decidi participar. Conversei com a minha mãe e ela me perguntou se era isso mesmo o que eu queria. Eu disse que sim e fui fazer a inscrição. Fui acompanhada por minha irmã. Na outra semana já comecei a participar dos ensaios. Mas quase eu não participo”, relembra Maria.

Maria Eduarda

Depois disso, a organização do concurso de Artur Nogueira já começou o planejamento para o Estadual. “A partir do momento que uma miss, seja ela adulta ou infantil, é eleita em Artur Nogueira, a gente já começa a focar no Estadual, afinal esse é um dos principais objetivos do concurso, divulgar o nome de Artur Nogueira em âmbito estadual e agora, também, nacional. E você não tem ideia de como ficamos conhecidos, de como as pessoas se interessam por saber mais de nossa cidade”, afirma Paulinho.

No dia 15 de dezembro a nogueirense foi para o concurso Estadual, em Santos. “Fui acompanhada por minha mãe e pela ex-miss Artur Nogueira Wanessa Pamplona. Lembro que o desfile aconteceu bem no dia da formatura da minha irmã, por isso meu pai não pode me acompanhar. Eu até cheguei a falar para a minha mãe ficar na formatura que eu iria bem só com a Wanessa, mas ela acabou indo junto. Quando terminou o concurso, fui informada que também estava classificada para o Miss Brasil Infantil e que também poderia participar do concurso nacional. Foi uma grande felicidade”, afirma Maria Eduarda.

Paulinho Munhoz relembra do caminho percorrido pela nogueirense. “Ela participou do concurso Estadual, uma das versões do Miss São Paulo Infantil, já que existem várias franquias deste concurso, promovido pela agência Estrela do Mar, que também detém uma das franquias do Miss Brasil Infantil. Em Santos, onde foi realizado o Estadual, no começo de dezembro de 2012, Maria Eduarda foi eleita 1ª Princesa do concurso (2ª colocada). Como neste formato do Miss Brasil, duas candidatas por Estado podem estar presentes, Maria Eduarda assegurou o direito de participar do Miss Brasil Infantil como uma das representantes do Estado de São Paulo”, afirma Paulinho.

faixa

Os meses passaram e o dia do tão aguardado concurso nacional chegou. As 4h30 da manhã do sábado, dia 13 de julho, Maria Eduarda, acompanhada por Paulinho, pelos pais e irmã, além da Wanessa Pamplona e de Charles Bakker (namorado de Wanessa) seguiu para a cidade de Mongaguá/SP, há 230 quilômetros de Artur Nogueira. “A Wanessa Pamplona, desde que foi eleita Miss Artur Nogueira, tem sido meu braço direito, esquerdo, além de ser uma profissional competente, paciente, que adora o mundo miss. Eu sempre digo para ela: quando eu cansar de fazer esses eventos, já tenho para quem passar o bastão. Wanessa Pamplona é uma miss completa. Além de linda e simpática, é inteligente, talentosa, coreografa muito bem as meninas, sabe maquiar, sabe fazer penteados, sabe aconselhar e dar dicas para as candidatas. Se a Wanessa Pamplona não existisse, eu precisaria pedir para o papai do céu fabricá-la pra mim [risos]”, conta Paulinho.

Em um veículo cedido pela Prefeitura Municipal, a comitiva seguiu para a baixa santista. “Quero agradecer o apoio dado pelo prefeito Celso Capato e ao secretário de Cultura, Leandro Queiroz, pelo total apoio à nossa Miss neste evento. O motorista que nos levou, o Ednaldo, também foi muito legal e prestativo. Nossa pequena “grande” comitiva e mais todas as malas que uma miss leva para participar de um evento desses, vocês não têm ideia de quanta coisa elas carregam [risos]. Partimos de Artur Nogueira na madrugada e chegamos em Mongaguá exatamente às 8h30, pois às 9h começava a agenda de compromissos e ensaios da Maria Eduarda e das demais candidatas”, conta Paulinho.

Paulinho Munhoz

Após o almoço, os nogueirenses conseguiram um tempo e deram uma “fugidinha” para a praia, onde puderam curtir o mar de Mongaguá. “Mas foi por pouco tempo. Não ficamos uma hora na praia e já voltamos. Fomos eu, meu pai, minha irmã e a Wanessa com o namorado dela. Minha mãe com o Paulinho ficaram no local onde aconteceria mais tarde o concurso. Embora a ansiedade para o evento estivesse bem grande, pudemos curtir uma tarde gostosa”, relembra Maria.

