02/01/2011

Prefeito Capelini em conversa aberta sobre sua administração

Marcelo Capelini nasceu na cidade de Leme, no dia 24 de outubro de 1969. Com apenas sete anos se mudou para Artur Nogueira, devido uma transferência de trabalho de seu pai. Casou-se com Keli Izildinha Crivelaro, com quem teve duas filhas gêmeas, Bianca e Dalila. Formou-se Técnico em Contabilidade, pela escola Nossa Senhora das Dores e em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Espírito Santo do Pinhal. Entrou para a política no ano de 2000, sendo eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2004, candidatou-se pelo cargo de executivo, onde se elegeu prefeito, cargo que conseguiu a reeleição em 2008. Capelini atendeu nosso pedido de entrevista e respondeu as perguntas relacionadas à sua administração. Falou sobre os problemas da cidade, suas conquistas e desafios para este ano que se inicia

Alex Bússulo

COMO VOCÊ AVALIA SEU GOVERNO NESSES ÚLTIMOS SEIS ANOS? Sou suspeito para avaliar meu governo, até porque é importante um líder ser sempre positivo, principalmente nas horas mais difíceis onde é preciso obter da equipe o máximo que ela pode oferecer ao conjunto. Deixo para a população avaliar meu governo, lembrando apenas que normalmente as pessoas avaliam os administradores pelos resultados visíveis, avaliam pelos frutos colhidos e não pela terra plantada. Mesmo assim, acredito que os frutos deste governo têm sido muito bons.

QUANDO ASSUMIU A PREFEITURA, QUAL ERA O PRINCIPAL PROBLEMA DA CIDADE? O principal problema da cidade era a prefeitura. Tem um ditado popular que diz algo do tipo: “quem não ajuda, não atrapalha!” A verdade era que a prefeitura atrapalhava o desenvolvimento da cidade, pois incentivava o desenvolvimento desordenado. Tem gente que acha que todos dependem do governo, do poder. Acho o inverso, que o governo depende da cidade, da população, das empresas. Basta não atrapalhar que a cidade se desenvolve. Claro que o governo, a prefeitura, tem que fazer a sua parte e agora, apesar de muitos problemas internos, ela está começando a fazer o seu papel na cidade. E se falando de um conjunto de mais de mil pessoas, é um tanto complexo fazer a máquina pública inverter um direcionamento que chegou a ser até cultural, mas estamos conseguindo…

E ATUALMENTE, QUAL É O MAIOR PROBLEMA DE ARTUR NOGUEIRA? Agora, com a prefeitura começando a fazer o seu papel, os problemas visíveis aparecem como prioridade para o enfrentamento que há de se fazer. O principal problema hoje é a questão do tratamento de esgoto, e em breve este problema estará resolvido. As pesquisas apontam o problema da falta de asfalto como prioridade, mas este é o segundo maior problema da cidade, que também será solucionado em breve, na grande maior parte da cidade. Eu, pessoalmente, acho que o maior problema é a falta de dinheiro da prefeitura, por conta de tanta dívida que estamos pagando e da necessidade de investir para a vinda de indústrias, o que fará a cidade arrecadar mais. Quando um administrador tem dinheiro ele fica inteligente e sem dinheiro ele fica burro [risos].

O QUE SEU GOVERNO ESTÁ FAZENDO PARA SOLUCIONAR ESTES PROBLEMAS? Está fazendo o que tem que ser feito, com pagamento de dívidas, recuperação do crédito, articulação política e de governo.

DO QUE VOCÊ MAIS SE ORGULHA EM TER CONTRIBUÍDO PARA O MUNICÍPIO? Me orgulho de estar me doando, de corpo e alma, para melhorar o futuro desta cidade. Já disse muitas vezes que amo esta cidade mais do que muitos nogueirenses que nasceram aqui. Aliás, tem que se acabar com este preconceito absurdo com quem vem de fora, pois hoje a maior parte da população é de migrantes e posso afirmar que muita gente de fora tem feito muito por Artur Nogueira, muitas vezes até mais do que muitos nascidos aqui, que puderam fazer e não fizeram.

ARTUR NOGUEIRA FOI CONTEMPLADA COM O PAC 2, INVESTIMENTO QUE PROMETE TRANSFORMAR A CIDADE. QUANDO ESSAS OBRAS VÃO COMEÇAR? PRINCIPALMENTE O ASFALTO DE ALGUNS BAIRROS. Em 2011 para término em 2012.

EXISTE ALGUMA PREVISÃO PARA A REFORMA DO PRONTO-SOCORRO E DO TEATRO MUNICIPAL? A reforma do pronto-socorro iniciará em muito breve. Já o teatro depende de alocação de recursos, mas vamos tentar fazer a reforma necessária em 2011.

