03/09/2020

Entrevista de emprego – Confira 8 dicas essenciais de como se preparar

É muito importante que você conheça a sua carreira e saiba conversar sobre ela de modo a impressionar o recrutador

Informe publicitário

Uma entrevista de emprego não precisa ser um bicho de sete cabeças se você souber lidar com todas as etapas. Para isso, você precisa se preparar antes e saber se portar da melhor maneira para impressionar o recrutador.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas essenciais para você se preparar para uma entrevista de emprego e ter melhores resultados nessa parte do processo seletivo.      

Saber conduzir bem uma entrevista de emprego é essencial, pois essa é uma das etapas definitivamente mais importantes do processo e onde você tem mais chances de mostrar o seu potencial para sair na frente de seus concorrentes.

1 – Conheça seu currículo

Em uma entrevista de emprego você vai discutir um pouco sobre o seu currículo, formação, experiências, habilidades e competências. Por isso, é importante que você conheça cada detalhe da sua trajetória profissional que pode ser interessante para compartilhar com o recrutador.

Repare que não estamos falando de você conhecer detalhes que estão escritos no currículo e sim a importância da sua experiência, como você adquiriu e usa certas habilidades, o que viveu durante o seu período de formação que pode ser importantes para a sua carreira e detalhes do tipo.

Da mesma forma, é muito importante que você conheça a sua carreira e saiba conversar sobre ela de modo a impressionar o recrutador. Por isso, mostre o que você aprendeu com as experiências que viveu, como consegue tirar proveito delas e ser um profissional melhor a cada dia.

2 – Esteja ciente de que pode ser a melhor opção para a vaga

Quando você se candidatar para uma vaga de emprego, procure atender todos ou o máximo que puder de requisitos para ela. Para os requisitos que você não conseguir atender, encontre uma solução.

O entrevistador vai querer saber como você pretende solucionar o problema da falta de experiência em determinado assunto ou como pretende lidar com o fato de ainda não falar inglês, por exemplo.

Mostre que você está em busca de soluções para estas falhas. Se matricule em um curso de inglês, estudo sobre as habilidades necessárias para a vaga e faça o melhor que pode para se encaixar no padrão ideal do cargo.

Não se esqueça de tocar no assunto. Mostre ao recrutador que você está ciente do que te falta e que busca melhorar para ser exatamente o que a empresa precisa em muito pouco tempo. 

Além de mostrar que você se importa e está motivado, o recrutador reconhece que você também pode ser bom em resolução de problemas.

3 – Se preocupe com a sua aparência

Você não precisa ser o mais elegante na sua entrevista de emprego, mas deve estar apresentável para que o recrutador te leve a sério. No entanto, nem sempre a empresa busca por profissionais “engomadinhos”.

Procure pesquisar e entender mais sobre a cultura da empresa e o que ela espera de seus profissionais. Se você perceber que pode usar um estilo mais despojado para a entrevista, aposte nele. 

Não se esqueça de que sua aparência sempre deve ser de um profissional, então de maneira alguma você poderá chegar em uma entrevista de emprego vestindo bermuda, decotes exagerados, camisetas cavadas e coisas do tipo.  

4 – Evite discussões e comentários sobre política, religião e futebol

Estes são assuntos que não são pertinentes para nenhuma vaga. Por isso, evite dar a sua opinião sobre eles.

O recrutador também não está interessado em saber sobre eles, então não deve haver perguntas sobre o tema. Se houver, demonstre o seu respeito por opiniões diferentes e revele que não acha pertinente discuti-las em um ambiente profissional.

5 – Saiba escutar

Escute o que o recrutador tem a dizer, demonstre interesse em conhecer mais sobre a empresa e tente criar uma conexão para ganhar mais empatia do recrutador.

Ao escutar melhor você acaba obtendo informações importantes sobre o que o recrutador deseja e isso pode ser relevante na hora de responder as perguntas dele.

6 – Conheça mais sobre as perguntas que o recrutador pode fazer

Estar preparado para responder perguntas que você já sabe que serão feitas é muito importante. Frequentemente candidatos são pegos de surpresa por perguntas diferentes feitas por recrutadores. 

Felizmente, muitas delas são informações reveladas para que candidatos saibam cada vez mais sobre perguntas diferentes que podem surgir. Veja algumas delas:

  • Por que você deseja trabalhar nessa empresa?
  • Quais diferenciais você tem que podem contribuir para o cargo?
  • Por que você deixou seu último emprego?
  • Onde você se vê em 5 anos?
  • O que você acha que precisa melhorar em você?
  • O que você mais admira em você como profissional?
  • Fale sobre você
  • Qual seu ponto mais forte?
  • Qual seu ponto mais fraco?
  • Qual o maior desafio que já enfrentou profissionalmente?
  • Como conseguiu superar este desafio?
  • Como é o seu desempenho em trabalhos de equipe?
  • Como você lida com colegas de trabalho difíceis?

7 – Atente-se ao seu comportamento durante a entrevista

Você precisa causar uma boa impressão também no seu discurso e com a sua postura corporal. Por isso, olhe sempre nos olhos do recrutador, fale com calma e seja educado. 

Outros detalhes importantes para preparar atenção no seu comportamento são:

  • Não tenha um discurso negativo
  • Seja claro e objetivo
  • Esteja alinhado com a cultura e filosofia da empresa
  • Elabore suas respostas, não se atente ao sim ou não
  • Não fale mal de empregadores anteriores ou de ninguém, pois isso diz mais sobre você
  • Mostre-se motivado com desafios

8 – Faça boas perguntas

Vai ter uma etapa da entrevista de emprego em que o recrutador vai deixar que você faça as suas perguntas. Essa é a hora que você pode surpreendê-lo com perguntas inteligentes.

Pergunte mais sobre o cargo, como é a rotina de trabalho da empresa, demonstre interesse em saber mais sobre a cultura e faça perguntas com a justificativa de que você deseja saber como você pode ser ainda mais útil para o cargo.

Para saber o que perguntar você vai ter que fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa e sobre o cargo. Assim você terá mais chances de fazer perguntas inteligentes que vão brilhar os olhos do recrutador.

Ainda assim, em hipótese alguma seja forçado. Você realmente deve ter interesse em saber a resposta das perguntas que faz, ou é melhor nem perguntar nada.

Algumas perguntas que podem ser interessantes para uma entrevista de emprego são:

  • Qual o plano de carreira na empresa?
  • Quais as dificuldades que a empresa teve com colaboradores anteriores neste cargo?
  • O que o recrutador considera essencial para candidatos neste cargo?
  • Como a empresa busca valorizar os seus funcionários?
  • Quais os valores que a empresa têm?
  • Quais são os maiores desafios dos colaboradores em geral?
  • Qual o nível médio de satisfação dos colaboradores na empresa?
  • Quais os aspectos da cultura organizacional da empresa?

Estas e outras perguntas podem ser feitas em uma entrevista de emprego pelo candidato ao recrutador. Veja quais se encaixam melhor na situação e impressione o recrutador com o seu interesse genuíno.

Conclusão 

A entrevista de emprego é a etapa em que o candidato possui maior controle da situação, pois muito vai depender das respostas que ele dá e de como ele se conecta com o recrutador e com a empresa.

Por isso, é absolutamente necessário que você se prepare com antecedência para ter mais segurança em sua fala e também em sua postura.

Gostou das informações sobre a preparação para uma entrevista de emprego? Deixe o seu comentário ou dúvida e não se esqueça de compartilhar com os seus amigos que estão na luta para conseguir um bom emprego.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.