Pontualmente às 16 horas os preparativos para o concurso começaram. A maquiagem foi elaborada pela Wanessa. Em um dos desfiles, as candidatas deveriam trajar uma roupa típica do Estado. Maria Eduarda representou as executivas de São Paulo. “Cada Estado tinha que se apresentar com um traje típico que o representasse. A mãe de Maria Eduarda me pediu sugestões de trajes e eu levei para ela um croqui com três esboços: um traje de Bandeirante, um traje de trabalhadora da indústria metalúrgica e um traje de executiva, inspirado no traje usado pela Miss Artur Nogueira 2011, Dayane Mello, na coreografia de abertura do Miss São Paulo. A Maria Eduarda bateu os olhos na foto do traje de executiva e, determinada como ela é, disse sem pestanejar: ‘é esse que eu quero!’ E deu certo. Depois, ficamos sabemos que mais pessoas haviam sugerido o traje de executiva para ela, ou seja, era para ser mesmo”, afirma Paulinho.

O concurso foi realizado no Teatro Municipal Ronaldo Ciambroni. “O local é um espaço muito legal, com excelentes acomodações, ótima sonorização e iluminação. O concurso começou às 21 horas. Participaram cerca de 12 candidatas, uma vez que nem todos os Estados enviam candidatas para o Infantil. Havia representantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, entre outros”, diz Paulinho.

A nogueirense conta como se sentiu após ser eleita Miss Brasil Infantil: “A menina que ganhou o Miss São Paulo também participou do concurso nacional. Eu achei que não iria ganhar. Queria muito ganhar, mas sabia que seria difícil. Tinha meninas lindas participando. Tinha outra candidata, chamada Maria Clara. O apresentador anunciou que a Miss Fotogenia era a Maria… pensei que fosse eu e cheguei até dar um passo, mas paralisei. Depois disso já achava que tinha perdido o concurso. Mas no final deu tudo certo. Depois do resultado comecei a chorar, fiquei muito emocionada. É um orgulho representar Artur Nogueira e o Brasil”, afirma Maria Eduarda.

Maria Eduarda

A comitiva nogueirense voltou no mesmo dia para Artur Nogueira, ou melhor, na madrugada de domingo. “Com a vitória da nossa Miss, demoramos mais ainda para sair do teatro, devido às entrevistas, aos acertos dos próximos compromissos, etc. Resultado: pisamos de volta em Artur Nogueira exatamente às 4h30 da manhã de domingo, ou seja, ficamos virados 24 horas direto. Mas valeu a pena, afinal voltamos trazendo na ‘bagagem’, a Miss Brasil Infantil”, afirma Paulinho.

Agora, Maria Eduarda poderá representar o Brasil em dois concursos internacionais que acontecem no próximo ano, um no Equador e outro na República Dominicana. “Iremos avaliar qual deles tem mais visibilidade e as possibilidades de estarmos participando. Será mais uma conquista inédita: a participação de uma nogueirense em um concurso de beleza internacional”, orgulha-se Paulinho.

Para Maria, será um desafio representar o país. “Eu e meus pais nunca saímos do Brasil, nunca viajamos para fora do país. Não sei como faremos, mas sei que tenho o apoio deles e de outras pessoas que nos ajudarão se for preciso”, afirma a miss.

Embora com vários anos de experiência e ótimos resultados em concursos, Paulinho confessa que algumas pessoas ainda criticam os eventos produzidos por ele. “Tem gente que zomba desse tipo de evento, dizem que é futilidade, coisa ultrapassada. Mas o que seria da vida, se não tivéssemos o lado mais light, com mais glamour? A beleza é algo que faz bem para os olhos, já dizia o poeta Vinícius de Moraes, com outras palavras, é claro. E por trás de tudo isso há um crescimento pessoal, um aprendizado para as garotas, tanto para as que vencem quanto para as que perdem. Elas, depois que crescem, depois que passam por essa fase de desfiles e às vezes nem seguem a carreira de modelo, nunca deixam de falar pra gente quando nos encontram: ‘como tenho saudades daqueles tempos, como era gostoso’, afirma o missólogo.

