25/06/2012

ENTREVISTA DA SEMANA: Vagner Brito, secretário Municipal de Esportes

Secretário de Esportes fala sobre obras, planos e campeonatos


“Mesmo com algumas obras paradas, nosso esporte nunca esteve com tantos projetos” (Vagner Brito)

………………………………….

Alex Bússulo

Vagner Cristiano Brito nasceu na cidade paranaense de Paranavaí, mas passou sua infância e adolescência em Carboneira – PR. Aos 20 anos de idade, por influência de conhecidos, veio morar em Artur Nogueira e nunca mais deixou a cidade ‘Berço da Amizade’.

Aqui, ficou conhecido como ‘Vagner da Teka’, devido os 12 anos que trabalhou na empresa de tecelagem, onde exerceu as funções de ajudante geral, operador de máquinas, diretor cultural da Asteka, membro da Cipa e bombeiro industrial.

Também foi na Teka que Vagner descobriu a paixão pelo esporte, onde teve a oportunidade de criar uma escolinha de futebol para os filhos dos funcionários da empresa.

Em 2004, foi eleito vereador em Artur Nogueira com 350 votos. Uma das grandes conquistas, enquanto ocupou a cadeira na Câmara Municipal, foi a criação do projeto ‘Bom de Bola, 10 na Escola’, que incentiva crianças e adolescentes à prática do futebol.

Em 2007, assumiu o cargo de presidente municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ocupa até os dias de hoje. Em 2008, foi trabalhar como assessor do deputado estadual Rogério Nogueira (PDT).  Em 2010, durante a 2ª Conferência Nacional de Esportes, em Brasília, foi eleito delegado nacional de Esporte.

No final de setembro do ano passado, assumiu a então criada Secretaria Municipal de Esportes de Artur Nogueira. Na entrevista desta semana, Vagner fala sobre obras, projetos e campeonatos. Confira.

Um dos grandes assuntos que rondam o esporte em Artur Nogueira é a respeito das obras do Ginásio Municipal Maurício Sia, iniciadas em junho do ano passado. Por duas vezes o trabalho foi interrompido. Qual a sua posição a respeito disso? Quando eu assumi a Secretaria de Esportes, em outubro do ano passado, a obra do Ginásio já havia sido iniciada. Sei o quanto aquele espaço é importante para a população e que em breve teremos um espaço digno para os nogueirenses praticarem suas atividades esportivas. Confesso que não estou feliz com o processo da reforma. Houve atrasos, problemas burocráticos, tanto do Governo Federal quanto da empresa que ganhou a licitação. Sou secretário de Esportes e estou cobrando os departamentos e a empresa responsáveis. Eu, mais do que ninguém, gostaria de ver o Ginásio pronto para enfim, oferecer as atividades que a Secretaria elaborou para este espaço.

Devido à reforma, algumas atividades que eram desenvolvidas no Ginásio foram interrompidas. Como medir esse “prejuízo esportivo”? Acredito que o grande prejuízo foi a impossibilidade de fazer ainda mais pela população. Embora o local esteja em reforma, a Secretaria não parou com os projetos e programas. Pelo contrário, nunca houve tanto incentivo ao esporte como temos hoje em Artur Nogueira.

Que tipo de incentivo você se refere? O primeiro é o ‘Bom de Bola, 10 na Escola’, que atende 400 crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, em horário oposto a escola. Neste programa temos professores conceituados, tais como o Alexandre (ex-jogador do São Paulo), o Vagner (ex-Portuguesa), o Edson (ex-jogador do Portugal) e o Fabiano (ex-Guarani). Em segundo, temos o incentivo ao Judô, que atende 200 pessoas, de 4 a 60 anos. É uma idealização do professor Rodolpho Lavoura. Um projeto que já conquistou várias medalhas e prêmios em toda a região. Em terceiro, gostaria de comentar sobre a Academia Popular no Espaço Multiplo Uso, localizado ao lado do posto do INSS, onde ocorrem aulas para pessoas de todas as idades. Além disso, também damos todo o apoio às equipes de vôlei masculino e feminino, que representam nossa cidade no campeonato da Associação Pró-Voleibol (APV). O mesmo acontece com o grupo de ciclistas, que representará nossa cidade nos Jogos Regionais.

