16/05/2015

ENTREVISTA: Leopoldo Ferreira de Camargo

Veterinário de Artur Nogueira fala sobre Cãominhada, tratamento com células-tronco, obesidade e saúde oral de cachorros

capa2

“A Cãominhada promove a interação entre as pessoas e os cães” (Leopoldo Ferreira de Camargo)

……………………………..

Alex Bússulo

Artur Nogueira sedia neste domingo a quarta edição da Cãominhada, um evento que reúne cães e donos a partir das 8h30 com saída do Centro Cultural e chegada na Lagoa dos Pássaros. O médico veterinário Leopoldo Ferreira de Camargo é um dos organizadores do evento e espera um público recorde para este ano.

Leopoldo sempre gostou de animais. Aos 12 anos foi trabalhar em uma clínica veterinária. Com 17 anos de idade cursou Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal). Depois fez especialização em Odontologia de cães e gatos pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2002 é o responsável pela Clinicão, clínica veterinária localizada no centro de Artur Nogueira.

Na entrevista especial desta semana, Leopoldo fala sobre o novo tratamento com células-tronco que passou a realizar em Artur Nogueira. O veterinário também aborda sobre obesidade animal e saúde oral de cães e gatos. Confira:

Domingo acontece a quarta edição da Cãominhada. Como surgiu a ideia de realizar um passeio com cães em Artur Nogueira? Quem teve a ideia inicial foi a Zênia Moura, uma nogueirense apaixonada por cães, que me procurou. Juntos, começamos a dar formato ao projeto que hoje já está indo para a quarta edição. Mas, lembrando, que também contamos com a colaboração do comércio, prefeitura, voluntários, empresas do seguimento pet e do Portal Nogueirense.

Qual a importância da Cãominhada? A importância do evento é a socialização dos animais, diversão e principalmente interação entre as pessoas e os cães. Além de impulsionar o comércio local.

Qual a expectativa de público? Este ano já contamos com recorde de inscrições, ultrapassando os anos anteriores. Acredito que teremos aproximadamente 1.500 pessoas.

Além do trajeto haverá outras atrações? Contaremos este ano com o primeiro encontro de cães da raça border collie de Artur Nogueira, além de apresentação de cães adestrados, distribuição de amostras de ração e várias outras surpresas.

Em outras cidades, o evento é realizado junto com uma mobilização para pedir mais direitos aos animais. Pensa em expandir a Cãominhada para algo mais ativista? Bem, este é um assunto polêmico. Desde a primeira edição da Cãominhada sempre demos importância aos direitos dos animais. Mas, nosso principal objetivo, é a posse responsável.

Como veterinário, atende muitos animais vítimas de maus tratos? Você sabe que, por incrível que pareça, o número de vítimas vem diminuindo. Hoje, o maior tipo de abuso é o abandono de animais. Inclusive cães de raça, que depois de adultos e velhos, estão sendo abandonados com muita frequência.

a

Você tem realizado tratamento por células-tronco. O que são essas células e quando viu nelas a possibilidade de serem usadas de forma potencial nos tratamentos? Se tratando de tratamento com células-tronco, somos pioneiros aqui em Artur Nogueira. Células-tronco são células com capacidade de se multiplicar e adquirir a funcionalidade de qualquer tecido, promovendo o restabelecimento do órgão ou lesão, tanto sob o aspecto estrutural como funcional. O que mais me estimulou a buscar o tratamento por células-tronco foi à rapidez nos resultados e um tratamento sem efeito colateral. Proporcionando qualidade de vida aos meus pacientes.

Qual a origem das células-tronco com as quais trabalha? Nos humanos elas são encontradas em embriões, medula óssea, cordão umbilical e tecido adiposo. E nos não humanos? As células que usamos tem origem de tecidos adiposos (gordura). São chamadas de células-tronco mesenquimais. As células são retiradas de cães saudáveis, que os proprietários permitem as doações.

Em quais casos elas são utilizadas? Essas células podem ser utilizadas para diversos tratamentos, tais como displasia coxo femural, insuficiência renal, atopias (problema de pele), sequelas de cinimose, lesões oftálmicas, tendineas, musculares e lesões em coluna.

Há muito rigor da pesquisa que envolve células-tronco humanas. Sente o mesmo no que diz respeito a não humana? Como não utilizamos células-tronco de origem embrionárias e sim células tronco mesenquimais, contornando assim as questões éticas, legislativas e religiosas.

Tem algum caso de sucesso com células-troncos aqui em Artur Nogueira? Temos hoje um caso de tratamento com muito sucesso, um cão da raça pastor alemão, com aproximadamente 13 anos, que já apresentava dificuldade de locomoção já fazendo o uso de drogas potentes. Praticamente sem andar e com muitas dores. O tratamento foi sugerido ao proprietário que confiou 100%. Após quatro dias da aplicação esse animal já conseguiu se locomover sozinho e não precisou fazer mais o uso de drogas para o controle da dor.

2

Quais as contra indicações desse tipo de tratamento? A grande vantagem deste tipo de tratamento é a ausência absoluta de efeitos colaterais. Tendo em vista que animais com presença de tumores não podem ser submetidos ao tratamento com células-tronco. A célula-tronco tem a capacidade de regenerar qualquer tecido. Porém, se um cão apresentar um tumor a célula-tronco vai multiplicar a doença. Essa é a única contra indicação.

Pesquisas apontam que a obesidade animal atinge um em cada quatro bichos de estimação. Quais malefícios esta doença traz à saúde dos animais? Realmente, é uma doença muito comum. Os malefícios são muitos, podemos citar os principais como problemas na coluna, ósseo, articulares, cardíacos, entre outros. A obesidade animal é causada pelo excesso de alimento. A falta de exercícios físicos acaba sendo uma consequência, pois devido o aumento de peso, o animal passa a ter menos disposição para atividades físicas.

O que um cão deve comer? Ele deve comer uma ração balanceada, evitando excesso. Também indico biscoitos integrais para cães. Ele também pode comer maçãs, peras e cenouras.

E o que ele nunca deva ingerir? Chocolate é proibido! Ele tem uma substância chamada teobromina, que é letal aos cães. Ao comer chocolate, o cachorro pode apresentar episódios de vômito e fezes com sangue. Cebola e outros condimentos, como catchup, molho de tomate, são altamente maléficos a alimentação canina. Evite frutas ácidas.

Você é especialista em Odontologia de cães e gatos. Qual é a recomendação para que os animais tenham dentes saudáveis? Mais uma vez o principal fator é a alimentação do animal. Sem contar que o certo é escovar os dentes do animal ao menos uma vez ao dia. Não necessariamente utilizando creme dental. Tem uma alternativa que é a escovação química, que são produtos adicionados à água de bebida que substituem a escovação mecânica, a comum. É um medicamento incolor, inodoro e sem sabor, que ajuda, e muito, na saúde oral de cães e gatos.

3


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.