21/06/2014

ENTREVISTA: Ieda Ribeiro fala sobre os 90 anos da Corporação Musical 24 de Junho

Presidente da Corporação Musical 24 de Junho fala sobre desafios, planos e conquistas da tradicional banda de Artur Nogueira, que completa nove décadas na próxima terça-feira

Ieda
“Nossa banda completa 90 anos de luta” (Ieda Campos Ribeiro)

………………………………..

Alex Bússulo

Quando o município de Artur Nogueira foi emancipado a Corporação Musical 24 de Junho já tinha 25 anos de existência. Fundada em 1924, por Daniel Cezário de Andrade, hoje ela é uma das instituições mais respeitadas e admiradas da região.

Ao completar mais um ano de vida, a tradicional banda reúne histórias de pessoas que por lá passaram e dedicaram momentos e experiências. Pela diretoria passaram vários nogueirenses que contribuíram, cada qual de sua forma, para transformar a entidade no que ela é hoje.

Na próxima terça-feira (24), a Corporação completará 90 anos. Uma data muito especial que terá uma comemoração à altura neste domingo (22), a partir da 19h30, no Anfiteatro O Fingidor da Escola Monteiro Lobato (Modelo).

O concerto de aniversário contará com a participação especial do saxofonista do Programa do Jô, Derico Sciotti, que além de tocar fará o cerimonial do evento. A noite ainda promete várias homenagens especiais e muitas canções memoráveis.

Para falar sobre os desafios enfrentados pela Corporação, sobre o Projeto Retreta e sobre o concerto comemorativo entrevistamos neste sábado a presidente da banda Ieda Campos Ribeiro.

Aos 44 anos, ela se dedica há 3 anos como presidente da instituição musical. Formada em Letras, pós-graduada em Educação Especial e com Especialização em Inglês na Universidade de Stamford/USA, essa pernambucana de Recife não mede esforços para fazer a Corporação acontecer e se destacar na região.

Ieda é daquele tipo de mulher que gosta de desafios e não se contenta com pouco. Hoje ela divide o tempo dando aulas de Inglês, cantando e, claro, administrando a nossa tão querida banda. Confira a entrevista:

CRIADA HÁ 90 ANOS, A CORPORAÇÃO MUSICAL 24 DE JUNHO MUDOU BASTANTE AO DECORRER DOS ANOS. DEIXANDO DE SER APENAS UMA BANDA E SE TRANSFORMANDO EM UMA VERDADEIRA ORQUESTRA. COMO PODEMOS DEFINIR ATUALMENTE A CORPORAÇÃO MUSICAL? Bom, na verdade, ela continua uma banda, adotamos hoje um sistema internacional chamado Flex-Band, onde é feito a combinação de instrumentos de orquestra com os de uma banda. Quanto as mudanças se de um lado temos 90 anos sem interrupção, temos que lembrar que estamos atrasados, pois quando apreciamos depoimentos de grandes empreendedores de outrora, chegamos à conclusão que a Corporação ainda tem muito o que crescer não só em quantidade como em qualidade. Em Barra Mansa existe um projeto musical de apenas 8 anos que atende hoje a 22 mil alunos da rede pública de ensino. A nossa meta é atingir a todas as unidades de ensino do município, para isso já tivemos algumas conversas com o prefeito Celso Capato que sinalizou de forma positiva para o desenvolvimento do Projeto Retreta.

O QUE HÁ PARA COMEMORAR NESTES 90 ANOS? São 90 anos de luta, lembrando que cada diretoria, cada músico e cada maestro a seu tempo contribuiu de forma que julgaram ser o melhor para esta instituição.