Voltando ao tema Ginásio. Devido às obras, não foi realizado por duas edições o tradicional Campeonato Amador de Futsal, que mobilizava vários jogadores e a família nogueirense, lotando o local para torcer pelo time favorito. Não tinha uma forma de realizar este evento em outro lugar? Não. Até o mês passado não tínhamos nenhum local apropriado. Todas as escolas municipais possuem quadras cobertas, mas sem condições para sediar um campeonato deste porte. Agora, com a inauguração da Escola Modelo, realizada no mês passado, vamos fazer o Campeonato Amador de Futsal na quadra poliesportiva do local. Vamos realizar em meados de julho, durante as férias, como é de costume. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria de Esportes.

Mas o espaço da Escola Modelo não é pequeno? É menor do que o Ginásio, mas é o que temos por enquanto. Conversei e fiz uma parceria com o Marquinhos (secretário Municipal de Educação) e juntos vamos promover o campeonato. A ideia é iniciar o evento na Escola Modelo e fazer a grande final na reinauguração do Maurício Sia.

Essa inauguração vai acontecer a tempo? Estamos trabalhando para isso. Acreditamos que a final acontece logo na primeira semana de agosto, um prazo que a própria empresa responsável pelas obras nos deu para conclusão dos trabalhos.

E o Ginásio do Itamarati? Como estão as obras? A situação lá é um pouco mais complicada. A obra foi licitada, mas a verba que veio não foi suficiente para concluir os trabalhos. Agora, teremos que abrir mais uma licitação, de um valor aproximado a R$ 250 mil, para concluirmos as obras. Não temos previsão.

A Secretaria de Esportes já promoveu vários eventos solidários que tinham tudo para ser um grande sucesso, tais como aquelas partidas de futebol que trouxeram artistas e jogadores famosos, mas não tiveram a presença do público nogueirense. A que você responsabiliza essa situação? Falta de divulgação não é. Fazemos cartazes, colocamos nos jornais, colocamos carros de som nas ruas, enfim, trazemos as estrelas e avisamos a população. Confesso que eu fico bastante triste com essa realidade, porque no final de tudo quem sai perdendo não sou eu ou a Secretaria, mas as entidades beneficentes de Artur Nogueira, que arrecadam alimentos nos eventos. A população deveria prestigiar mais, comparecer mais. Isso seria bom para todos os lados. Ao contrário do que muitos pensam, os jogadores e artistas não cobram nada para vir em nossa cidade, o mínimo que poderíamos fazer é comparecer e, assim, contribuir com aqueles que precisam.

Algumas pessoas falam que é porque os famosos não são tão famosos assim… Não é bem assim. Já trouxemos pessoas de grande destaque na televisão e no futebol, tais como o Flávio Conceição (ex-jogador da Seleção e do Madri) e o Veloso (ex-jogador Palmeiras), na última edição trouxemos até atores da Globo. A questão é que dependemos da disponibilidade e aceitação dos famosos que abraçam nossa causa.

O ministro dos Esportes Aldo Rebelo esteve no mês passado em Campinas. Na ocasião, você aproveitou e entregou alguns projetos que são desenvolvidos em Artur Nogueira. Qual foi seu objetivo? O ministro veio verificar a infraestrutura e possibilidade de recepção do treinamento e aclimatação de delegações internacionais durante a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. Como secretário de Artur Nogueira me senti no dever de nos colocar à disposição para cooperar durante esses eventos esportivos, que serão os maiores do mundo. Nossa cidade possui ótimos campos de futebol, tais como o Estádio Fábio Ferrari e o Rubro Negra, que podem ser utilizados como centro de treinamentos de algumas seleções. Também aproveitei a oportunidade para apresentar ao ministro os projetos “Bom de Bola, 10 na Escola” e “Judô Esporte Social”, com intuito de conseguir mais recursos.