A REFORMA DA AVENIDA DR. FERNANDO ARENS CAUSOU RECLAMAÇÕES, PRINCIPALMENTE POR PARTE DOS COMERCIANTES. POR QUE ESTA OBRA FOI REALIZADA, SABENDO QUE ELA É PROVISÓRIA? Está havendo uma confusão de interpretação. A avenida foi recapeada, porque não dava mais para esperar sem recapeamento. A questão do canteiro foi decidido por conta da necessidade de diminuir a travessia de veículos entre canteiros, principalmente a partir da metade dela. Daí foi uma questão de padronizar, lembrando que ela “está ficando comercial” de início ao fim e do jeito que estava ficava dividida em dois setores. A reforma da avenida será consentida e pactuada com a sociedade e será uma decisão da maioria. Se a maioria não quiser, pelo menos ela não vai ficar tão feia quando terminar meu mandato. Infelizmente a questão do canteiro acabou casando com a questão do asfalto, e a política acabou atrasando o andamento de tudo, o que trouxe alguns transtornos. Quem é rico muda pra outra casa e faz a reforma da casa sem sentir. Quem é pobre tem que reformar a casa dentro dela. Somos uma cidade pobre! Apenas governo ela. E estou fazendo a minha parte para que ela fique em melhores condições de administração. Mas volta aquele ditado: com dinheiro é inteligente e sem dinheiro é burro. Tem gente que podia falar menos e ajudar mais, ou pelo menos não atrapalhar. Esse negócio de dar o tapa e esconder a mão é coisa que a cidade não precisa mais. Vamos deixar a política para 2012.

EXISTE ALGUM PROJETO PARA CONCLUSÃO DA REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DOS PÁSSAROS E DO BALNEÁRIO GUILHERME CARLINI? Sim. Estamos viabilizando a locação de recursos para isso.

A ESCOLA MODELO SERÁ UMA GRANDE REALIZAÇÃO E CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO NOGUEIRENSE, EM ENTREVISTAS PASSADAS FOI DITO QUE ELA SERIA INAUGURADA EM FEVEREIRO DESTE ANO. ISSO REALMENTE VAI ACONTECER? O atraso na licitação da parte dois da obra fez mudar a previsão para meados deste ano. Foram solicitadas também modificações técnicas na obra e consenti. Até porque ajuda a melhorar o projeto inicial. Ela não se tratará apenas de uma escola e sim de uma servidora de serviços para toda a rede e essas mudanças são importantes. Acabamos de passar a escritura da desapropriação de mais 6 mil metros quadrados nos fundos dela para completar o projeto.

POR QUE A AVENIDA DR. FERNANDO ARENS NÃO FOI ENFEITADA PARA O NATAL PASSADO? Como disse, somos uma cidade pobre. E uma coisa que exijo é a manutenção da credibilidade financeira e o controle orçamentário. O gasto nem é tanto com enfeite de natal, mas tem coisas que o simbolismo repercute melhor do que ficar falando o tempo todo. Tem gente achando que todo o problema financeiro da cidade está resolvido e ficam querendo o escalpo da prefeitura. Tem gente achando que a prefeitura está cheia de dinheiro e o prefeito tem dinheiro sobrando para administrar! Isso serve para demonstrar que ainda é preciso de muito controle e calma na realização das coisas. Se aumentar o gasto num setor, tem que economizar em outros tantos. É assim que a cidade vai continuar se desenvolvendo, com controle. E a prefeitura precisa de parcerias com todos, inclusive do comércio. Em muitas cidades, até menos pobres que a nossa, o comércio se articulou para isso.

OS NOGUEIRENSES COBRAM A INSTALAÇÃO DE SEMÁFOROS NO CENTRO DA CIDADE, ISSO DIMINUIRIA OS ACIDENTES? Os semáforos serão instalados nos pontos mais críticos. Tem gente querendo semáforo em local que, se instalado, atrapalharia mais ainda o trânsito. A ordem para licitação será dada agora em janeiro.

OS AMBULANTES DO CENTRO DA CIDADE NÃO SAÍRAM DOS PONTOS CONFORME ESTAVA PREVISTO. O QUE ACONTECEU? A secretaria de administração está cuidando disso. Alguns prazos foram prorrogados para evitar danos pessoais. Mas isto acontecerá, certamente. É meta de governo.

O QUE SERÁ INSTALADO NO PRÉDIO QUE O DR. DÉCIO USAVA PARA ATENDER SUAS CONSULTAS? Como já disse anteriormente, estou providenciando a viabilização para que a delegacia de polícia se instale ali provisoriamente, até a construção de sua nova sede. Estamos trabalhando para que no prazo de 24 meses consigamos uma nova sede para a Polícia Civil e para a Polícia Militar, além de uma nova sede também para a Guarda Municipal.

EXISTE ALGUM PROJETO PARA BENEFICIAR A TERCEIRA IDADE NOGUEIRENSE? Certamente, não somente para a terceira idade, mas para todas as entidades sociais da cidade. O governo está tentando criar uma melhor articulação das entidades num conselho mais representativo, mais eficiente. E pra isso é preciso deixar as entidades sociais se mobilizarem e se ajustarem conjuntamente. Fica difícil cobrir a cabeça e os pés começarem a reclamar, sem perceber que se a cabeça adoecer os pés vão sofrer junto.

O QUE OS NOGUEIRENSES PODEM ESPERAR DA ADMINISTRAÇÃO CAPELINI PARA 2011? O mesmo que puderam esperar durante todos esses anos. Muito trabalho, muito empenho, muita dedicação, muita responsabilidade, muito amor para com nosso município. E quando os pais dão alguns corretivos nos filhos, é porque amam eles. Sei que muitas vezes a administração Capelini é incompreendida, mas faz parte do processo. Posso dizer que 2011 será um grande ano para Artur Nogueira. Trabalhamos muito para algumas coisas acontecerem e sei que elas acontecerão. Depois, 2012 será melhor ainda. E daí 2013 melhor e aí por diante. É assim que a administração Capelini pensa, é assim que ela trabalha…

*Assim como a entrevista do presidente da Câmara Municipal, Zé Creme (PSDB), publicada na semana retrasada, não será permitido comentários que contenham ofensas, palavras obscenas e/ou que sejam fakes.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.