14/05/2011

Luiz Araújo, de Artur Nogueira para o pódio internacional

Conheça a história do nogueirense que foi campeão na Itália e está sendo considerado um dos maiores atletas do Brasil

Alex Bússulo

O nome é Luiz Alberto Cardoso de Araújo, um rapaz de 23 anos, que chamou a atenção do Brasil e do mundo na última semana. Natural de Artur Nogueira, o jovem venceu o decatlo de Desenzano, na Itália, e provou ser um dos atletas mais completos da atualidade.

Para quem não sabe, decatlo é uma competição de atletismo composta por dez provas: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros. Todas divididas em dois dias.

Um atleta vencedor do decatlo é considerado um dos mais completos do mundo, pois a modalidade exige resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas.

E isso o nogueirense mostrou que tem de sobra. Na semana passada, sábado (07) e domingo (08), Luiz Alberto venceu a competição na Itália e bateu seu recorde pessoal ao somar 7.850 pontos, alcançando a terceira melhor marca do ano. O atleta superou o neozelandês Brent Newdick (7.780) e o tunisiano Hamdi Dhouibi (7.731).

Na entrevista especial desta semana, conversamos com o nogueirense. Falamos de sua infância, de sua cidade natal e, claro, de suas conquistas. Confira.

CONFESSO QUE QUANDO LI A NOTÍCIA DE QUE UM NOGUEIRENSE HAVIA GANHADO UM TÍTULO NA ITÁLIA FIQUEI SURPRESO E MUITO CURIOSO PARA CONHECER SUA HISTÓRIA. VOCÊ SEMPRE MOROU NA CIDADE ‘BERÇO DA AMIZADE’? Nasci em Artur Nogueira e morei nela até meus 18 anos. Estudei na escola Laranjeiras e no Magdalena. Ainda na adolescência, trabalhei no Supermercado São Joaquim.

ATUALMENTE VOCÊ MORA EM SÃO PAULO DEVIDO AOS TREINOS, MAS SUA FAMÍLIA CONTINUA MORANDO EM ARTUR NOGUEIRA. COM QUAL FREQUÊNCIA VOCÊ COSTUMA VIR PARA ESTA CIDADE? Vou para Artur Nogueira sempre que posso. Procuro me organizar e estar aí pelo menos uma vez por mês. Depende muito da quantidade de competições que tenho. Gosto muito dessa cidade!

SE VOCÊ GOSTA DEVE SEMPRE FALAR DELA QUANDO ESTÁ FORA. ISSO ACONTECE? Levo o nome de Artur Nogueira pra onde eu vou. Sempre falo de onde eu venho. Tenho muito orgulho em ser nogueirense.

COMO FOI SUA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA? Tive uma infância muito divertida, muitos amigos sendo que um deles me incentivou para o atletismo quando eu ainda tinha 11 anos de idade. Nesse tempo minha vida era treino de manhã, estudo à tarde e brincadeiras depois que chegava da escola. Eu gostava muito de futebol, vôlei e handebol, mas me apeguei com o atletismo. Na adolescência, já tinha o esporte como um futuro em minha vida, treinava de manhã, dormia à tarde e estudava à noite. Foi um período muito bom em minha vida!

COMO O ESPORTE ENTROU NA SUA VIDA? Não dá pra falar como o atletismo entrou na minha vida sem antes dizer como ele saiu dela em um momento.

COMO ASSIM? De 13 para 14 anos, tive que parar com o atletismo para trabalhar. Minha família estava passando por uma fase difícil, bem na época em que o desemprego estava muito grande. Então tive que parar com o atletismo para ajudar em casa. Fiquei dois anos e meio sem praticar nenhum esporte. Até que em um dia fui até a pista de atletismo em Campinas visitar alguns amigos e fiquei muito entusiasmado com o que vi. Na mesma semana pedi as contas do supermercado e já comecei a treinar.

COMO FOI ESSA ÉPOCA? No começo achei que ia ser difícil, pois larguei um emprego que ganhava meu salário, para não ganhar nada. Mas o amor ao esporte foi maior e com o tempo os frutos vieram.

VOCÊ TEVE INCENTIVO POR PARTE DE SUA FAMÍLIA? Na verdade, no começo meus familiares não sabiam direito o que era o atletismo, mesmo assim não falavam nada, só queriam me ver entretido em algo, mas logo depois meu pai se interessou e me apóia até os dias de hoje.

COMO FOI QUE VOCÊ PERCEBEU QUE TINHA TALENTO PARA O DECATLO? Quando comecei a praticar o atletismo fazia todas as provas. Meu treinador da época treinava a gente para fazer de tudo, até que cada atleta se identificasse com uma prova. Mas eu saia bem em todas! Conseguia dominar bem as técnicas. Então comecei a fazer provas combinadas.

COMBINADAS? Sim, significa várias provas com um único nome, como o decatlo e heptatlo.

DOS DEZ ESPORTES DO DECATLO, QUAL É O MAIS DIFÍCIL? Atualmente, a prova mais difícil para mim é o salto em altura, pois exige muita técnica, mas com o tempo e com os treinos, será uma prova como as outras.

QUANDO SAIU DE ARTUR NOGUEIRA, VOCÊ FEZ O QUÊ? Em 2005, decidi que estava na hora de seguir meu caminho, buscar o que eu queria para minha vida, então me mudei para Campinas e comecei a me dedicar profissionalmente.

NESTA ÉPOCA, O QUE AS PESSOAS DIZIAM? Nunca ninguém deu opinião sobre o assunto, até porque as pessoas que sabiam o que eu fazia eram meus familiares e eles sempre me apoiavam.

EM ALGUM MOMENTO VOCÊ TEVE APOIO DOS POLÍTICOS DE ARTUR NOGUEIRA? Nunca tive apoio de nenhum político da cidade, consegui ser o que sou correndo atrás do meu sonho, do que eu queria para mim.

ATUALMENTE, COMO É A SUA ROTINA? Treino de manhã e às vezes à tarde. À noite vou para a faculdade, curso Educação Física. Pretendo trabalhar na área quando sair do decatlo.

COMO FOI QUE VOCÊ CONSEGUIU COMPETIR NA ITÁLIA? Consigo competir fora do país com o apoio da minha equipe do Clube BM&FBOVESPA.

QUANDO VOCÊ VOLTOU PARA O BRASIL? Voltei ao Brasil na terça-feira (10). Fique na Itália durante sete dias.

E DE AGORA EM DIANTE, O QUE PRETENDE FAZER? Bem, com esse resultado obtido na Itália me tornei o primeiro do ranking brasileiro e com isso vou participar do campeonato sul-americano. Se eu vencer estarei automaticamente classificado para os Jogos Pan-americanos, que acontecerão este ano na cidade de Guadalajara, no México.

QUAL É O SEU MAIOR SONHO? Meu maior sonho é poder participar de todos os campeonatos importantes do mundo, tais como mundial, Olimpíadas e Jogos Pan-americanos.

VOCÊ SE CONSIDERA O ATLETA MAIS COMPLETO DO BRASIL? Considero-me um dos mais completos do país sim, pois não é fácil fazer e chegar até as vitórias.

DEIXE UM RECADO AOS NOGUEIRENSES QUE GOSTARIAM DE SEGUIR SEU EXEMPLO. Meu recado é para os garotos e garotas que praticam qualquer modalidade, acreditem e lutem pelo o que querem. Se o caminho para chegar lá parecer muito longo não desista, pois é como diz a letra daquela música ‘quem acredita sempre alcança’. E se você quiser realmente isso na sua vida, com certeza Deus abrirá muitas portas!


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.