Você citou os campos de futebol da cidade, como está o conhecido ‘Rapadão’, localizado no Jardim Planalto? Em 2009, a Prefeitura iniciou a reforma do local. Mas, infelizmente, a empresa que ganhou a licitação não terminou as obras. É um campo importante que poderia ser muito utilizado pelas crianças e jogadores nogueirenses. Sinceramente, eu espero que a Prefeitura, junto com a Secretaria de Obras, consiga fazer com que a empresa responsável conclua e faça o que prometeu fazer.

Em novembro do ano passado, nós fizemos uma reportagem especial relatando uma situação de abandono das quadras esportivas de areias, que ficam espalhadas pela cidade [CLIQUE e releia]. Até hoje o cenário não mudou. O que a Secretaria de Esportes vem fazendo para alterar esta realidade? Enquanto eu era vereador, fiz uma indicação para melhoria dessas quadras, com a implantação de playgrounds nos locais. Preocupo-me e reconheço a importância que essas quadras possuem para a população. No próximo mês, vamos dar uma manutenção nestes locais. Já compramos areia e vamos consertar as traves e grades. Contamos com o apoio e colaboração dos usuários, para que essa manutenção seja duradoura.

Tem algum programa voltado ao incentivo de esporte para a Terceira Idade? Esse público também foi prejudicado com a reforma do Ginásio. Por meses ficaram sem local adequado para as atividades. Hoje, temos um programa muito interessante que é o vôlei adaptado para a melhor idade, onde atendemos semanalmente mais de 20 pessoas. Estamos trabalhando para viabilizar o aumento desse número.  Além disso, mantemos atividades nas Academias da Terceira Idade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Escola Modelo foi inaugurada há mais de um mês. No local existe uma piscina semiolímpica que se bem aproveitada pode trazer grandes benefícios para os nogueirenses. Existe algum projeto para usá-la? Existe sim. Além de possuir uma ótima estrutura para desenvolver a iniciação à natação, também iremos utilizá-la para oferecer hidroginástica a melhor idade. Estamos planejando também, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, a possibilidade de desenvolver atividades para o tratamento de crianças com problemas motores e respiratórios. Essa estrutura irá enriquecer muito as opções oferecidas aos nogueirenses.

A Secretaria Municipal de Esportes planeja a realização da primeira Copa Brasil de Futebol de Base. O que será esse campeonato? Entre os dias 20 e 28 de julho teremos 56 equipes de vários estados do Brasil, tais como Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, que já confirmaram presença. Participarão os times do Santos, Corinthians, Santa Cruz, Ponte Preta, Guarani, Desportivo Brasil, entre outros. Será uma Copa destinada a crianças e jovens entre 11 e 18 anos, com o objetivo de integrar e revelar novos talentos de nossa cidade e da região, que terão a oportunidade de mostrar o que sabem fazer, pois teremos a presença de observadores técnicos e empresários de vários clubes brasileiros. Como disse Gandhi, penso que se queremos um mundo melhor, devemos começar pelas crianças.

Além dos esportes já citados, existem outros projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria? Com a inauguração da Escola Modelo, já estamos organizados para iniciar as escolinhas de vôlei, futsal e basquete. Também estamos em contato com a Secretaria Estadual para pleitearmos a contemplação da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte. Até o final do ano estaremos realizando diversos eventos, tais como: Torneio Regional de Judô, Corrida 10 km Cidade de Artur Nogueira, Jogos Escolares, Jogos Regionais (em Atibaia), além dos tradicionais campeonatos de Futebol.

Fotos: Renan Bússulo

Sugira as próximas entrevistas do Jornal Nogueirense. Clique.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.