Paulinho Munhoz

Paulinho ainda conta sobre a importância deste tipo de evento para o município. “Para Artur Nogueira representa muito. Hoje, temos uma Miss Brasil! Quando a Edvânia Araújo foi vice-campeã do Miss São Paulo da Band, você digitava no Google o nome Artur Nogueira, apareciam várias páginas sobre isso. No Twitter, durante a exibição do evento, o nome Artur Nogueira fica nos trendings topics por um bom tempo. Nesse último Miss, fizemos bastante contato com o pessoal do Rio de Janeiro, que ficou muito interessado em conhecer nossa cidade, devido ao trabalho bem feito com nossas misses. A maioria das pessoas talvez nem saiba, mas há um grupo de pessoas muito grande que são fãs de concursos de belezas, há até “missólogos” profissionais, várias comunidades no Facebook, no Twitter, especializadas no assunto e Artur Nogueira tem um grande prestígio nesse mundo miss”, afirma o nogueirense.

Maria Eduarda ainda não sabe se seguirá na carreira de modelo. “Sou agenciada por um grupo de São Paulo, mas não sei se vou ser modelo. Gostaria de estudar e me formar como médica ou advogada, mas sei que tenho tempo para decidir isso”, conta a miss, que hoje prioriza os estudos e curte a infância como qualquer outra criança da idade. “Adoro brincar de bonecas. Tenho uma coleção de Barbie’s, que costumo dizer que são as minhas filhas [risos]”, revela.

Maria Eduarda

Independente da profissão que Maria escolha, sabemos que Artur Nogueira, pelo menos por enquanto, está muito bem representada. O município já conquistou outros títulos importantes. Em 2010, a nogueirense Edvânia Araújo conquistou o segundo lugar no concurso Miss São Paulo. Em 2011, Dayane Mello ficou entre as 10 finalistas e, no ano passado, Wanessa Pamplona também ficou entre as 15 finalistas. Neste ano, Artur Nogueira não conseguiu a classificação. “São 7 anos consecutivos de participação de uma Miss Artur Nogueira no concurso Miss São Paulo, transmitido ao vivo pela Band e a cidade se mobiliza para isso. A audiência da Band bate recordes aqui em Artur Nogueira. Este ano a Fernanda Lee era uma das favoritíssimas, mas ao participar da seletiva com outras 77 jovens para definir as 30 finalistas ao concurso televisionado, que acontece agora dia 17 de agosto, ela infelizmente foi injustiçada e não foi classificada. Digo que foi injustiçada pois entraram meninas com muito menos potencial do que ela. Um dos fatores para sua não classificação pode ter sido o fato de que eu trabalhei a imagem dela junto ao mundo miss durante o ano todo com os cabelos louros e faltando três dias para o concurso ela tingiu os cabelos de castanhos escuros. Eu fiquei um pouco apreensivo com a mudança de última hora, mas não disse nada, afinal não haveria como “desmudar” a cor em tão pouco tempo e também não queria deixá-la insegura. Eu creio que as pessoas do “mundo miss” que já estavam acostumadas com a beleza loura dela, também estranharam e isso pode ter sido um dos fatores pela sua não classificação. Mas mesmo morena, Fernanda ainda era mais bela do que muitas que se classificaram. Foi realmente uma grande injustiça, causando decepção pra nós todos”, afirma Paulinho.

O Miss Artur Nogueira deste ano já está com as inscrições abertas. O concurso deve acontecer dia 31 de agosto, no Teatro ‘O Fingidor’ ou na sede social do Floresta. “O tema será a Grécia Antiga. Tentaremos reproduzir como cenário a fachada de um templo grego e mais uma vez teremos a participação dos atores do Brincantti e, uma novidade: as danças do Ballet do Clube Floresta, que lindamente nos encantou o ano passado com o espetáculo “Hércules”. Eu gostaria muito que as meninas bonitas de Artur Nogueira se inscrevessem sem medo, pois o concurso proporciona uma experiência muito enriquecedora para elas. E precisamos eleger uma miss a altura, para irmos à forra o ano que vem no Miss São Paulo. Enfim, será um show de beleza, arte e descontração. Afinal, isso faz parte da vida, não é?”, conclui Paulinho.

Caricatura: Tomás de Aquino


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.