Ieda

O PROJETO RETRETA FOI CRIADO EM 2011 COM A PROPOSTA DE DESCENTRALIZAR O ENSINO MUSICAL EM ARTUR NOGUEIRA. COMO ESTÁ ESTE PROGRAMA HOJE? No início trabalhamos em duas unidades da rede: o Laranjeiras e o Caic. O trabalho foi muito bem aceito e colhemos frutos disso até hoje, inclusive contando com músicos no quadro fixo da Banda Sinfônica provenientes desta ação. No ano de 2014 a prefeitura não só continuou a apoiar o Projeto Retreta como ampliou o quadro de profissionais de forma substancial, o que possibilitou o atendimento maior da demanda.

A CORPORAÇÃO JÁ DESCOBRIU TALENTOS? Claro que sim, aliás este é um dos nossos objetivos, temos egressos do Projeto atuando profissionalmente, inclusive em orquestras profissionais, bem como integrando o quadro de docentes. Não dá para citar os nomes pois temo cometer alguma injustiça. Vale lembrar ainda que mais do que “talento” nos preocupamos com a moral e a cidadania dos nossos alunos, e estes sim, podemos dizer que dá pra perder a conta.

QUAL É O MAIOR DESAFIO ENFRENTADO ATUALMENTE PELA DIRETORIA DA CORPORAÇÃO? Hoje enfrentamos um desafio “bom”, que é o nosso espaço físico, pois nossa “querida banda”, chamada assim por muitos ainda, está maior, e a nossa sede em dias de ensaio principalmente está pequena. Outro problema, também em relação à espaço, é para a realização das aulas oferecidas aqui na Corporação, pois precisaríamos de mais salas de aula. Acho até que este ponto seria mais fácil, pois poderíamos construir um segundo andar na parte que foi ampliada nas dependências construídas para o almoxarifado. Porém nos falta verba.

COMO A CORPORAÇÃO SE MANTÉM? ESSE DINHEIRO É SUFICIENTE? Hoje a Corporação conta com a subvenção da Prefeitura Municipal e com o aluguel de um prédio próprio. Para a Banda manter-se é o suficiente, porém o Projeto Retreta só existe porque podemos contar com o apoio da prefeitura, que não mede esforços para nos ajudar a manter e ampliar este projeto.

QUANTOS ALUNOS PARTICIPAM DAS ATIVIDADES ATUALMENTE? Cerca de 800 alunos, com a parceria firmada com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, atendemos em algumas unidades escolares, no espaço físico da Corporação bem como o Centro Cultural.

O QUE DEVEM FAZER OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DAS AULAS? Devem aguardar a nova chamada de inscrições e o custo para as aulas é totalmente subsidiado pela prefeitura.

QUANTOS E QUAIS INSTRUMENTOS SÃO ENSINADOS ATUALMENTE PELA CORPORAÇÃO? São muitos! Flauta doce, Flauta transversal, clarineta, clarone, saxofones, trompete, trompa sinfônica, trombone, euphonium, tuba, percussão sinfônica, violino, viola, violoncelo, contra baixo, viola caipira, violão, piano, canto coral e fanfarra, para tanto contamos hoje com um quadro dos melhores professores especialistas em cada um destes instrumentos residentes em Artur Nogueira e Região Metropolitana de Campinas.

NESTE DOMINGO, A CORPORAÇÃO COMEMORARÁ 90 ANOS EM UM GRANDE CONCERTO. O QUE TEREMOS DE ESPECIAL NESTE DIA? Um concerto especial de gala que acontecerá no Anfiteatro da Escola Monteiro Lobato. Primeiramente, a Banda Sinfônica do Projeto Retreta, que é formada por alunos, professores e amigos da Corporação. Contaremos com convidados ilustres como o contrabaixista Renato Carlini e a Banda Keep on Rock, o vocalista Rogério Nogueira (Zenith), o violeiro Cristiano Scuciatto, o Madrigal do Unasp regido pelo Maestro Jetro de Oliveira e a grande atração da noite, que nos foi oferecida pela Yamaha instrumentos musicais, o saxofonista do Programa do Jô, Derico Sciotti, além do público que é o nosso maior presente.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.